Como controlar a oleosidade do cabelo – Dicas para lidar com o problema

Ter cabelo oleoso pode ser muito incômodo, mas felizmente tem como controlar a oleosidade do cabelo com dicas simples e práticas.

A oleosidade não afeta somente a pele, mas também os cabelos. E isso pode ser um tanto quanto incômodo e afetar a saúde e estética dos fios. Imagina só lavar o cabelo pela manhã e já na hora do almoço sentir o cabelo pesado, e no dia seguinte o cabelo está com um aspecto grudento que nem dá para disfarçar. É uma situação bem chata, mas felizmente tem como controlar a oleosidade do cabelo.

Contudo, antes de aprender como controlar a oleosidade do cabelo, precisamos pontuar que isso não é algo ruim, ao menos, não quando está em uma quantidade normal e saudável. Até porque o sebo produzido no couro cabeludo é fundamental para proteger os fios contra as agressões externas. Então, quando essa oleosidade é excessiva é preciso um cuidado especial, não apenas por uma questão estética, mas também para preservar a saúde dos fios.

Sendo assim, hoje iremos conhecer algumas dicas de como controlar a oleosidade do cabelo. Desse modo, você verá que é possível sim lidar com o problema sem danificar o cabelo e mantendo-o bonito e limpo como ele merece.

Cabelo oleoso

L’ORÉAL Paris

Assim como tem pele oleosa, também tem cabelo oleoso. No caso da oleosidade no cabelo, além de afetar a estética, deixando os fios grudentos e com um aspecto de sujo, em excesso ela pode comprometer a sua saúde, causando coceira, caspa e até queda do cabelo. No entanto, é possível lidar com isso, e é isso que vamos aprender nessa matéria: como controlar a oleosidade do cabelo.

Mas antes de qualquer coisa, é preciso saber se o seu cabelo é realmente oleoso ou está oleoso, o que são coisas diferentes. Então, você deve ficar atenta as características do cabelo. O principal indicativo é o excesso de oleosidade no couro cabeludo constantemente, e que vai se espalhando até as pontas dos fios. Outros indicativos de que seu cabelo oleoso é sentir os fios sujos um dia ou horas depois de lavar, ou com um aspecto pesado e sem movimentos, o aparecimento de caspas e coceiras.

Então, ao perceber todos esses sinais, o ideal é procurar um dermatologista para ter um diagnóstico mais preciso do seu tipo de cabelo. Também é importante estar por dentro das possíveis causas da oleosidade excessiva. O primeiro passo é verificar as questões fisiológicas e alterações hormonais, que podem levar as glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade do que o normal.

Além disso, mesmo que seu cabelo seja oleoso naturalmente, alguns hábitos errados podem piorar ainda mais a situação. Portanto, com os cuidados e truques certos, tem como controlar a oleosidade do cabelo, deixando os fios lindos e limpos por muito mais tempo sem atrapalhar a sua vida.

Como controlar a oleosidade do cabelo

Beleza e Saúde

Então, se o seu cabelo é oleoso a prioridade é mantê-lo limpo, com a raiz limpa e equilibrada e os fios sedosos. Para isso, vamos aprender como controlar a oleosidade do cabelo com hábitos simples do dia a dia, e cuidados específicos a esse tipo de madeixa. Confira:

Produtos certos para o seu cabelo

Essa dica é básica e fundamental para controlar a oleosidade. Hoje em dia existem no mercado uma infinidade de produtos capilares específicos para todos os tipos de madeixa, o que ajuda e muito no tratamento e cuidados com os fios. Então, pode ser que o shampoo ou condicionador errado esteja deixando o seu cabelo pesado.

Sendo assim, a dica é investir em produtos específicos ao seu tipo de cabelo, respeitando suas características e com ativos próprios para lidar com elas para controlar a oleosidade no cabelo. No caso dos fios oleosos, ativos como argila, jaborandi e calêndula podem ser interessantes a se ter no seu shampoo antioleosidade. Isso porque eles ajudam a limpar o couro cabeludo, retirando o excesso de oleosidade, que é o que buscamos aqui.

Além disso, vale a pena investir em um shampoo antiresíduos ou esfoliante capilar uma vez por semana para uma limpeza mais profunda, que irá revitalizar a raiz e nos fios.

Evite banhos muito quentes para controlar a oleosidade do cabelo

A água muito quente na hora do banho pode ser um dos principais motivos do ressecamento da pele e também do couro cabeludo. Desse modo, acaba estimulando a produção de glândulas sebáceas que aumentam a oleosidade tanto da pele quanto do cabelo. Portanto, evite banhos muito quentes, até mesmo em épocas mais frias, opte por um banho em temperatura morna, e sempre que possível opte pelo banho frio para evitar esse efeito.

Lavar o cabelo em dias alternados

Dicas de Mulher

Como dito acima, a limpeza dos fios é prioridade para lidar com a oleosidade. Então, quem tem cabelo oleoso deve ficar atento a isso. Já que lavar o cabelo poucas vezes aumenta a oleosidade e lavar demais tem o mesmo efeito.

Esse é inclusive um erro bem comum, na tentativa de remover a oleosidade, muita gente acaba lavando os fios mais vezes que o necessário. Nesse caso é comum ocorrer o chamado efeito rebote, quando o corpo entende que é preciso produzir mais oleosidade para repor a que foi perdido. Sendo assim, a solução é lavar o cabelo em dias alternados. Nem muito e nem pouco, mas em equilíbrio.

Cuidado com o couro cabeludo

Sim, seja sensível e cuidadosa com o seu couro cabeludo. Nada de esfregar a raiz com muita força e jamais use as unhas para lavar o couro cabeludo. Isso porque além de poder machucar, ainda incentivará as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo para proteger a região. Ao invés disso, faça uma massagem suave usando as pontas dos dedos, isso é uma das formas de como controlar a oleosidade do cabelo.

Hidratação

Não se engane, não é porque o cabelo é oleoso que ele não precisa de hidratação. Todo cabelo precisa! O segredo para controlar a oleosidade do cabelo é usar os produtos certos e não exagerar na hidratação, uma vez por semana é mais do que suficiente. Mas, lembre de aplicar a máscara de hidratação somente nas pontas, e nunca na raiz, o mesmo vale para o condicionador. E caso for adepta de leave-in ou outro finalizador hidratante, prefira as versões líquidas, que cumprem o objetivo mas são mais leves do que as de creme.

Evite cremes sem enxágue para controlar a oleosidade do cabelo

Uma das principais causas da oleosidade em excesso pode ser os resíduos que ficam nos fios e podem aumentar a produção de sebo na região. Então, o uso de condicionador em excesso, bem como cremes sem enxágue podem resultar nesses resíduos que acabam obstruindo os poros na região do couro cabeludo quando não retirados corretamente.

Sendo assim, evite o uso de cremes sem enxágue no geral, e tenha cuidado com o condicionador, nada de excesso e nada de aplicar o produto na raiz.

Cuidado com secador e ferramentas de calor

Claudia

Não que seja proibido o uso de secador ou outras ferramentas de calor para quem tem cabelo oleoso. Mas é preciso tomar certos cuidados para não piorar a situação. O secador com jato quente pode aumentar a oleosidade da raiz, bem como manter o aparelho muito tempo sobre a mesma área. Isso porque a região irá ficar ressecada e consequentemente as glândulas irão produzir mais sebo para hidratá-lo. Por isso, quando for usar o secador, alterna a posição e opte sempre pelo jato de temperatura média.

Shampoo seco somente em emergências

O shampoo a seco pode ser um aliado para retirar o excesso de oleosidade dos fios e muito útil, especialmente quando não é possível lavar o cabelo e precisa de uma solução para disfarçar o aspecto oleoso dos fios. O produto é uma espécie de talco e garante uma boa textura dos fios, apesar disso não deve ser usado com muita frequência.

Não faça o uso do shampoo a seco um hábito, isso porque o produto apesar de ajudar a absorver a oleosidade não substitui a lavagem e não remove a sujeira. Além disso, usar muito shampoo a seco pode acabar resultando em resíduos no couro cabeludo que podem obstruir a saída dos poros de oleosidade, piorando ainda mais o problema.

Nada de ficar passando a mão no cabelo o tempo todo

Sim, muita gente tem o hábito de ficar passando a mão no cabelo para ficar ajeitando, principalmente quem tem franja. Mas isso deve ser evitado, especialmente para quem tem cabelo oleoso. Isso porque a oleosidade dos dedos vai passar para o couro cabeludo, e obviamente eles vão ficar pesados. Então, nada de passar a mão nos fios toda hora para controlar a oleosidade do cabelo.

Acessórios no cabelo

Dicas de Mulher

Pode parecer um pouco bobo, mas o uso de bonés, faixas de cabelo, e tiaras podem piorar o problema da oleosidade, apesar de serem ótimos aliados para disfarçar um bad hair day. Isso porque esses acessórios tendem a abafar a raiz e deixar os fios ainda mais oleosos. Sendo assim, eles não estão proibidos, mas é melhor não usar esse recurso todo dia.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Raiz dos cabelos – Cuidados com a saúde e aparência dos fios.

Fontes: Capricho Derma Club Minha Vida

Imagens: Fashion Bubbles L’ÓRÉAL Paris Beleza e Saúde Dicas de Mulher Claudia Dicas de Mulher

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.