Como lavar sutiã – Cuidados na lavagem de cada peça

Se você não sabe como lavar sutiã, aprenda de vez para não estragar suas peças. Sabão neutro, água fria e cuidado são essenciais.

Como lavar sutiã

Sutiã é uma peça que sem dúvidas está presente nas gavetas de todas as mulheres. Usado praticamente todos os dias, como peça de roupa íntima, ele também tem o jeito correto de ser lavado, dependendo de cada modelo. Por isso, existem técnicas de como lavar sutiã sem deixa-lo todo amassado, desfiado ou manchado.

A maioria dos sutiãs são feitos com spandex, um tecido muito frágil. Assim, essas são peças que precisam de certos cuidados na hora de lavar que nem todo mundo sabe e acaba estragando os sutiãs antes do tempo normal de uso e durabilidade, que é de 6 meses.

O spandex, sendo um tecido específico, também é sensível ao calor. Então, é importante ressaltar que sutiãs e secadoras não combinam, pois temperaturas muito altas vão fazer o spandex quebrar suas fibras.

Fonte: Pinterest

Desse modo, a temperatura máxima que se pode lavar um sutiã ou lingerie é de no máximo 40ºC (equivalente a água morna). Isso também evita que os ferros de sustentação de um bojo e os ganchos de fecho enferrujem. Além disso, é melhor colocar para secar na sombra, pois o sol pode desbotar o tecido.

Não obstante, o sabão também é parte se você tem dúvidas de como lavar sutiã. O ideal é usar sabão neutro suave, detergente neutro ou sabão de coco. Não obstante, o amaciante pode ser esquecido na prateleira quando o assunto é sutiã. Isso porque o spandex pode ser danificado com o amaciante. Por fim, não se esqueça de separar as peças de sutiã por cores, pois claras e escurar podem fazer manchas umas nas outras.

Frequência para lavar os sutiãs

Se você tem dúvida de quanto em quanto tempo deve lavar seu sutiã, não se preocupe, pois para isso não existe uma regra fixa. Resumindo, tudo depende do quanto você usa determinada peça e da sua tendência a suar.

Desse modo, se você soa mais, provavelmente vai querer lavar o sutiã com mais frequência e nisso não há problema algum. Tudo depende da maneira correta de lavagem para não danificar o tecido, as cores, bojos e aros.

Como lavar sutiã

Como lavar sutiã
Fonte: Dicas Online

Existem vários tipos de sutiã. Contudo, o método de lavagem para cada um deles não muda muito, pois todos são delicados. Veja abaixo como lavar os modelos de sutiã mais usados.

Sutiã com bojo

Normalmente, as mulheres utilizam muito os sutiãs com bojo, para dar sustentação aos seios. Eles não exigem muita diferença de lavagem para outros tipos de lingerie.

Lavagem manual

Fonte: Ana Maria Braga

Primeiramente, o ideal é lavar esse tipo de sutiã à mão, para não deformar o bojo ou os aros de sustentação do bojo. Em segundo lugar, não utilize água quente, nem alvejantes, pois eles podem estragar a durabilidade do tecido e do bojo.

Para lavar um sutiã de bojo à mão, utilize um balde ou um tanque, água morna e sabão neutro. Misture o sabão na água até criar bolhas e mergulhe a peça que quer lavar na mistura. Deixe mergulhado por pelo menos 20 minutos. Se estiver muito sujo e manchado, deixe por cerca de uma hora.

Depois, agite o sutiã e troque a água do balde ou tanque. Mergulhe várias vezes a peça na água até enxaguar bem.

Por fim, como é preferível lavar com as mãos esse tipo de sutiã, não torça! Você pode espremer o bojo para o excesso de água sair, voltar o bojo para o formato original e, finalmente, pendurar. Esqueça a secadora de roupas se não quiser arruinar seu bojo.

Como lavar sutiã na máquina

Caso queira muito lavar o sutiã na máquina, primeiro feche os ganchos. Em seguida, é melhor colocar a peça dentro de um saco de lavagem ou uma esfera, pois assim não fica em atrito com outras roupas.

O sabão neutro também não fica de fora nesse caso, preferindo um ciclo leve da máquina de lavar para evitar deformação no bojo. Por último, coloque para secar no varal, esquecendo a secadora.

Sutiã esportivo

Fonte: Pinterest

Conhecido como top esportivo, esse sutiã é o mais badalado em spandex. Desse modo, você pode por para lavar na máquina, mas apenas se a água for fria, com sabão neutro. Mas antes, tire os bojos dele, para não amassarem e esqueça o amaciante para não prejudicar e detonar as fibras do tecido.

Como lavar sutiã sem costura

Fonte: Elo7

Esse sutiã também não deve ir para a máquina, pois sua cola que substitui a costura, pode soltar mais facilmente na máquina. Além disso, se tiver bojo ou espuma, a mesma regra é válida, além da água quente que também deve ser esquecida pelo mesmo motivo da cola e do bojo que pode deformar.

Difícil? Que nada! Basta enche uma pia ou balde com água fria ou morna, colocar detergente ou sabão neutro e deixar de molho por pelo menos 1 hora. Em seguida, esfregue suavemente e pode colocar em cima de uma toalha para secar.

Se o sutiã não tem bojo, você pode coloca-lo na máquina, desde que seja em água fria, sabão neutro, com os grampos fechados e dentro de um saco de lavanderia ou esfera. Por fim, deixe secar, na sombra, em cima da toalha ou no varal.

Sutiã tomara-que-caia

Fonte: Marisa

Um sutiã tomara que caia não é muito comum de ser usado e, por isso, é sofre poucas lavagens. Desse modo, é preferível que sejam lavados à mão, pois no forro dele existe um silicone que o sustenta e, caso vá para a máquina, gruda pelos e fica desgastado. Assim, siga as mesmas dicas de água fria e sabão neutro.

Sutiã bralette

Fonte: Lingerie

O sutiã bralette, caso não conheça, é aquele que não tem nenhum tipo de estrutura pesada, ou seja, sem aros e bojos. Sendo assim, eles seguram os seios graças a uma faixa que vai abaixo dos seios ao longo de toda a peça. Normalmente, esse modelo é muito comum na renda e são muio delicados por isso.

Desse modo, o bralette deve ser lavado à mão e na água fria, sempre fechando os ganchos, caso existirem. Mesmo assim, se você for muito amiga da máquina de lavar, utilize o saco de lavagem, mesmo ainda não sendo tão aconselhável assim.

Sutiã de maternidade ou amamentação

Fonte: Dica de Lingerie

Esse tipo de sutiã é muito variável, com vários modelos. Sendo assim, as mamães que não sabem como lavar sutiã de amamentação vão preferir colocar essas peças dentro de um saco de lavar, jogar na máquina e deixar a água fria. Desse modo, caso o sutiã tiver aros, não risca nada. Caso não tenha, pode ser lavado à mão como os outros.

Como lavar sutiã – manchas

Caso note que seu sutiã está muito manchado, de sujeira ou suor, e esteja tentada a coloca-lo direto na máquina com um ciclo pesado e alvejante, não faça isso. Com isso, você pode arruinar o tecido do sutiã.

Para tirar as manchas amareladas de peças claras, basta que você deixe o sutiã durante 15 minutos de molho em água com sabão neutro. Em seguida, é só esfregar o local da mancha. Caso não saia, pode acrescentar um mistura de bicarbonato com água em cima da mancha e repetir o método do molho o quanto for preciso.

Como lavar sutiã – acessórios

Existem alguns truques para quem quer lavar o sutiã na máquina a qualquer custo, como as esferas de lavagem e o saco. Porém, é importante ressaltar que o melhor aliado de como lavar sutiã é o sabão neutro ou de coco e a água fria.

Saco de lavagem

Como lavar sutiã
Fonte: Preçolandia

O saco de lavar roupas é muito útil para quem tem pouco tempo e precisar lavar uma roupa na máquina que exige mais cuidado. Eles são feitos de poliéster, com buraquinhos grandes ou quase mínimos. Em suma, certos tipos de sutiã podem ser lavados utilizando esses sacos. Contudo, sempre devemos prestar atenção ao que as etiquetas dizem.

Desse modo, roupas e sutiãs que pedem lavagem à mão, exclusivamente, não devem ser colocadas no saco de lavar dentro da máquina. Esse acessório é ótimo para sutiãs com armação, pois o ferro, caso se solte da peça, não danifica a máquina ou outras roupas.

Esfera de lavar

Como lavar sutiã
Fonte: Mercado Livre

A esfera ou bolinha de lavar roupas é boa para quem quer lavar um sutiã dentro da máquina de lavar em qualquer ciclo, porque suas duas camadas em esfera protegem a maior parte do atrito com outros tecidos.

No entanto, roupas delicadas como renda e bordados não devem ser lavados na esfera. Resumindo, ela é boa para lavar o sutiã sem deforma-lo, mas ainda assim não se compara com a garantia de lavar o sutiã na mão.

Fontes: Women’s Health Brasil, Home Organizer, Del Rio, Specialità, Stylight

Imagens: Dicas Online, Mercado Livre, Pinterest, Ana Maria Braga, Elo7, Marisa, Lingerie, Dica de Lingerie, Preçolandia

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.