Como hidratar couro – Dicas para jaquetas, botas e bancos de couro

É muito importante saber como hidratar couro, para assim manter os seus produtos de couro bonitos e conservados por mais tempo.

Como não é novidade para ninguém, o couro é um material de origem animal muito usado para vários tipos de finalidade, desde a confecção de peças de roupas, calçados, bancos e outros acessórios. Se trata de um tecido nobre, muito durável e que agrega muito valor à peça a qual é usado. Não por acaso, que roupas de couro original são tão caras. No entanto, para manter sua peça de couro, seja ela qual for é preciso fazer a sua manutenção. Por isso é tão importante saber como hidratar couro.

O preço dos produtos feitos em couro é compensado pela qualidade do material. Mas isso não significa que ela vai permanecer bonita e bem cuidada sozinha. O fato é que o couro é um tecido muito resistente, mas ainda assim demanda um cuidado especial para manter o brilho e a boa aparência. Além da higienização, as peças, como jaquetas, botas e bancos de couro precisam de uma hidratação frequente. Mas não é qualquer hidratação, é uma hidratação específica para couro.

Portanto, hoje iremos aprender como hidratar couro em cada tipo de produto. Um passo a passo impecável para você cuidar dos seus produtos em casa mesmo e mantê-los sempre bonitos e bem cuidados.

Como hidratar couro: Jaquetas

Grupo Super Clean

A jaqueta de couro é uma peça icônica e atemporal, presente no guarda-roupa de homens e mulheres. Combina com várias ocasiões e é tida como um símbolo de personalidade e estilo. Se trata de uma peça super durável, mas para manter isso por muito mais tempo, é preciso tomar alguns cuidados para que ela fique sempre macia e bonita. Caso contrário, com o passar dos anos a peça irá ficar com um aspecto desgastado, rígido e descascando.

A seguir vamos conferir algumas dicas de como hidratar couro de jaqueta e fazer a sua higienização.

Seguir as instruções da peça

Essa dica é primordial, afinal é na etiqueta da peça que contém as suas especificações e instruções de como cuidar e higienizar a sua jaqueta de couro. De modo geral, a maioria das jaquetas de couro demandam os mesmo tipos de cuidado, mas é sempre bom conhecer bem o seu produto para não cometer algum erro que comprometa a sua peça.

Limpeza antes da hidratação

Antes de aprender como hidratar couro de jaqueta, é preciso antes limpar a peça para remover qualquer sujeira presente. Essa etapa é muito simples. Com um pano limpo e levemente umedecido, passe sobre a superfície de toda a jaqueta. Pode haver de ter algumas manchinhas, nesse caso utilize um pouco de sabão neutro pra removê-la. Então, feito isso, retire o excesso de umidade com outro pano, agora seco e depois estenda a jaqueta em um lugar arejado para que ela seque completamente. É muito importante que a peça esteja seca para aplicar o hidratante.

Faça do jeito certo

Muita gente acaba aplicando diversos produtos com ação hidratante no couro, o que é um erro. Os mais comuns são azeite, óleo de amêndoas e vaselina líquida. Não é que esses produtos irão estragar a sua jaqueta, mas é sempre melhor optar por um produto específico para essa finalidade e esse tipo de material, o chamado condicionador de couro. Esse tipo de produto, além de fazer a hidratação do tecido, ainda protege a peça.

Então, com um pano seco e macio, aplique o produto hidratante na peça conforme as instruções do fabricante. Alguns produtos para hidratação de couro acompanham uma esponja própria, se esse for o caso, use ela de forma delicada, sem usar muita força. Após a aplicação, o produto deve agir por alguns minutos conforme instrução. Após esse período, é só retirar o excesso de produto com um pano seco e deixar a peça secar naturalmente em ambiente arejado.

Cuidados com a jaqueta de couro

O processo de hidratar o couro deve ser feito de 3 a 4 vezes por ano, ou sempre que notar que a peça está ressecada. Mas além da hidratação, é preciso tomar outros cuidados para que a peça dure mais tempo e mantenha a boa aparência.

  • A exposição solar é um dos fatores que pode danificar a peça, então, a recomendação é evitar deixar a peça secar ao sol ou usar o ferro elétrico.
  • Para manter a peça conservada também é muito importante guardá-la adequadamente, em um lugar seco e arejado, e claro, em um cabide. Assim, você evita o acúmulo de fungos e que a peça fique amassada.
  • Lembre-se de se certificar de que a peça está completamente seca antes de guardá-la, já que a umidade pode provocar mofo.

Seguindo essas dicas simples, você garante que sua peça dure por muito mais tempo, sempre bonita.

Como hidratar couro: Botas

Portal de Inverno

As botas de couro são outras peças que fazem o maior sucesso entre homens e mulheres, combinando muito com jaquetas de couro. E por serem feitas do mesmo material, as botas também precisam de hidratação, para prolongar a durabilidade e beleza da peça. É normal que com o tempo o couro fique ressecado, e é nessa hora que você precisa saber como hidratar couro do calçado. Então vamos aprender a fazer isso:

Tenha os produtos certos

Para hidratar o couro da sua bota, será necessário alguns produtos específicos. Mas não se preocupe, são poucos materiais básicos e fáceis de encontrar. Você irá precisar de:

  • Sabão para couro;
  • Escova ou esponja para a aplicação;
  • Escova para lustrar;
  • Hidratante para couro;
  • Panos limpos, do tipo flanela.

Limpeza

Antes de mais nada, é preciso retirar os cadarços da bota para conseguir limpar e hidratar corretamente. Já é um boa oportunidade para lavar os cadarços. Em seguida, use um pano úmido para retirar o excesso de sujeira que conseguir. Caso a sola esteja muito suja, você usar mais água para limpar bem.

Depois de retirar o excesso de sujeira, você irá utilizar o sabonete específico para couro, e com a ajuda da escova irá esfregar por toda a bota. Aqui, a intenção é dar um banho completo na bota, limpe bem cada vinco e cada ruga do couro cuidadosamente. Depois passe um pano seco e deixa a bota secar completamente antes de partir para a hidratação do couro.

Hidratação do couro

Agora sim é hora de aprender como hidratar couro da bota. Primeiramente leia as instruções do produto que você comprou para hidratar a sua bota. Então, aplique o condicionador de couro com a escova por toda a bota, não deixe nem um espaço de fora, aplique em todas as áreas, inclusive na língua do calçado. Em seguida, deixe o produto agir por alguns minutos.

Dependendo de como a bota está ressecada, você pode repetir o processo mais uma vez, aplicando mais uma camada de hidratante de couro. Isso porque o couro ressecado suga bastante produto. Feito isso, deixe o sapato descansar por um tempo e depois use a escova de lustrar pra retirar o excesso de produto e dar mais brilho ao couro.

Por fim, é só deixar a bota secar completamente e depois colocar o cadarço de volta e já pode usar a sua bota hidratada e brilhante como nova.

Como hidratar couro: Bancos de carro

Proauto

Os bancos de couro podem ser um diferencial em um carro, agregando mais elegância e luxo ao automóvel. Mas para manter o banco sempre cuidado e evitar que ele se desgaste com o tempo é preciso fazer a manutenção do mesmo de tempos em tempos. O principal cuidado é a hidratação que deve ser feita do jeito correto para os melhores resultados. Isso é fundamental para evitar o ressecamento e as temidas rachaduras no banco de couro.

A hidratação do couro do banco de carro deve ser feita com certa periodicidade. Mas isso varia muito, porque depende da região que a pessoa vive, se ela usa muito ar-condicionado, se o automóvel fica muito exposto ao sol, entre outros fatores. Mas de modo geral, o intervalo médio entre uma hidratação e outra é de 3 a 6 meses.

Então, como hidratar couro de carro não é muito complicado, o mais importante é ter em mãos os produtos específicos para o tratamento de couro. Geralmente, esses produtos são à base de óleos naturais do próprio couro. Portanto, funcionam como hidratante, eliminando os rangidos comuns nesse tipo de material.

Passo a passo de como hidratar couro de banco de carro

  1. Antes de mais nada, é preciso retirar toda poeira e sujeira presente no banco. Para isso, utilize um pano seco ou um aspirador de pó.
  2. Em seguida, remova toda sujeira impregnada no couro, como manchas de comida e bebida. Você pode usar uma esponja úmida com sabão ou detergente neutro. Depois, remova o excesso de produto com um pano úmido.
  3. Feito isso, seque bem os bancos com um pano limpo e seco.
  4. Então é hora é hidratar o couro do seu banco. Com a superfície completamente limpa, o banco está apto a receber os produtos para fazer a hidratação do couro. Com uma flanela limpa, aplique o produto sobre todo o banco fazendo movimentos circulares e deixe agir por cerca de 40 minutos.
  5. Por fim, após o tempo de ação, remova o excesso de produto com outro pano seco e está pronto, o banco limpo e o couro hidratado.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Como limpar bolsa de couro? Passo a passo + dicas infalíveis.

Fontes: Enluaze Só Queria Ter Um Acqua Zero

Imagens: Promobit Grupo Super Clean Portal de Inverno Proauto

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.