Como lavar roupa – Dicas de lavagem na máquina e na mão

Saber como lavar roupa é fundamental para uma lavagem eficiente e evita danos às suas roupas. Confira dicas de como fazer do jeito certo.

Cuidar de uma casa não é uma tarefa fácil, principalmente porque envolve várias tarefas distintas. É preciso saber limpar o chão, lavar a louça, em alguns casos fazer a própria comida, e claro, fazer a lavagem das suas roupas. Tudo isso parece muito fácil e óbvio, mas nem sempre é tão simples quanto muita gente imagina. No caso de lavar roupa, se não for feito do jeito correto, pode acabar danificando suas peças. Mas, afinal, como lavar roupa?

Não é difícil, ainda mais se tiver uma máquina de lavar a disposição. No entanto, por mais que o eletrodoméstico seja um aliado na hora de lavar roupa, não basta simplesmente colocar tudo lá e pronto. É preciso de uma organização, separar as peças, usar os produtos adequados e escolher o programa correto para cada tipo de peça. O mesmo acontece com a lavagem na mão, que pode não ser tão prático, mas também é muito simples.

Por isso, hoje iremos conhecer dicas de como lavar roupa, tanto na máquina de lavar, quanto na mão, o método mais antigo de todos. Esse último que sempre funciona muito bem, principalmente quando se trata de peças delicadas.

Como lavar roupa: preparação

Homepedia

Antes de aprender como lavar roupa propriamente dito, precisamos nos preparar para começar o trabalho, seja na máquina ou na mão mesmo. Alguns pontos devem ser levados em consideração antes de simplesmente colocar tudo na máquina de qualquer jeito.

Dicas de pré-lavagem

Confira as dicas do que fazer na preparação para lavar a roupa:

  • A primeira coisa a se fazer antes de começar a lavar as roupas é a separação. É muito importante fazer isso para evitar danificar as peças. Portanto, comece separando as peças por cores (roupas brancas, coloridas, e pretas), por tipo (roupas de vestir, roupas de cama, roupa de banho, panos de prato, tapetes e etc) e por nível de sujeira.
  • Feito isso, é importante observar se alguma peça apresenta mancha ou encardido. Se for esse o caso, faça uma pré-lavagem coma peça, deixando-a de molho por alguns minutos.
  • No caso de roupas claras, que não desbotam e não estão muito sujas, elas podem ser lavadas juntas com as peças brancas.
  • Para peças de roupa muito delicadas, a dica é lavar na mão. Mas também pode ser na máquina, contando que seja no modo lavagem delicada, e de preferência dentro de sacos para proteção de roupas.
  • Se tiver alguma peça nova, que nunca foi lavada, faça um teste para saber se ela solta tinta.
  • Os sacos de proteção podem ser usados no caso de roupas delicadas, e também para roupas que soltam pelos.
  • Retire todos ornamentos das roupas, como cintos, broches, bottons, fivelas e etc.
  • Nas camisas e calças, abotoe todos os botões e feche os zíperes.
  • É sempre bom dar uma conferida nos bolsos, para ver se não tem nada, como um bilhete ou um dinheiro esquecido para não molhar.
  • Faça um cronograma de lavagens, uma para cada categoria de roupas. Por exemplo, uma para peças jeans, outra para toalhas, uma para roupas de cama e assim por diante.

Como lavar roupa na máquina

Vix

Agora sim, como lavar roupa na máquina. Antes de mais nada, é importante ler o manual de instruções da sua máquina de lavar. Apesar de a maioria das máquinas funcionarem basicamente do mesmo jeito, elas podem ter algumas diferenças importantes e que vale a pena saber antes de começar a usar. Então, sabendo disso, vamos conferir dicas e recomendações gerais para a lavagem de roupas na máquina de lavar.

  • Com tudo separado conforme cor, tipo e nível de sujeira é hora de colocar na máquina.
  • Escolha o modo de lavagem de acordo com o tipo de roupa e nível de sujeira. Por exemplo, peças claras e brancas pouco sujas, devem ser lavadas em programas de lavagem leves.
  • Já no caso de peças muito sujas, o ideal é usar programas de lavagem mais intensos e longos.
  • No caso de roupas de bebê e peças íntimas, o modo de lavagem é o mais suave.
  • O programa de lavagem rápida é usado para roupas que não estão muito sujas e não tem manchas.
  • Na hora de colocar os sabão e amaciante nos reservatórios da máquina, uma ótima dica é diluí-los antes.
  • Quanto ao nível de água, selecione um compatível com a quantidade de peças.
  • E por último, mas não menos importante: não sobrecarregue a máquina de lavar. Ou seja, não coloque roupas além do suportado pelo eletrodoméstico.

Passo a passo

  1. Colocar as peças separadas na máquina;
  2. Adicionar o sabão e amaciante no reservatório indicado.
  3. Escolher o programa de lavagem.

Após a lavagem, basta retirar e estender as peças para secarem em ambiente com boa circulação de ar.

Como lavar roupa na mão

Cleanipedia

Não tem máquina de lavar ou simplesmente as peças pedem por uma lavagem mais delicada? A lavagem à mão é o método mais antigo de lavar roupa, e por mais que seja um pouco mais trabalhoso, é muito eficiente. Sem contar, que as vezes vai ser preciso lavar uma peça ou outra na mão. Portanto, é muito importante saber como lavar roupa na mão.

Para quem busca formas de conservar as roupas por mais tempo, a lavagem a mão é a mais indicada. Ou também em casos que a peça está manchada. Confira o passo a passo para lavar roupa na mão:

  1. Primeiramente, coloque as peças de roupa a serem lavadas de molho. Para isso, em um balde com água, adicione sabão neutro ou de coco e em seguida as peças, no caso já separadas por cores na pré-lavagem.
  2. Em seguida, retire as peças do balde e esfregue suavemente com as mãos, dando uma atenção especial às partes manchadas ou que acumulam mais sujeira, como na parte das axilas.
  3. Depois, enxágue bem as peças em água limpa até remover completamente o sabão. Pode ser necessário mais de dois enxágues.
  4. Feito isso, retire o excesso de água e estenda as peças em um varal em ambiente ventilado.

Dicas gerais de lavagem de roupas

Lave em Casa

Então, agora que você já sabe como lavar roupa, tanto na máquina quanto na mão, vamos para algumas dicas finais para tornar a sua lavagem ainda mais eficiente.

  • Confira sempre as etiquetas das roupas, para saber a recomendação de lavagem, quais produtos podem ser usados e indicações sobre a conservação do produto.
  • Tenha um cronograma de lavagem. Desse modo você consegue juntar a maior quantidade de peças para lavar de uma única vez, para assim poupar trabalho, água e energia.
  • Respeite as especificidades da máquina de lavar, para não sobrecarregá-la.
  • Dilua o sabão e amaciante antes de entrar em contato com as peças, para evitar manchá-las.
  • No caso de roupas brancas, uma dica de lavagem para remover manchas é colocar as peças de molho em um balde com água e água sanitária ou alvejante.
  • Prefira água fria na hora da lavagem para preservar a cor das peças por mais tempo.
  • Para peças coloridas novas, faça um teste para saber se ela solta tinta, para evitar manchar outras roupas.
  • Roupas de bebê podem ser lavadas tanto na máquina quanto na mão, mas sempre no programa de lavagem delicado. E dê preferência a produtos especiais para roupas infantis ou então, sabão de coco.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Como lavar travesseiro – Passo a passo para lavar, secar e clarear.

Fontes: Zap em Casa Viva Decora Zoom

Imagens: Ideias Decor Homepedia Vix Cleanipedia Lave em Casa

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.