Como alisar o cabelo sem chapinha? Truques e receitas caseiras

Sabia que tem como alisar o cabelo em casa? O alisamento caseiro é uma boa solução para quem procura um cabelo alinhado e com menos volume.

Em busca de ter um cabelo liso perfeito, muitas mulheres recorrem a procedimentos capilares que visam alisar os fios. Inclusive é uma prática muito comum tanto no Brasil quanto em outros países, mesmo que por meio de tratamentos diferentes. Como alisar o cabelo pode ser uma questão para muitas mulheres, principalmente por causa das substâncias químicas presentes em muitas progressivas.

Contudo, existem algumas formas de alisar o cabelo, e nem todas utilizam substâncias químicas prejudiciais, como o formol por exemplo. É possível alisar o cabelo e diminuir o volume através de uma hidratação profunda, acompanhada de uma escova e finalizada com a chapinha. No entanto, essa opção não é tão duradoura quanto o alisamento feito por meio de produtos químicos, que modificam drasticamente a estrutura dos fios.

Então, se você não quer passar como um alisamento químico e procura uma forma mais natural de como alisar o cabelo essa matéria é para você. Nela iremos aprofundar no tema alisamento e ensinar o passo a passo para fazer um alisamento em casa com receitas caseiras.

Como alisar o cabelo

Como alisar o cabelo - Receitas e passo a passo para alisar o cabelo em casa

Quando falamos em alisamento capilar, só pensamos na parte do cabelo liso, sedoso e macio. No entanto, para chegar nesse resultado é um longo processo. O alisamento consiste em alinhar as cutículas capilares, selando-as e deixando o cabelo brilhoso e macio, resultando no efeito liso, tão procurado. Contudo, se trata de um procedimento que altera a estrutura do fio para que fique liso.

Além da tradicional escova progressiva, existem muitas outras formas de como alisar o cabelo que incluem ou não alguma química. Você muito provavelmente já ouviu falar sobre escova marroquina, escova de chocolate, definitiva, escova redutora e tantas outras opções de alisamento.

Sendo assim, os principais meios de alisar o cabelo é através do alisamento químico e do alisamento caseiro. Portanto, vamos conhecer melhor cada um deles.

Alisamento químico

Diligência

O alisamento químico, como o nome já sugere é o tratamento que conta com substâncias químicas em sua fórmula. Contudo, como alisar o cabelo envolve alisamentos químicos que utilizam formol e outras que não. O formol inclusive, é uma substância proibida em grandes quantidades em produtos capilares, justamente pelos seus efeitos colaterais. Ela é usada para dar mais durabilidade ao alisamento, porém pode ser muito agressiva para o cabelo e para o organismo.

No entanto, existe uma enorme variedade de tratamentos de alisamento que não utilizam a substância e que também alisam o cabelo. Comparado ao alisamento caseiro, a maior vantagem do alisamento químico é justamente a durabilidade e também a praticidade de fazer o procedimento de tempos em tempos.

Já a desvantagem é que o alisamento químico depende de um profissional especializado para realizar o tratamento. Não é recomendando fazer em casa. Além de poder resultar em alguns efeitos colaterais indesejados. Tais como ressecamento, queda e atraso no crescimento, o que não acontece com os alisamentos caseiros.

Alisamento caseiro

N1

Diferentemente do alisamento químico, o alisamento caseiro não agride o fio. Muito pelo contrário, ele deixa o cabelo muito mais macio, sedoso e brilhoso. Isso porque além de alinhar os fios e diminuir o volume, o alisamento caseiro hidrata os fios, justamente por ser uma forma natural de alisar os cabelos.

Existem diversas técnicas e receitas, que combinam vários ingredientes naturais para alinhar e selar as cutículas capilares. Contudo, a durabilidade desse tipo de alisamento é bem menor. Além disso, é preciso ressaltar que ele alinha e diminui o volume, mas não deixa o cabelo totalmente liso como uma escova progressiva, por exemplo.

Sendo assim, como alisar o cabelo por meio do alisamento químico não é tão simples, e também tem menor durabilidade e demanda mais cuidados. Isso porque é um tratamento onde as madeixas são alisadas gradativamente. Sendo assim, o ideal que é que o alisamento caseiro seja feito toda semana ou no máximo a cada 15 diz.

No entanto, quanto mais frequente for o alisamento, melhores serão os resultados, sem contar que o cabelo ficará mais saudável do que com qualquer procedimento químico. E com a principal vantagem de poder fazer em casa mesmo, sem precisar ficar horas no salão.

Como alisar o cabelo em casa

Então, após conhecer melhor os dois tipos de alisamento e optar pelo caseiro, é hora de aprender como alisar o cabelo em casa. O alisamento caseiro é uma ótima opção, porque além de funcionar em todo tipo de cabelo, é uma ótima forma de tratar os fios. E não tem nenhum tipo de restrição, nem mesmo em cabelos que já foram submetidos a procedimentos químicos.

Mas antes de fazer qualquer alisamento caseiro é imprescindível lavar muito bem o cabelo com um shampoo anti resíduos. Desse modo, abrirá as cutículas para que os produto possa penetrar e o fio consiga absorver todas as propriedades alisantes.

Sendo assim, vamos conhecer algumas receitas de como alisar o cabelo que são muito simples e utilizam ingredientes naturais fáceis de encontrar.

Receitas de alisamento caseiro

Ana Maria Braga

Alisamento com mel

Ingredientes

  • 4 colheres de leite integral em pó
  • 1 colher de mel
  • 2 colheres de água

Modo de preparo e aplicação 

Antes de mais nada, adicione todos os ingredientes e um recipiente e misture bem. O ideal é formar uma mistura homogênea. Feito isso, com os cabelos limpos e úmidos, divida em mechas e aplique a mistura da raiz até as pontas dos cabelos.

Em seguida, massageie bem o cabelo para facilitar a absorção da mistura. Depois, prenda o cabelo e deixe a mistura agir por cerca de 40 minutos. Então, após esse período enxágue bem o cabelo com shampoo normal para remover todos os resíduos da mistura. E para finalizar, seque o cabelo com um secador e passe a chapinha para selar as cutículas.

Alisamento com óleo de coco

Ingredientes

  • 2 colheres de óleo de coco puro

Aplicação

Derreta o óleo de coco em banho-maria para fazer a aplicação. Feito isso, com os cabelos limpos divida em mechas e aplique o óleo com a ajuda de um pente fino. A dica é usar o pente para espalhar o óleo de coco uniformemente por toda extensão do fio. E então deixe o óleo agir por aproximadamente duas horas.

Após esse período, enxágue o cabelo e utiliza um shampoo e condicionador que seja acostumada. Em seguida, seque os cabelos com um secador, e finalize com a chapinha para selar bem as cutículas.

Alisamento com açúcar e amido de milho

Ingredientes

  • 100 ml de leite
  • 1 xícara de chá açúcar
  • 2 colheres de amido de milho

Modo de preparo e aplicação 

Primeiramente, adicione os ingredientes em uma recipiente e misture bem. E então, com os cabelos limpos e úmidos aplique a mistura mecha a mecha, da raiz até as pontas. Massageie bem os cabelos para abrir as cutículas para uma melhor absorção dos ingredientes. Deixe agir por cerca de 30 minutos.

Em seguida, enxague e lave com shampoo e aplique o condicionador de sua preferência. Para finalizar, seque os cabelos com o secador e passe a chapinha para selar as cutículas.

Alisamento com leite e amido de milho

Ingredientes

  • 200 ml de leite (não pode ser desnatado)
  • 2 colheres de amido de milho

Modo de preparo e aplicação

Comece misturando todos os ingredientes em um recipiente até formar uma mistura homogênea e sem bolhas. Não há necessidade de levar ao fogo. E então, com os cabelos limpos e secos, aplique a mistura com a ajuda de um borrifador. Em seguida, passe um pente fino para alisar mecha por mecha. O ideal é fazer isso até que o cabelo seque completamente, por volta de uma hora.

Após o cabelo ecar com a mistura, lave-o com água fria e aplique o condicionador. No caso desse alisamento caseiro, não há necessidade de usar secador e chapinha para selar a cutícula.

Alisamento com ovo e azeite

Ingredientes 

  • 2 ovos
  • 2 colheres de azeite

Modo de preparo e aplicação 

Primeiramente, separe a gema e bata junto com o azeite. Pode ser no liquidificador ou com um garfo mesmo. Em seguida, com o cabelo limpo e úmido, aplique a mistura por todo o cabelo, mecha por mecha. Deixe agir no cabelo por 20 minutos. Depois lave bem o cabelo com água fria para remover toda a mistura. Por fim, deixe secar naturalmente.

Escova progressiva caseira

Hoje em dia existem diversas opções de progressivas que podem ser aplicadas em casa mesmo. E o melhor de tudo, a maioria delas não usam formol. Sendo assim, basta escolher a que mais for interessante para você e seguir o passo a passo que é sucesso.

Assim como qualquer outro tipo de alisamento, seja químico ou caseiro é muito importante lavar o cabelo com um shampoo anti resíduos para abrir as cutículas. Em seguida, separe o cabelo em mechas pequenas e aplique o produto normalmente. Depois, deixe agir pelo tempo indicado na embalagem. Depois, é só fazer uma escova e finalizar com a chapinha.

Lembrando que essas instruções são padrão, mas podem variar dependendo do produto. Por isso, é muito importante seguir as instruções que vem com o produto. Mas no geral, é muito simples, rápido, fácil e o resultado é digno de um salão.

Cuidados após o procedimento

Desalfy Hair

Independentemente se você fez o alisamento químico ou caseiro, todos eles demandam uma atenção especial com os fios após o procedimento. Ainda mais no caso de progressivas caseiras que usam produtos químicos. Sendo assim, a melhor forma de cuidar dos cabelos após o alisamento é fazendo um cronograma capilar. Desse modo, os cabelos ficaram sempre saudáveis e o efeito do alisamento dura por mais tempo.

Como alisar o cabelo com o alisamento caseiro pode ser mais fácil do que se imagina. Além de ser uma ótima solução para quem deseja alisar os cabelos em casa mesmo e ter um cabelo saudável e alinhando. Além de diminuir o volume e promover maciez e brilho aos fios, é também uma forma de ajudar os fios a crescem mais rápido e mais saudável.

Enfim, você já sabia como alisar o cabelo em casa? Que tal aprender também como fazer o cabelo crescer rápido.

Fontes: Cabelo Bom É O Meu Cabelo Bom É O Meu Tua Saúde

Imagens: N1 ,Diligência, Tudo Ela, N1, Desalfy Hair, A Mulher, Ana Maria Braga 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.