Como dobrar calça jeans – Passo a passo para dobrar e organizar

Organizar as roupas pode ser um desafio quando se tem pouco espaço. Por isso, trouxemos dicas sobre como dobrar calça jeans para te ajudar.

Como dobrar calça jeans

A organização dá um toque de conforto ao lar, principalmente para quem gosta de manter tudo arrumado. E para todos os cômodos da casa existem diversas formas de deixar tudo no lugar e otimizar os espaço da casa. Por isso, não é diferente com as roupas. Assim, existem várias dicas e truques para dobrar e guardar as peças do nosso vestuário. Então vamos falar um pouco mais sobre como dobrar calça jeans.

Cada um tem um jeito de dobrar as calças, seja das formas mais tradicionais ou pendurando-as em cabides. De qualquer forma, o tecido jeans pode dificultar um pouco a dobra e a organização, isso porque esse é um tecido mais encorpado que acaba gerando um volume maior. Por isso, é importante conhecer os melhores métodos para dobrar esse tipo de calça, ainda mais se você possuir um espaço que não é tão grande para guardar suas roupas.

Além disso, a forma de dobrar as calças jeans depende do lugar em que elas ficarão guardadas, seja em gaveta, caixas, cabides ou prateleiras. Dessa forma, separamos algumas técnicas para você aprender como dobrar calça jeans de modo que fique melhor no seu guarda-roupa.

Formas de dobrar a calça jeans

Fonte: Cleanipedia

Modo de dobrar jeans tradicional

Esta é a forma mais comum de dobrar os jeans e você provavelmente conhece, mas vamos ao passo a passo.

  1. Antes de tudo, ajeite os bolsos da calça empurrando-os até o fundo. Chacoalhe bem a calça jeans para que ela fique alinhada e sem volume;
  2. Depois, dobre uma perna da calça sobre a outra, de forma que a parte da frente de uma perna fique sobre a outra perna;
  3. Empurre o gancho ou “cavalo” para dentro, entre as pernas da calça, para não gerar volume;
  4. Por fim, dobre as pernas, levando a barra da calça até o cós. Faça isso mais de uma vez, se necessário.

Dobra retangular

Esta outra maneira de dobrar a calça jeans é bastante simples e bem comum, mas permite que a calça fique mais compacta.

  1. Estique bem a calça e certifique-se de que os bolsos não estão do avesso empurrando-os para dentro;
  2. Em seguida, dobre uma perna da calça levando a barra até o cós, depois faça o mesmo com a outra perna;
  3. Por último, dobre uma perna sobre a outra e dobre em direção ao cós mais uma vez.

Técnica Marie Kondo

Como dobrar calça jeans
Fonte: Pinterest

Esta técnica também é bem simples e ajuda muito na hora de organizar as calças na gaveta de forma enfileirada, como veremos mais adiante. Antes, aprenda como dobrar a calça jeans utilizando a forma ensinada pela escritora e especialista em organização, Marie Kondo.

  1. Estique bem a calça e dobre ao meio, levando a parte da frente de uma perna sobre a outra;
  2. Dobre o gancho da calça para dentro;
  3. Em seguida, dobre a perna ao meio, levando a barra ao cós da calça;
  4. Dobre a parte de baixo até o meio da perna que sobrou e dobre mais uma vez.

Calça jeans “pacotinho”

Como dobrar calça jeans - passo a passo para dobrar e organizar
Fonte: Freepik

Este modo de dobrar a calça jeans é o menos convencional, mas deixa a peça bem compacta, o que é ótimo para guarda-las de forma enfileirada.

  1. Estique bem a calça, coloque os bolsos para dentro e, em seguida, dobre a frente de uma perna sobre a outra;
  2. Leve o gancho da calça para dentro e dobre o cós da calça até um pouco antes da altura do joelho;
  3. Dobre a parte de baixo, levando a barra da calça até pouco antes do joelho, deixando uma distância de um palmo entre essa dobra e a anterior;
  4. Em seguida, dobre a parte de baixo mais uma vez, encostando essa parte ao cós;
  5. Por fim, encaixe essa última dobra por dentro do cós da calça, formando um “pacotinho”.

Como organizar as calças

Agora que você conhece algumas maneiras de dobrar a calça jeans para mantê-las organizadas no seu guarda-roupa, vamos falar um pouco sobre a melhor forma de fazer isso. Além de diferentes maneiras de dobrar, existem também diferentes maneiras de guardá-las no espaço que você tem disponível. Sendo assim, conheça mais sobre.

Na gaveta

Se você vai guardar as calças na gaveta, mas não tem tanto espaço ou não sabe a melhor forma de fazer isso, trouxemos alguns truques para te ajudar.

Enfileiradas: você coloca as calças dobradas em pé, como arquivos, uma ao lado da outra. É possível fazer isso em uma fileira apenas ou separa em várias, como nas imagens abaixo.

Como dobrar calça jeans - passo a passo para dobrar e organizar
Fonte: Na Medida
Como dobrar calça jeans - passo a passo para dobrar e organizar
Fonte: Na Medida

Cascata: outra maneira de organizar as calças na gaveta é em formato de cascata. Você coloca um calça sobre a outra, deixando um espaço para ver todas as peças. Dessa forma, a arrumação não irá desmontar toda vez que você for pegar uma calça.

Fonte: Na Medida

Prateleira

Se você não tem tanto espaço no guarda-roupa, pode optar por guardar as calças em uma prateleira. Existem ainda suportes em formato de prateleira que pode ser colocados no varão do guarda-roupa e ajuda a otimizar esse espaço. Nesse espaço, as calças jeans dobradas podem ser empilhadas, mas para que não fiquem tortas e corram os risco de cair, adote um padrão. Coloque, por exemplo, o cós da calça de cima de encontro à barra da calça de baixo, de forma que a posição das calças fiquem alternadas.

Cabide

Como dobrar calça jeans - passo a passo para dobrar e organizar
Fonte: Pinterest

Pendurar as calças em cabides também é uma boa alternativa. Existem cabides com espaço para mais de uma peça, onde você pode pendurar várias calças. Nesse tipo de cabide, coloque as calças dobradas com o gancho voltado para a parte de dentro, no sentido do gancho do cabide.

Para que a calça não escorregue no cabide e caia, procure cabides menores, como os infantis. Você pode escolher também cabides de veludo, que não deixam a peça deslizar e cair.

E aí? Gostou das dicas sobre como dobrar calças jeans? Então saiba mais sobre essa peça no link.

Fontes: Na Medida We Fashion Trends WikiHow Transforma Organiza

Imagens: WikiHow Cleanipedia Pinterest Freepik Na Medida Pinterest

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.