Como escurecer o cabelo – 8 dicas para fazer em casa e cuidados

Como escurecer o cabelo em casa? Pode parecer uma tarefa difícil, mas existem métodos fáceis, que podem incluir ferramentas como o café.

Mudar a cor dos cabelos nem sempre é uma decisão fácil para as mulheres, afinal, é ali onde está concentrado boa parte da autoestima de uma mulher. Sejam eles curtos, médios ou longos, ter um cabelo hidratado, bonito e com uma cor viva é a meta de qualquer pessoa que gosta de cuidar das suas madeixas. No entanto, para ter cabelos pretos, muitas mulheres recorrem às químicas através dos processos de tingimento, o que pode danificar os fios. Sendo assim, como escurecer o cabelo de forma natural em casa?

Escurecer o cabelo em casa pode parecer uma tarefa difícil, mas muitas dicas facilitam esse processo. Ingredientes naturais como café e cacau são ótimos aliados tanto da saúde dos cabelos quanto para ajudá-los a chegarem em tons mais escuros.

Sabendo disto, reunimos aqui oito dicas que não vão pesar no seu bolso e vão agilizar o processor de escurecimento do seu cabelo:

Como escurecer o cabelo de forma natural em casa

1 – Café

café
Hiper Teia

O café é um dos melhores ingredientes para quem deseja ter cabelo preto de forma natural, pois seu poder de fortalecer o crescimento aliado à coloração fazem dele um queridinho das mulheres. Portanto, veja como usá-lo para escurecer o seu cabelo:

Primeiramente lave seu cabelo e seque ele bem! Enquanto isso, prepare um café bem forte e sem açúcar, você vai literalmente passar o café pronto no seu cabelo. Ao terminar de preparar o café, deixe-o esfriar e, após isso, aplique a bebida por todo o comprimento dos fios.

Nesse meio tempo, enrole o cabelo e o proteja com uma touca por 30 minutos, tempo suficiente para fazer efeito. Após isso, enxague o cabelo e o condicione, para não ficar o cheiro forte e repita o processo todas as semanas até ter a cor desejada!

Contudo, lembre-se de usar a quantidade que você considere que vá alcançar todo o seu cabelo.

2 – Como escurecer o cabelo usando Sálvia e Alecrim

salvia e alecrim para escurecer o cabelo
Cura Pela Natureza

Quem diria, a sálvia e o alecrim salvando o seu cabelo! Esses dois ingredientes naturais, quando juntos, se tornam extremamente poderosos para tonalizar os cabelos.

Em uma panela com água fervendo, adicione quatro colheres de sopa e sálvia e duas de alecrim. Deixe que eles fervam por cerca de dez minutos e, após isso, separe o líquido e deixe esfriar para a próxima etapa.

Quando o líquido estiver frio, coe o chá em outro recipiente e adicione uma colhe de chá de vinagre de maçã. Em seguida aplique em todo o comprimento dos fios e, feito isso, lave o cabelo e o condicione como de costume. Repita o processo nas próximas lavagens até atingir o resultado que deseja.

3 – Chá Preto

chá preto e cabelos pretos
Luciana Gomes Manual da Beleza

Este poderoso ingrediente ajuda as madeixas a ficarem mais escuras, mas este poder pode ser estendido para a pele e roupas. Portanto, é necessário bastante cuidado, utilizando toalhas que podem ser manchadas e luvas durante o procedimento.

Antes de mais nada, prepare normalmente o chá preto bem forte, levando em conta o tamanho do seu cabelo. Logo após, aplique o chá em todo o comprimento do fio e o guarde em uma touca de plástico, deixando agir por cerca de 20 minutos. Finalize enxaguando e condicionando o cabelo como você já faz normalmente. Repita o processo nas próximas lavagens até que o resultado alcance o que você espera.

4 – Cacau

Como escurecer o cabelo com cacau
El País

Se o seu cabelo é naturalmente da cor loira, o cacau é perfeito para escurecê-lo! Ele dá um efeito entre o caramelo e o chocolate natural que vai mudar a cara do seu visual.

Para começar, tenha em mãos cacau em pó sem açúcar e misture-o na quantidade de shampoo que você utiliza para lavar seu cabelo regularmente. Em seguida, aplique nos fios massageando como se fosse um shampoo normal, do couro cabeludo até o comprimento dos fios. Por último, enxágue o cabelo com condicionador.

Para um melhor resultado, recomendamos que faça o procedimento com metade de um frasco de shampoo e guarde o frasco separadamente, para poder utilizar o produto diversas vezes durante a semana.

5 – Como escurecer o cabelo usando Amla em pó

Como escurecer o cabelo com Amla em pó
Retikul

Este ingrediente é feito a partilhar de uma groselha típica da Índia, mas pode ser facilmente encontrado em lojas virtuais e físicas de produtos indianos ou naturais.

Para deixar os cabelos pretos, utilize duas colheres de chá de amla em pó em um recipiente e acrescente uma colhe de chá de óleo para cabelos — o óleo de coco é uma boa pedida —, adicione água quente até cobrir os ingredientes. Por fim, misture até formar uma massa homogênea.

Quando a pasta estiver pronta, acrescente condicionador de uma forma que dê para passar em todo o seu cabelo. Então é só dividir as madeixas em mechas — recomendamos que sejam em seis e que estejam umidecidas para um melhor efeito, e agora é só passar massageando em todo o cabelo, desde o couro cabeludo até as pontas.

Envolva seu cabelo em uma touca plástica, deixando agir entre meia hora e uma hora e meia. Após isso, enxágue o cabelo e repita o processo uma vez por semana.

6 – Henna em pó

henna natural em pó
Aliexpress

A henna já é muito conhecida entre as mulheres, pois é um produto com fortes capacidades de tingimento dos cabelos. Entretanto, existem vários tipos de henna vendidas no mercado e para a coloração dos cabelos, a henna em lojas especificamente indianas com todos os ingredientes na embalagem naturais é a mais indicada.

Para escurecer o cabelo com a henna você vai precisar fazer uma pasta com o produto. Sempre leia as instruções na embalagem, mas o mais indicado é com água fervente e suco de limão. Misture tudo utilizando um batedor de arame em uma tigela de inox para um melhor resultado. A pasta deve ficar com uma textura grossa, mas molenga, assim como um purê de batatas.

passando henna no cabelo
Pinterest

Separe o cabelo em mechas, preferencialmente em seis, e passe o produto em todo o comprimento: da raiz até as pontas do cabelo. Para evitar manchas, utilize luvas e toalhas que podem ser manchadas durante todo o procedimento.

Ao finalizar a aplicação no cabelo, envolva-o em uma touca plástica, podendo ser até aquela sacolinha de supermercado. O tempo é variável de henna para henna — veja as instruções na embalagem —, porém, no geral, estima-se que a espera deve ser de duas horas. Em seguida, lave os cabelos normalmente com condicionador, preferencialmente em uma pia, para não manchar o corpo.

Nos primeiros dias após a aplicação é necessário tomar cuidado ao dormir, cobrindo o cabelo para evitar que ele solte tinta e manche suas roupas de cama.

7 – Cascas de noz

cascas de noz moída
Zona Cerealista

As cascas de nozes são perfeitas para escurecer cabelos mais claros. Você vai utilizar as cascas em pó ou esmagadas, mas fique atenta: quanto maior a quantidade, mais cor escura ficará o cabelo.

Em uma panela, ferva as cascas de noz em pó ou esmagadas por cerca de meia hora. Ao resfriar, utilize um coador para coar as cascas e o líquido você utiliza para passar no cabelo. Aplique em todo o comprimento e deixe por descansar por uma hora, mas se quiser deixar mais tempo não tem problema: quanto mais tempo descansando, mais escuro seu cabelo vai ficar.

Por fim, após o descanso, lave o cabelo com água morna ou gelada para manter a cor mais escura por mais tempo.

8 – Como escurecer o cabelo usando shampoos e condicionadores

shampoo para cabelos pretos
Istock

O que muita gente não sabe é que usar shampoos e condicionadores próprios para cabelos pretos podem escurecer os seus! Nesse sentido, basta escolher uma marca conhecida e os produtos dela específicos para os cabelos mais escuros possíveis, agora é só usar regularmente. Para efeito mais rápido, lave os cabelos dia sim e dia não.

Caso não queira mudar seu condicionador ou shampoo, adicione cacau em pó nos produtos que você utiliza e aos poucos você verá a diferença!

Cuidados com o cabelo

cabelos em uma cama
Capila

Na hora de escurecer o cabelo em casa, alguns cuidados precisam ser tomados;

  • Consulte um especialista antes de aplicar henna, pois a interação dela com tinturas pode danificar os fios;
  • Sempre teste as substâncias em sua pele antes de usar no cabelo com um dia de antecedência, no mínimo, para evitar reações inesperadas;
  • Use vaselina na testa, nuca e atrás das orelhas para evitar que o produto caia em sua pele e a manche;
  • Alguns ingredientes podem deixar cheiro forte no cabelo, portanto lave com um shampoo cheiroso e água em abundância;
  • Opte por roupas velhas, luvas e toalhas que podem ser manchadas ao manusear as receitas aqui indicadas;
  • Em qualquer reação inesperada, procure um médico.

Em conclusão, agora que você já sabe como escurecer o seu cabelo, que tal aprender mais sobre como iluminar o cabelo sem ter que ficar loira.

Fontes: MSN, Wikihow, Lar Natural.

Imagens: Poder da Beleza, Cura Pela Natureza, Luciana Gomes Manual da Beleza, El País, Aliexpress, Zona Cerealista, Istock, Pinterest, Hiperteia, Capila.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.