Como fazer hidratação com babosa? Benefícios + receitas

Como fazer uma hidratação com babosa? Também conhecida como Aloe Vera, é uma planta que apresenta vantagens para a saúde e a beleza.

Hidratação com babosa - conheça os benefícios + receitas

A babosa, também conhecida como Aloe Vera, é uma planta que apresenta vantagens para a saúde e também para a beleza. Originária do Norte da África, os benefícios da babosa são mundialmente conhecidos. Não é por acaso que muitos cosméticos possuem seu gel em sua composição, já que a planta apresenta uma grande quantidade de nutrientes. Dessa forma, a hidratação com babosa é muito conhecida e existem diversas receitas caseiras fáceis de fazer.

O gel presente na folha da babosa é rico em minerais, vitaminas e aminoácidos que possuem efeitos calmantes e cicatrizantes, ou seja, age curando pequenos ferimentos e também na hidratação da pele. Além disso, a planta é muito eficaz para reduzir manchas na pele, tem efeito antienvelhecimento, reduz inflamações e pode ser usada também para remover maquiagem.

Além dos inúmeros benefícios para a pele, a Aloe Vera também pode ser usada nos cabelos, seja no dia-a-dia ou em hidratações mais espaçadas. Os nutrientes da planta hidratam profundamente os fios dando brilho, auxiliando no crescimento, recuperando cabelos ressecados e deixando-os macios. Desse modo, existem diversas receitas para você aproveitar esse produto natural e incorporá-lo em suas rotinas de cuidado.

Babosa para a pele

Hidratação com babosa - conheça os benefícios + receitas
Fonte: AskMi

Primeiramente, existem diversas receitas para aproveitar a babosa nos cuidados com a pele. Além do gel que fica no interior da folha, que poder ser aplicado diretamente na pele, você pode também fazer máscaras e cremes hidratantes utilizando outros ingredientes e potencializando os benefícios. Sobretudo, separamos algumas receitas com babosa para o corpo e rosto que podem ser feitas em casa e usadas no dia-a-dia.

1 – Babosa com mel (para o corpo)

Hidratação com babosa - conheça os benefícios + receitas
Fonte: Tô de Cachos

Primeiramente, este é um hidratante corporal de babosa. Além de muito fácil de ser feito, ele também ajuda muito a recuperar a maciez da pele ressecada.

Ingredientes:

-20ml de hidratante corporal

-1 colher (sopa) de gel de babosa

-1 colher (café) de mel

-1colher  (sopa) de óleo vegetal

Misture bem todos os ingredientes e aplique nas regiões mais ressecadas da pele. Logo depois, deixe agir por alguns minutos e, em seguida, remova com água fria ou morna.

2 – Máscara de babosa com açafrão

Inicialmente, essa receita é conhecida por reduzir manchas na pele e ter ação antienvelhecimento. Além disso, pode ser aplicada diariamente.

Ingredientes:

-Gel da babosa

-1 colher (sopa) de mel

-Açafrão

Misture o gel da babosa e o mel em um recipiente, depois adicione o açafrão misturando bem até formar uma consistência de creme. Em seguida aplique no rosto e deixe agir por 15 minutos. Enfim, é só remover a máscara com água fria.

3 – Máscara de babosa com azeite

Hidratação com babosa - conheça os benefícios + receitas
Fonte: Ateliê Lulu’s

Essa receita é muito simples e pode ser usada todos os dias na hora de dormir, basta aplicar na pele e retirar com água no dia seguinte. Ela consiste, basicamente, em misturar um pouco de azeite de oliva ao gel do Aloe Vera e, depois de misturar bem, aplicar nas regiões que necessitam mais de hidratação.

4 – Máscara de babosa com pepino

Essa máscara possibilita a junção dos benefícios do Aloe Vera e do pepino para hidratar a pele, além disso, é muito simples de fazer.

Ingredientes:

-Gel de babosa

-Rodelas de pepino

-Suco de limão

Bata o gel de babosa e as rodelas de pepino liquidificador, depois adicione apenas algumas gotas do suco de limão. Em seguida, aplique a mistura na pele e deixe agir por 20 minutos. Depois é só remover a máscara com água.

5 – Máscara de babosa com banana

Fonte: O Jardim Secreto

Essa receita de hidratação com babosa é muito indicada para o verão, pois hidrata a pele ressecada pelas altas temperaturas sem deixá-la oleosa.

Ingredientes:

-Gel de babosa

-Mel

-1 banana

Bata todos os ingredientes no liquidificador até a textura ficar como a de um creme, em seguida aplique na pele e massageie bem. Depois é só retirar a máscara com água morna.

6 – Babosa com óleo de amêndoas e água de rosas

Esta receita é muito indicada para pessoas com a pele oleosa, pois mantém a pele hidratada sem aumentar a oleosidade. Além disso, é muito fácil de preparar. Você deve misturar bem o gel da babosa, o óleo de amêndoas e a água de rosas em um recipiente e depois aplicar nas regiões que preferir, deixe agir por 15 minutos. Depois é só remover a mistura com água fria.

Hidratação com babosa para os cabelos

Fonte: Simões Filho Online

Além de todos os benefícios para a pele citados anteriormente, a Aloe Vera também é um ótimo hidratante para as madeixas e pode ser usado sempre para esse fim. Isso porque é rica em vitaminas, minerais e aminoácidos, ou seja, a babosa auxilia no crescimento capilar, protege os fios contra os raios UV e tem propriedades regeneradoras, que restauram o cabelo danificado.

Como a folha da babosa contém 99% de água, utilizar apenas o seu gel para fazer uma máscara capilar já traz muitos resultados. Você pode aplicá-lo nos cabelos secos, antes de lavar, em todo comprimento e no couro cabeludo, depois massageie bem e deixe por alguns instantes e deixe agir de 10 a 15 minutos. Por fim, é só lavar o cabelo normalmente.

Além disso, para um uso diário da babosa, você pode adicionar seu gel no condicionador ou na máscara de hidratação em uma proporção de meio a meio. Quando for lavar os cabelos, deixe a mistura agir por até 30 minutos antes de enxaguar.

1 – Babosa com óleo de coco

Fonte: Pinterest

Essa é uma das melhores receitas utilizando babosa para tratar cabelos ressecados usando uma máscara caseira e devolver o brilho aos fios.

Ingredientes:

-Meio abacate

-5ml de óleo de coco

-10ml de óleo de argan

-Gel de duas folhas de babosa

Primeiro bata no liquidificador o abacate e o gel da babosa até atingir a textura de um creme, em seguida adicione o óleo de coco e o óleo de argan e bata mais uma vez. Depois aplique a máscara no comprimento do cabelo, depois de lavar, e deixe agir por 30 minutos. Por fim, enxágue usando shampoo para remover a máscara.

2 – Babosa com leite de coco

Fonte: ECycle

Esta receita, além de ser ótima para hidratação, também auxilia no combate a queda se utilizada de 2 a 3 vezes por semana.

Ingredientes:

-5 colheres (sopa) de gel de babosa

-meia xícara de leite de coco

Bata os dois ingredientes no liquidificador até atingir uma consistência homogênea. Em seguida, separe o cabelo úmido em mechas e aplique desde a raiz. Além disso, deixe agir por 40 minutos e depois remova a máscara com shampoo ou condicionador.

3 – Babosa com maizena

Fonte: Beleza Feminina

Ingredientes:

-100ml de água

-1 colher (sopa) de maizena

-1 colher (sopa) de gel de babosa

Primeiramente, misture a água, a maizena e o gel de babosa e mexa bem até que forme um mingau. Depois aplique nos cabelos lavados e coloque uma toca para potencializar os efeitos da máscara. Por fim, remova a mistura com condicionador e deixe secar naturalmente.

4 – Babosa com óleo de rícino e ovo

Fonte: Tô de Cacho

Os ácidos presentes no óleo de rícino agem no couro cabeludo estimulando o crescimento do cabelo, como resultado disso esta máscara de babosa é ótima para auxiliar no crescimento dos fios. Além disso, essa é uma receita muito simples de fazer.

Ingredientes:

-Gel de babosa

-2 colheres (chá) de óleo de rícino

-2 gemas de ovo

Basta misturar bem as gemas, o gel da babosa e o óleo de rícino e aplicar nos cabelos secos e limpos. Em seguida, massageie bem o couro cabeludo por alguns instantes e deixe a máscara agir por 30 minutos. Por fim, é só enxaguar utilizando um shampoo.

5 – Babosa com açúcar mascavo

Esta receita é bastante simples. Você só precisa misturar duas colheres de sopa de gel de Aloe Vera com uma colher de sopa de açúcar mascavo. Em seguida, aplique a mistura no cabelo massageando bastante o couro cabeludo. Deixe agir por 10 minutos com o auxílio de uma toca. Por fim, lave o cabelo normalmente e deixe secar.

6 – Babosa com creme matizador

Fonte: Salon Line

Esta receita é ideal para cabelos loiros, pois além de recuperar os fios que ressecam mais rápido com procedimentos de descoloração, também ajuda a manter o tom loiro do cabelo.

Ingredientes:

-1 colher (sopa) de queratina líquida

-Gel de babosa

Creme matizador

Bata os três ingredientes no liquidificador até dissolver bem o gel da babosa, em seguida, aplique a mistura no cabelos limpos e secos por 20 minutos. Por fim, retire a máscara lavando normalmente. Certamente o resultado é perfeito.

7 – Babosa com bepantol

Fonte: Área de Mulher

A máscara de Aleo Vera com bepantol é indicada para cabelos crespos, que tem um pouco mais de dificuldade de distribuir o óleo natural do couro cabeludo por todo o comprimento dos fios.

Ingredientes:

-1 colher (sopa) de azeite de oliva

-Gel de 1 folha de babosa

-1 colher (chá) de bepantol

Bata todos os ingredientes em um liquidificador até formar uma mistura homogênea. Em seguida, aplique nos cabelos limpos por 20 minutos. Enfim, depois disso é só lavar o cabelo normalmente.

8 – Babosa com óleo de alecrim

Fonte: Lar Natural

As propriedade do óleo de alecrim junto com o gel da babosa são responsáveis por fortalecer os fios, como resultado disso, auxiliam no combate à queda dos cabelos. Além disso, é uma receita muito simples e que pode ser usada quase todos os dias.

Basicamente, você deve misturar o gel de babosa com duas colheres de sopa de óleo de alecrim. Em seguida, adicione a mistura a um shampoo neutro e lave normalmente intercalando com seu shampoo usual.

Por fim, você gostou dessa matéria sobre máscara de babosa? Então você também precisa conhecer o Pele de Pêssego, com mais dicas para a sua pele.

Fontes: Dicas de Mulher, Eu Total, ECycle

Imagens: O Petróleo, AskMi, Tô de Cachos, Ateliê Lulu’s, O Jardim Secreto, Simões Filho Online, Pinterest, ECycle, Beleza Feminina, Tô de Cacho, Salon Line, Área da Mulher, Lar Natural

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.