Como fazer escalda-pés? Métodos caseiros e benefícios para o corpo

Saber como fazer escalda-pés é essencial para aqueles dias exaustivos, já que a prática é capaz de proporcionar relaxamento e limpeza.

Como fazer escalda-pés? Métodos caseiros e benefícios para o corpo

Devido a rotina exaustiva de trabalho é normal que você fique com uma maior concentração de estresse físico e mental, o que gera muitas dores, principalmente nos pés que são nossa base de sustentação. Por isso, hoje, nós, da Àrea de Mulher, separamos uma dica de como fazer escalda-pés para o relaxamento.

Para quem ainda não conhece, o escalda pés é uma prática milenar valorizada por diversas culturas ao redor do mundo. E, é indicado para tratar problemas como, por exemplo, o estresse, dores musculares, micoses, cansaço, problemas de circulação e calos.

Além disso, a prática milenar, baseada no equilíbrio do yin e yang, também auxilia na distribuição da energia yang (na cabeça) para a extremidade fria dos pés (energia yin). Portanto, é uma ótima opção para tratar ansiedade, depressão e insônia.

Ademais, confira abaixo algumas dicas de como fazer escalda-pés, além de alguns outros benefícios que ele proporciona para o corpo e mente.

Benefícios do escalda-pés

UMcomo
  • Reduz o inchaço das pernas – Por ativar a circulação sanguínea e linfática, o escalda pés é, portanto, uma excelente opção para redução do inchaço tanto das pernas, quanto dos pés.
    Melhora o fluxo sanguíneo – Ao colocar os pés na água quente, os vasos sanguíneos se dilatam e melhoram assim o fluxo sanguíneo de todo o corpo.
  • Ajuda a reduzir o estresse, ansiedade e insônia;
  • Combate gripes e resfriados.

Como fazer escalda-pés

Como fazer escalda-pés? Métodos caseiros e benefícios para o corpo
Simplesmente Genial

Primeiramente, para saber como fazer escalda-pés de maneira eficaz é preciso estar atento aos mínimos detalhes, como, por exemplo, a preparação do ambiente, o local deve estar limpo e tranquilo.

Além disso, vale ressaltar que a água deve estar morna ou levemente quente. Enfim, temperaturas muito altas podem causar dores e até mesmo queimaduras.

Então, sem mais delongas, confira a baixo algumas receitas de como fazer escalda-pés em casa.

Para o relaxamento

Você irá precisar de:

  • 3l de água quente;
  • 1 Xícara de sal grosso;
  • 5 Gotas de óleo essencial de lavanda.

Como fazer escalda-pés para dor

Você irá precisar de:

  • 3l de água quente;
  • ½ Xícara de sal grosso;
  • 3 Gotas de óleo essencial de gerânio;
  • 1 Gota de óleo essencial de cipreste.

Para acalmar

Você irá precisar de:

  • Água quente;
  • 10 sachês de chá de camomila;
  • Óleo Amêndoas.

Como fazer?

Freepik

Para realizar o ritual é necessário repousar os pés na água com os óleos por um período de 15 minutos. Nós indicamos que, durante o escalda-pés, você coloque uma música, relaxe e tente não pensar nos problemas do dia a dia.

Por fim, após realizá-lo, aproveite para passar hidratante e massagear a área. Além disso, faça uma esfoliação dos pés para retirar as células mortas.

Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Massagem relaxante, o que é? Tipos , benefícios e contraindicações.

Fontes: Natura, Doctorshoes, Namu.

Fontes das imagens: R7, Simplesmente Genial, UMcomo, Freepik.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.