Como hidratar os lábios – Dicas para cuidar da saúde dos lábios

Para evitar que os lábios fiquem ressecados é muito importante saber como hidratar os lábios, só assim para mantê-los bonitos e saudáveis.

Com a preocupação com a pele, o cabelo, as unhas, às vezes a saúde dos lábios acabando ficando de lado, e o resultado disso são lábios ressecados. Isso porque a pele dos lábios é diferente da pele do rosto por exemplo, sendo muito mais fina e sensível, propensa ao ressecamento e rachaduras. Por isso é tão importante saber como hidratar os lábios.

Os lábios são muito sensíveis, e assim podem ficar ressecados muito facilmente. Quando isso acontece, os sinais são claros, os lábios ficam com um aspecto esbranquiçado, com rachaduras e dependendo da gravidade, até feridas que podem causar desconforto e ardência, além da aparência nada agradável. Felizmente, a solução para esse problema tão comum é muito simples: hidratação. Além dela, outras dicas simples fazem toda a diferença para a saúde dos lábios.

Por isso, hoje iremos aprender como hidratar os lábios e conferir dicas valiosas de como cuidar dessa região tão sensível e também tão evidente.

Ressecamento dos lábios

Júlia Fleck

Antes de apender como hidratar os lábios, precisamos compreender a origem do problema que é o ressecamento. Precisamos pontuar que a pele que cobre a boca é extremamente sensível, podendo ficar irritada apenas com uma alteração do tempo. Mas além disso, outros fatores comuns também influenciam no seu ressecamento.

Entre os mais comuns, podemos citar a ação do vento, o frio, exposição solar, clima seco, mudanças bruscas de temperatura, a saliva, uso de ácidos na pele, poluição do ar, e até o ar-condicionado dos ambientes. E mais do que isso, a pouca ingestão de água, banhos muito quentes, falta de proteção solar e cuidados no dia a dia também influenciam na irritação e ressecamento dessa área. Por isso, a necessidade da hidratação dos lábios.

Com a falta de hidratação correta, os lábios sofrem com a descamação e ressecamento, que além de afetar a aparência, podem ser muito incômodos e causar até feridas. Desse modo, a hidratação se faz tão essencial para se ter lábios bonitos e saudáveis, assim como usar proteção solar já que os raios solares podem agredir a pele da boca de forma tão grave, que pode causar até queimaduras.

Felizmente, com cuidados simples e forma de como hidratar os lábios, é possível resolver de uma vez por todas o problema de ressecamento dos lábios. O uso de lip balms, máscaras hidratantes para os lábios, protetores labiais entre outros são fundamentais para isso.

Dicas de como hidratar os lábios

Dicas de Mulher

Então, agora vamos conferir dicas infalíveis de como hidratar os lábios. São dicas e cuidados básicos, mas que farão toda a diferença na saúde dos seus lábios:

Esfoliação labial

Isso mesmo, a esfoliação pode ser uma ótima aliada dos lábios. O processo atua removendo as células mortas ao mesmo tempo que promove uma renovação da pele, que fica mais macia e suave. Além de deixar a boca lisinha, a esfoliação faz com que a hidratação em seguida seja muito mais eficaz.

E o melhor de tudo, você pode fazer isso com ingredientes caseiros e naturais que todo mundo tem em casa. Uma receitinha básica de esfoliante labial é misturar uma colher de mel com uma colher de açúcar. Feito isso, aplique a mistura sobre os lábios esfregando suavemente para não ferir. Por fim, enxágue com água. Você pode fazer essa esfoliação uma vez por semana.

Lip balms

O uso de lip balms, ou bálsamo labial é fundamental para ter lábios hidratados e bonitos. Esse produtinho mágico tem ação uma ação hidratante muito mais poderosa do que os batons tradicionais. Normalmente, esses balms contam com ingredientes altamente hidratantes, como manteiga de cacau, karité, argan, vitamina E entre outros. E por não ter cor, não alteram a coloração do batom que deve ser aplicado após o lip balm.

Máscara hidratante para os lábios

Se tem máscara hidratante para os cabelos, porque não teria para os lábios não é mesmo? Se trata de um produtinho especifico para potencializar a hidratação e revitalizar os lábios. Desse modo, a máscara hidrante para os lábios, promove hidratação profunda, acalma os lábios, deixando-os mais macios e suaves.

A maioria delas vem em formato de adesivo, que deve ser aplicado sobre os lábios limpos e cobrir toda a sua extensão. Após a aplicação, basta deixar o produto agir conforme instrução da embalagem, geralmente por 10 a 15 minutos e prontinho, lábios hidratados e revitalizados.

Aliás, se você ficou interessada em máscaras de hidratação labial, a loja Pele de Pêssego conta com ótimas opções desse produtinho mágico.

Dicas para evitar o ressecamento dos lábios

Rovella & Schultz

Então, agora que você já sabe como hidratar os lábios, é hora de descobrir o que fazer para evitar o seu ressecamento.

  • Usar bepantol: essa é uma pomada com alto poder cicatrizante e hidratante. Sendo assim, para evitar o ressecamento dos lábios você pode aplicar bepantol sobre os lábios à noite, antes de dormir.
  • Beber água: essa é uma das formas de prevenir o ressecamento dos lábios. O ideal é beber no mínimo 2 litros de água por dia, principalmente em dias mais quentes e secos.
  • Ativos hidratantes: use produtos ricos em ativos hidratantes como vitamina E, pantenol, manteiga de karité e de cacau. Esses produtos irão ajudar a restaurar e reparar a barreira de proteção dos lábios, evitando que eles fiquem ressecados.
  • Aplicar hidratante: sempre que for usar batom ou gloss, aplique um lip balm ou protetor labial antes.
  • Evite batons coma alta fixação: isso porque esse batons contam com compostos altamente fortes para fixar a cor por mais tempo, e eles podem deixar os lábios secos e ressecados.
  • Evite a saliva nos lábios: isso porque a saliva possui pH ácido, e é composta por substâncias que removem a hidratação da pele, além de dificultar a cicatrização e estimular uma irritação na região. Então, se você conseguir evitar isso, melhor para os seus lábios.
  • Jamais arranque a pele dos lábios: fazer isso só irá piorar a irritação dos lábios, causando dor e podendo se agravar até virar uma ferida. Nesses casos, lembre-se de não passar a língua na boca para não atrapalhar a cicatrização.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Lábios rosados – 10 truques para manter a boca sempre corada.

Fontes: Sou Smile ADCOS Tua Saúde

Imagens: Gato Preto Júlia Fleck Dicas de Mulher Rovella & Schultz

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.