Como fazer leite em pó – Métodos caseiros e benefícios a saúde

O leite em pó vem ganhando cada dia mais as casas dos brasileiros. Seu método de fabricação pode acontecer nas fábricas ou mesmo em casa.

Vamos agora desmistificar como fazer leite em pó e expor os seus benefícios na mesa. Muitas pessoas associam o hábito do uso deste artifício somente para as crianças, mas é possível sim utiliza-lo de outras maneiras. O Maranhão, por exemplo, região nordeste do Brasil, tem o leite em pó sempre listado na hora de fazer as compras do fim do mês.

A princípio temos sempre a referência do leite em pó nos mercados, contudo já existem receitas simples para produzir o leite com a textura em pó em casa. Este alimento existe desde o século 18 e é fruto de uma tradição oriental milenar. A base da sua produção é única, pois os benefícios são inumeráveis quando assunto é concentração de vitaminas e minerais.

Além disso, o leite em pó é uma ótima opção para quem está começando a dar os primeiros passos na dieta. Sabe aquela gordura que costuma ficar sobre o leite não processado? Então, ela é a maior vilã das dietas alimentares que tem o objetivo de perder peso. Portanto, a versão em pó é ideal neste casos específicos. Basta dar uma olhada nas origens e modos de preparo para ficar por dentro deste artifício poderoso para saúde.

O que é o leite em pó?

Drogaria Minas Brasil

Com certeza você já deve ter visto as mamães e os papais fazendo aquela deliciosa mamadeira para o bebê com o leite em pó. Esta versão do alimento é um modo mais saudável em que é feito a partir de procedimentos de extração da água do leite. É quase um mistério pensar em como o líquido branquinho e vistoso se torna em pó.

Mas, para quem não sabe, o leite em pó não é uma invenção recente que ganhou existência graças a tecnologia. O modo de preparo caseiro veio muito antes das máquinas e é uma técnica oriental que proliferou pelo mundo. Desde o século 18 a Sibéria Oriental consegui tornar o leite congelado em pó.

No entanto, foi somente no século 19 com a ajuda dos Russos que essa versão que conhecemos conseguiu ser feita com excelência. Os procedimentos com certeza não foram fáceis, mas o mais importante é que independente do meio de produção o resultado final manteve a quantidade ideal de vitaminas e minerais necessários para a dieta diária para o corpo.

Como o leite em pó é feito?

Agro em Dia

Antes de tudo vamos mostrar abaixo os primeiros processos de produção feitos a partir das fábricas. São 3 etapas básicas para que o leite em pó venha até a prateleira do mercado mais próximo da sua casa no formato que conhecemos.

Uma só vaca é capaz de produzir até 60 litros de leite por dia. É claro que após o procedimento esse valores será reduzido já que o principal objetivo é reduzir a água a praticamente nula e dar origem ao modo sólido do leite. O maior ganho dos meios industriais de produção é que ela atenda uma demanda maior de consumo para ofertar a população.

Fase de extração

Rehagro

A princípio, o primeiro passo é sobretudo a extração do leite das vacas. Como cada uma produz uma quantidade imensa de leite o processo é acelerado com as máquinas de ordenha. O trabalho manual de tirar o leite neste caso é incapaz de suprir as necessidades da empresa e graças a isso a tecnologia veio para acrescentar o procedimento.

Normalmente a entrega do leite é feito por fornecedores que encaminham a quantidade pedida pelos produtores do leite em pó. Dependendo da indústria o estimado de produção anual é de meio milhão de leite cru que são direcionados as grandes máquinas de concentração e retirada da água.

Fase de concentração

BEQ

A etapa de concentração é feita após a retirada da gordura do leite recebido na fábrica. Ai está o ponto forte para os adeptos as dietas. O líquido pré-aquecido separa as moléculas gordurentas que é armazenada em outros recipientes. Posteriormente a separação as calorias poderão ser recolocadas após a transformação do leite. Tudo isso depende da política de produção da fábrica. Portanto, a dica é sempre da uma olhada nos rótulos antes de comprar.

Continuando, após brevemente aquecido o líquido é depositado através de uma fina nuvem uma câmara como ilustrada acima. Ali é concentrado uma grande quantidade de ar seco e quente que fazem com que cada as gota se transformem em pó. Por fim, o material é degustado e analisado antes de chegar a fase final.

Fase final

Educa Point

Após a aprovação laboratorial dos produtos a parte final não poderia ser, senão, a de embalagem. Através de máquinas o leite em pó e colocar nas latas acima, ou em outros recipientes, à depender do local de produção, e enviado para as lojas de vendas mais próximas da sua casa.

Leite em pó caseiro

Correio

Agora, a maior curiosidade de todas é saber como todo o procedimento descrito acima pode ser feito em casa. As donas e donos de casa de plantão vão com certeza se alegrarem com esta receita básica para produzir o próprio leite em pó. Fiquem atentos, pois é um pouco demorado e requer atenção na hora do preparo.

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral
  • 1 panela antiaderente grande
  • uma forma reta
  • processador de alimentos

Modo de preparo

A princípio, o primeiro passo é o de cozimento. Despeje o leite na panela e deixe cozinhando em fogo baixo. O ideal é que, com a  ajuda de uma colher, você vá mexendo para que não grude o leite no fundo da panela. Isso deve ser feito por longos 40 minutos, porque é partir daí que o excesso de água presente no leite evaporará.

O resultado final deste tempo no fogo pode ser notado quando houver uma consistência cremosa. Feito transfira tudo para uma forma reta e prepare-se, afinal, para a segunda etapa. Leve o conteúdo ao forno a 180º e tente deixar uma frestinha aberta para que saia o vapor quente do interior durante o processo. Espere por mais 40 minutos.

Enfim, a textura final se assemelha a a pedrinhas bem firmes. Aliás, o barulho também é um indicativo de que você alcançou o ponto correto. Fique atento (a)! Retire do forno, deixe esfriar bem e coloque tudo no processador de alimentos. Para que não tem o aparelho um liquidificador pode ser uma opção. Bata até o leite em estado sólido vire um pó bem fininho. Pronto, agora é só armazenar em compotas e usar quando quiser!

Benefícios do leite em pó a saúde

Ecila

O primeiro de todos os benefícios do leite em pó é que sua forma é mais concentrada. Ou seja, as vitaminas e os minerais estarão em uma quantidade maior a cada poção, o que é muito vantajoso para o organismo. Outro ponto forte é que a gordura não fica tão concentrada, portanto é ideal para ser introduzido nas dietas de perda de peso.

Aliás, para quem não sabe, os 100% de leite líquido contém cerca de 87% de água, isto é, 13% apenas de proteínas, minerais, gordura e lactose. Portanto, é daí que vem a explicação para o leite em pó ser tão indicado para a saúde. As vantagens da produção via fábrica é que os valores nutricionais podem ser acrescidos no momento de fabricação.

Por fim, leia mais sobre curiosidade em Benefícios do chocolate – 12 vantagens do doce e contraindicações

Fontes: Metrópolis, Tudo Gostoso, Receitas de Minuto, Ultra Curioso, Terra, ecila, Bonde

Fontes de imagens: Drogaria Minas Brasil, Agro em Dia, Reahgro, BEQ, Educa Point, Correio, Grupo Independente, Ecila,

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.