Como desinchar – Dicas para combater o inchaço e alimentos indicados

A retenção de líquido é um problema muito comum, contudo é possível resolvê-lo com essas dicas de como desinchar de forma natural e rápida.

A retenção de líquidos é algo muito comum, especialmente entre as mulheres e resulta no inchaço corporal, que atinge principalmente a região abdominal, pernas e pés. Além disso, contribui para o aparecimento de celulite, sem contar que é muito incomodo. Sendo assim, é muito importante saber como desinchar.

Felizmente, é possível resolver o problema apenas com uma mudança nos hábitos e na alimentação. Afinal, entre as principais causas do inchaço estão o sedentarismo, o consumo excessivo de sal e produtos industrializados, e a falta de beber água durante o dia. Contudo, em alguns casos, o inchaço pode ser resultado de alterações hormonais, problemas cardíacos, doença renal entre outras.

Portanto, hoje iremos aprender como desinchar de formal natural e rápida. Além disso, o que deve evitado para não sofrer com o inchaço e os alimentos indicados para desinchar de um dia para o outro.

Inchaço corporal

iBahia

Antes de aprender como desinchar, precisamos entender melhor o que é o inchaço e as suas causas. O inchaço corporal é resultado do acúmulo de líquidos no corpo. Não é difícil notar quando você está inchada, isso é perceptível facilmente pelo aumento do volume da barriga, rosto e principalmente nas pernas, tornozelos e nos pés.

Uma dica para ter certeza se está mesmo inchada, é pressionando o polegar por cerca de 30 segundos sobre a região dos tornozelos e em observar se a região ficou marcada. Se sim, é porque você está retendo líquidos. Além disso, apenas com a marca da meia no tornozelo ou marcada roupa apertada na cintura já é possível avaliar se a pessoa está mesmo inchada.

O inchaço corporal, pode ser resultado de vários fatores, como doenças renais ou cardíacas. Mas em sua maioria, os casos de retenção de líquidos estão relacionados a má alimentação, excesso de sal e falta de água no organismo. Entre as principais causas do inchaço podemos citar as seguintes:

  • Sedentarismo;
  • Gravidez;
  • Alterações hormonais e no funcionamento da tireoide;
  • Doença renal;
  • Cirrose hepática;
  • Problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca ou cardiomiopatia;
  • Alimentação rica em sal e sódio;
  • Pouca ingestão de água;
  • Uso de determinados medicamentos, como anticoncepcional, medicamentos para o coração ou pressão;
  • Ficar muito tempo na mesma posição, sentado, em pé, ou de pernas cruzadas.

Como desinchar

Agora que já entendemos o que é o inchaço corporal e as suas causas, vamos aprender como desinchar de forma natural e rápida. A solução é muito simples e até óbvia, para desinchar, é preciso ter hábitos mais saudáveis como veremos a seguir:

Como desinchar: beber muita água e líquidos claros

Drogarias Ultra Popular

Essa dica é unanime e essencial para uma boa saúde e bem estar. Contudo, para diminuir o inchaço é essencial beber muita água para que o corpo passe a reter menos líquido. O ideal é beber no mínimo 1,5 litros de água por dia. Além de sucos naturais e chás durante o dia.

Os chás diuréticos são ótimos para emagrecer e também ajudam a combater a retenção de líquidos. Os mais indicados para essa finalidade são de hibisco, canela, chá verde, salsinha, cavalinha, castanha da índia, centelha asiática e salsinha.

Já a água, além de ajudar na hidratação, traz uma série de benefícios para o organismo, como a melhora da circulação sanguínea e do processo digestivo, e auxilia também no emagrecimento.

Como desinchar: fazer atividades físicas regularmente

Vale das Pedras

Então, como o sedentarismo é uma das causas do inchaço, uma das formas de como desinchar é justamente combatendo-o. Praticar uma atividade física é muito importante para quem quer desinchar, uma vez que ela melhora a circulação, impedindo a retenção de líquidos. Além é claro de ajudar no processo de emagrecimento.

Além do que, ficar muito tempo deitado ou sentado diminui o retorno venoso, ou seja, faz com que as pernas fiquem mais pesadas e também inchadas. Portanto, é muito importante se movimentar. O ideal é fazer qualquer exercício físico diariamente por pelo menos 30 minutos.

Uma simples caminhada já é suficiente, e além de desinchar, aumenta a disposição, fortalece o sistema imunológico e fornece endorfina, aumentando a sensação de bem estar. Outra opções de atividades simples, são corrida, andar de bicicleta, pular corda, dançar ou qualquer outro exercício aeróbico.

Como desinchar: dieta saudável

Dicas de Mulher

Você pode beber muita água e praticar atividade física regularmente, se não tiver uma alimentação saudável não irá resolver o problema do inchaço. A solução está na mudança de hábitos, fazendo escolhas mais saudáveis, especialmente na alimentação.

Sendo assim, para desinchar é muito importante ter uma dieta equilibrada, rica em alimentos fibrosos e cheios de água, como melancia, pepino, melão, entre outros. E o mais importante, evitando alimentos ricos em sal e sódio, como os embutidos e industrializados que fazem com que o corpo retenha líquidos, causando o inchaço indesejado.

Como desinchar: drenagem linfática

Lar Natural

A drenagem linfática é outra opção simples para acabar com o inchaço corporal. O melhor é que ela pode ser feita de forma manual mesmo, como uma massagem suave, usando movimentos marcados pela própria pessoa. Mas, também pode ser feita com aparelhos próprios para fazer drenagem linfática mecânica. Nesse caso, o tratamento é realizado em clínicas de estética especializada.

A drenagem linfática mecânica, chamada de pressoterapia é feita em sessões que podem variar de 3 à 5 vezes por semana dependendo da necessidade do paciente. Essas sessões duram em média 45 minutos e tem efeito quase que instantâneo, já que o paciente sente vontade de urinar logo após a massagem. Além disso, a drenagem também pode contribuir para o tratamento de celulite.

Como desinchar: remédios diuréticos

Tua Saúde

No entanto, em casos em que a retenção de líquidos é grave ou causada por doenças cardíacas ou renais, além disso tudo, pode ser necessário o uso de medicamentos receitados por um médico.

No tratamento de retenção de líquidos, pode ser receitado remédios diuréticos como Furosemida, Hidroclorotiazida ou Aldactone. Importante lembrar, que esses remédios só devem ser usados a partir de recomendação médica.

Isso porque existem vários tipos de remédios diuréticos, e cada um deles deve ser usado de acordo com a causa específica da retenção de líquidos. Por exemplo, tem remédio diurético indicado para o coração, sendo assim, só deve ser usado por pacientes com problemas cardíacos.

Como desinchar com alimentos

Jasmine

Como dito anteriormente, a alimentação é um dos principais caminhos de como desinchar. Escolhas saudáveis faz toda a diferença para combater o inchaço, e alguns alimentos são ótimos para esse próposito, e ajudam a desinchar de um dia para o outro, são eles:

Melão e Melancia

O melão e a melancia são duas frutas ricas em água e fibras, portanto ótimas para desinchar o corpo e também a limpar o organismo. Além disso, tem efeitos diuréticos, essenciais para eliminar o excesso de líquidos do corpo. E por fim, pela quantidade de água, ajudam na hidratação e também no bom funcionamento dos rins.

Gengibre

O gengibre é conhecido por trazer vários benefícios para a saúde. Ele tem ação bactericida, é desintoxicante e contribui para uma melhora nos sistemas digestivo, respiratório e circulatório. E mais do que isso, ele tem ação termogênica, que ajuda a acelerar o metabolismo e aumenta a queima de gordura corporal. Sendo assim, ajuda a diminuir a sensação de inchaço corporal.

Chá de hibisco

Como dito anteriormente, os chás são ótimas opções para combater o inchaço. No caso do chá de hibisco, que conta com várias substâncias antioxidantes, a bebida ajuda a evitar o acúmulo de gorduras no organismo. Além disso, tem propriedades diuréticas e laxativas, o que contribui para diminuir a sensação de inchaço.

Pimenta

Boa Forma

As pimentas, além de deixar a comida mais saborosa, pode trazer vários benefícios para a saúde. Entre os principais, podemos citar a sua ação anti-inflamatória, anticancerígena, antimicrobiana, melhora na digestão e diminui os níveis de colesterol. Além disso, tem efeito termogênico e por isso ajuda a acelerar o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento. No caso da pimenta vermelha, que é rica em capsaicina e tem ação anti-inflamatória, ela ajuda a diminuir o inchaço oriundo de reações inflamatórias.

Mamão

O mamão é uma fruta rica em fibras e vitaminas, essas que contribuem para o bom funcionamento do intestino, consequentemente, melhorando o trânsito intestinal. Além disso, o mamão possui grande quantidade de papaína, enzima que digere proteínas e ajuda no processo digestivo, ajudando a combater o inchaço.

Aveia

A aveia é um alimento rico em fibras, e por isso consegue promover uma maior sensação de saciedade, ao mesmo tempo em que regula o trânsito intestinal e melhora a digestão e absorção de nutrientes. Além disso, possui propriedades que estimulam o sistema imunológico. Tudo isso contribui para diminuir o inchaço corporal.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Retenção de líquido – O que é e como acabar com o inchaço no corpo.

Fontes: Tua Saúde Tua Saúde Boa Forma Minha Vida

Imagens: Viva Bem iBahia Drogarias Ultra Popular Vale das Pedras Dicas de Mulher Lar Natural Tua Saúde Jasmine Boa Forma 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.