8 dicas eficazes para evitar ou eliminar gases na gravidez

Os gases na gravidez pode ser um grande incômodo, causando dores e desconforto na região abdominal, mas algumas dicas ajudam a aliviar.

Os gases são um dos principais e mais comuns desconfortos vivenciados durante a gestação. Isso acontece porque as alterações hormonais dessa fase acabam tornando a digestão mais lenta, o que resulta no aumento de gases estomacais e intestinais. E apesar de não ser nada grave, o excesso de gases pode ser bem incômodo, causando dores e desconforto abdominal, além de cólicas intestinais. Por isso, hoje trazemos algumas dicas valiosas para evitar ou eliminar os gases na gravidez.

Aliás, felizmente existem alguns hábitos e cuidados que podem ajudar e muito a aliviar os sintomas dos gases na gravidez. E são coisas simples, como investir em uma alimentação saudável, fazer a prática de uma atividade física simples, como a caminhada e até mesmo massagens na região abdominal.

Contudo, mesmo sendo algo relativamente simples, é sempre recomendado consultar seu obstetra para relatar o desconforto. Além de receber orientações antes de aderir a qualquer uma das dicas para evitar ou eliminar os gases na gravidez que veremos a seguir.

9 dicas muito eficazes para evitar ou eliminar os gases na gravidez

Os gases comuns durante a gestação não apresentam riscos ao bebê, no entanto, podem ser bem desconfortáveis para a mãe, que pode sentir uma dor intensa na barriga, além de desconforto na região abdominal. Sendo assim, a seguir vamos conhecer algumas dicas realmente eficazes para eliminar os gases: 

1. Tomar chás

Os chás são ótimos remédios caseiros para uma série de condições. No caso dos gases, existem algumas opções como chá de hortelã, de erva-doce, erva cidreira e gengibre que atuam na redução dos gases, consequentemente reduzindo as dores e desconforto. No entanto, é importante consultar o médico antes de tomar algum chá, independente do motivo, porque existem diversos chás proibidos para grávidas.

2. Evite alimentos pesados e gordurosos

Essa outra dica para evitar ou eliminar gases na gravidez é muito importante. Principalmente durante uma gestação, a alimentação é muito importante, para o bem-estar da mãe e do bebê. Então, nesse caso, é muito importante evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcares que atrapalham a digestão e portanto, aumentam os gases. Desse modo, o mais indicado é ter uma alimentação saudável e balanceada, preferencialmente indicada por um nutricionista.

3. Comer devagar e mastigar bem a comida

Essa dica está relacionada com a anterior, além de ter uma dieta balanceada, o ato de comer também é determinante para os gases. Isso porque ao comer e mastigar muito rápido, você está atrapalhando a digestão e causando o aumento dos gases. Então, para evitar que isso aconteça, tente comer tranquilamente, sem pressa, mastigando bem os alimentos. 

4. Fazer massagens abdominais

Outra dica muito simples e que faz muita diferença, principalmente nos momentos de muito desconforto devido aos gases. Sendo assim, invista em massagens nessa região, fazendo movimentos circulares leves, por uns 10 minutos que já ajuda aliviar os sintomas. 

5. Se movimente

Isso mesmo, por mais que a condição de grávida não permita muitas estripulias, é fundamental se manter em movimento, principalmente para evitar o desconforto causado pelos gases. Sendo assim, o ideal é fazer uma caminhada leve ou praticar um exercício simples para aliviar o desconforto. Uma dica é se deitar com a barriga para cima e dobrar as pernas, fazendo uma leve pressão contra a barriga por algumas vezes.

6. Beber muita água na gravidez

Beber água é fundamental, não somente para manter o corpo hidratado, como também ajuda na digestão dos alimentos, o que ajuda a aliviar os sintomas dos gases na gravidez. E não é só isso, a água trás vários outros benefícios, espacialmente durante a gestação. Tais como: previne a constipação, facilita o transporte de nutrientes às células, ajuda a regular a temperatura corporal, bem como elimina toxinas do corpo. 

7. Usar roupas leves e confortáveis na gravidez

Pode parecer algo bobo, mas usar roupas mais leves e soltas durante a gestação ajuda e muito. Isso porque essas roupas não apertam a barriga, e isso diminui as chances de ter mais gases. Além de tudo, essa dica é ainda mais importante na hora de dormir, que é o momento que a mulher precisa estar mais confortável.

8. Uso de remédios antigases

Por último, se essas dicas acima não ajudarem e o problema ainda estiver muito incômodo, você pode consultar o seu médico e pedir algum remédio contra o problema. O uso de medicamento é mais indicado quando o excesso de gases na gravidez provocam muito incômodo, sendo medicamentos liberados para gestantes, como por exemplo Dimeticona ou Simeticona.

LEIA MAIS:

Gases na gravidez – Causa, motivos, prevenção e remédios

Para que serve o chá de erva-doce e como fazer

6 receitas de chás laxantes para combater a prisão de ventre

Como saber se estou grávida? 16 sintomas antes do atraso menstrual

Cólicas na gravidez é normal? Saiba quando é grave

Pocah é internada por segurar pum por muito tempo

Bibliografia:

  • LEE, Hyun J.; PARK, Kyung S. Bloating. Korean J Gastroenterol. Vol.70(6). 288-295, 2017
  • COSTA Eronita. Nutrição & Fitoterapia. 2º. Brasil: Vozes Ltda, 2011. 184-185.
  • CURTIS, Susan et al.. O livro de receitas das ervas medicinais. São Paulo: Dorling Kindersley, 2011. 84.
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Atenção ao pré-natal de baixo risco. 2012. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf>. Acesso em 11 dez 2022

Fontes: Lillo Dicas de Mulher Tua Saúde

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.