Como tirar ferrugem de inox: receitas e dicas para prevenção

Acabar com a ferrugem dos eletrodomésticos pode ser uma dor de cabeça. Mas, vamos te ensinar como tirar ferrugem de inox de um jeito fácil!

Não existe nada pior que ferrugem nos eletrodomésticos, não é mesmo? Além disso, a confusão que é para remover essa substância avermelhada não está escrita! Ademais, é praticamente impossível correr da ferrugem, até mesmo se limpar seus produtos com frequência. Agora, como tirar ferrugem de inox? Principalmente, como tirar a substância sem danificar os objetos, não é mesmo?

Aliás, você sabe o que é a ferrugem? A ferrugem nada mais é que uma reação química do ferro, que oxida ao passar muito tempo em contato com o oxigênio e a água. O inox, que é uma abreviação para aço inoxidável, é mais resistente por si só que o ferro e o aço, contudo, não está imune às ações do tempo. Além disso, caso você more na costa de alguma praia, saiba que essas reações químicas vão acontecer mais rapidamente. Isso acontece por conta dos sais e da maior umidade do ar.

Bicarbonato… esponja… suco de limão… Algumas opções se fazem presentes para quem deseja limpar a ferrugem indesejada sem precisar gastar com um produto de limpeza caro. Ainda que os produtos sejam recomendados, algumas opções mais baratas e acessíveis existem. Ademais, o que importa é limpar esse avermelhado, não é mesmo? Antes de conhecer como tirar ferrugem de inox, vamos ver porque isso acontece!

Porque a ferrugem aparece no inox?

Como tirar ferrugem de inox

Como dito anteriormente, a ferrugem é uma reação química, que acaba afetando os eletrodomésticos. Geralmente objetos enferrujam devido ao contato com oxigênio e água. Esses elementos fazem com que o elemento ferro oxide, causando aquela coloração avermelhada indesejada. Além de indesejada é bem feinha né, vamos ser honestos! 

Contudo, o que causa a oxidação do inox? Inox é uma abreviação para aço inoxidável, sendo assim, esse material não podia oxidar, não é mesmo? Porém, na verdade, o inox é uma mistura de aço, ferro e alguns outros minerais, como cromo e níquel. Depois da fundição dos minerais, o inox recebe uma película que o protege da oxidação. Mas, como nem tudo é perfeito, o inox pode sim enferrujar.

Geralmente o inox não enferruja como outros materiais com ferro, apresentando apenas manchas laranjas e vermelhas. Além da umidade, a temperatura do local onde você mora também pode ser um fator determinante. Além disso, é importante ressaltar que não se deve limpar o inox com água morna ou materiais de limpeza pesados, como água sanitária. Isso danifica mais ainda o material.

Como tirar ferrugem de inox – Receitas

Bicarbonato de sódio

Solução alcalina

Um dos maiores coringas no que se diz respeito à limpeza doméstica é o bicarbonato de sódio. Além de auxiliar nos afazeres domésticos, a substância alcalina também ajuda na saúde bucal e estomacal. O bicarbonato é um pózinho branco, que pode ser adquirido em qualquer supermercado. Em relação a limpeza de ferrugem, o pó deve ser misturado com água formando uma pastinha que será aplicada diretamente sobre a ferrugem. Depois de pelo menos meia hora, deve-se retirar a substância com um pano úmido ou uma esponja macia e detergente. 

Limão

Acidez

O limão também é bom tanto para limpeza quanto para a saúde. Além de muita vitamina C, a fruta cítrica também é antioxidante. Devido a sua acidez exacerbada, o limão é capaz de remover as ferrugens com facilidade. Para remover as manchas com facilidade, você deve espremer o limão e usar o seu suco diretamente sobre a mancha. Depois, esfregue com uma esponja ou uma escova de dentes macia, para que seu eletrodoméstico não seja danificado. Caso a mancha persista, deixe o limão agir por alguns momentos antes de esfregar. 

Vinagre

Vinagre

O vinagre branco, da mesma forma que o limão, é usado por conta de sua acidez. Além de temperar ótimas saladas, o produto também é usado para desinfetar frutas e superfícies. Sendo assim, nada melhor que um bom produto naturalmente ácido para limpar seu eletrodoméstico de inox, não é mesmo? Para limpar uma superfície com vinagre, misture o produto com água e esfregue delicadamente o local com um pano. Caso a mancha persista, deixe o vinagre com água agir por alguns momentos antes de esfregar. 

Batata crua

Batata

Com certeza você não esperava por essa! Mas sim, a batata crua é um ótimo produto para remover ferrugem de inox. Além de ser um tubérculo delicioso, que pode ser saboreado de praticamente todas as formas possíveis, é possível também usá-la como um produto de limpeza. Na batata crua existe um agente chamado ácido oxálico, que age diretamente sobre a ferrugem. Para usar essa dica, você deve pegar uma batata crua em rodelas e esfregá-la diretamente sobre a mancha de ferrugem. Ademais, caso você queira acelerar o processo, apenas adicione bicarbonato de sódio ou algumas gotas de limão sobre a ferrugem.

Prevenção

Como prevenir que a ferrugem apareça

Como mencionado anteriormente, uma das principais causas da ferrugem no inox é a umidade e a temperatura local. Sendo assim, para prevenir que tais manchas apareçam, limpe o seu eletrodoméstico com frequência. O acúmulo de sujeira também é um fator que pode levar a ferrugem a aparecer, ou seja, limpe com frequência.

No momento da limpeza, procure utilizar água fria ao invés de morna, já que a água morna pode levar a ferrugem. Além disso, não utilize palhas de aço, já que elas podem danificar a superfície do inox, levando à ferrugem. Recomenda-se cobrir os eletrodomésticos, para que as ações do tempo não façam com que surjam manchas. Essa dica vale principalmente para quem mora em regiões litorâneas.

Caso você queria algumas dicas para limpar a gordura dos seus eletrodomésticos: Passo a passo de como limpar gordura do fogão, forno, grills e frigideira

Imagens: Adobe Stock, Pixabay

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.