Cor fantasia, o que é? Como aderir a esse estilo + inspirações

Você sabe o que são as cores fantasia? Saiba mais sobre como incorporar esse estilo de cabelo ao seu visual e os principais cuidados.

Cor fantasia

As cores fantasia são aquelas que não fazem parte dos tons de cabelo naturais, ou seja, ninguém nasce com o cabelo daquela cor. Desse modo, cores fantasias são aquelas alaranjadas, vermelho bem vivo, azul, lilás, rosa, entre uma infinidade de outros tons. Esse estilo se popularizou na década de 70, com o movimento punk, e desde então está presente nos cabelos de muitas pessoas.

Além de existirem tons mais fortes, como o roxo e o rosa, é possível deixar o visual mais discreto com tons pastéis. Além disso, você pode soltar a criatividade pintando o cabelo de mais de uma cor, investindo no estilo arco-íris, em que o cabelo é pintado com faixas violeta, azul claro, azul escuro, verde, amarelo e laranja. Mais recentemente, surgiu também a tendência do galaxy hair, que mistura tons de azul turquesa, violeta, roxo e rosa, dando a impressão de galáxia no cabelo.

Se você tem vontade pintar os cabelos com cor fantasia, mas não sabe como começar, nós trouxemos algumas dicas para te mostrar que não é nenhum bicho de sete cabeças. No Brasil, a youtuber Luíza Junqueira ficou muito famosa fazendo vídeos sobre os cabelos coloridos pintados em casa. Dessa forma, podemos notar que, com muita dedicação, esse é um visual que você pode carregar sempre. No entanto, se você vai colorir os cabelos em tons fantasia pela primeira vez, o recomendado é ir a um profissional.

Como pintar os cabelos com cor fantasia

Cor fantasia - saiba mais sobre como aderir a esse estilo
Fonte: Sobrancelhas.com

Pra quem quer sair da mesmice e dar uma ar mais divertido ao look, as cores fantasia são uma ótima alternativa. O simples fatos de ter cabelos coloridos já destaca o visual. Além disso, qualquer pessoa, em qualquer idade pode aderir ao estilo, não precisa ter medo. Você podem encontrar a cor e o estilo que mais combine com a sua personalidade para se sentir mais autêntica e confiante. Por isso, sem mais delongas, saiba mais sobre como deixar os cabelos coloridos.

As tinturas de cor fantasia não são permanentes como as outras, o que por um lado é bom, pois agride menos os fios. No entanto, esse tipo de cabelo vai exigir mais retoques, pois perde a cor mais facilmente. O primeiro passo para deixar os cabelo coloridos é fazer uma descoloração, pois assim os fios se tornam porosos, recebendo melhor a tintura. É importante também que os fios estejam bem fortes e saudáveis, para não deixá-los quebradiços. E não se esqueça de sempre fazer o teste de mecha antes.

Além disso, cores mais claras, como azul bebê, rosa millennial e lavanda, exigem uma maior descoloração. Enquanto os tons mais escuros já fixam em apenas uma descoloração, cores mais claras vão precisar passar mais de uma vez por esse processo. Outra opção, caso você não queira descolorir e seus fios sejam virgens, é utilizar tinturas com amônia. Assim, as cutículas do cabelo serão abertas para receber a cor fantasia, mas sem o cabelo ser tão danificado.

Como manter a cor fantasia

Fonte Estilo Próprio

As cores fantasias desbotam com mais facilidade, por isso você precisará se dedicar mais para que os fios fiquem coloridos e bonitos. O primeiro passo é seguir um cronograma capilar, já que você terá que retocar a tintura mais vezes. Por isso, não se esqueça de seguir uma rotina de nutrição, reconstrução e hidratação. Além disso, diminua a quantidade de lavagens de cabelo e invista em shampoos e condicionadores específicos para cabelos tingidos.

Para retocar a cor fantasia, você pode utilizar tonalizantes, aplicando direto no cabelo. Mas se a cor do seu cabelo for mais clara, no estilo dos tons pastéis, misture o tonalizante com máscara capilar branca, assim será possível visualizar a cor que ficará o cabelo, adicionando mais ou menos tonalizante. Além disso, o ideal é retocar a cada 15 ou 20 dias.

Cores mais famosas

Cabelo Sereia

Aqui a youtuber Luíza Junqueira fez o famoso “cabelo sereia”, com um degradê do lilás que passa pelo azul até chegar no verde, em tons mais claros.

Cor fantasia - saiba mais sobre como aderir a esse estilo
Fonte: Só Delas

Azul Escuro

Essa é umas das cores mais comuns quando se escolhe pintar o cabelo com cor fantasia.

Fonte: Claudia

Cores pastéis

Rosa e azul em tons pastéis também são tendência entre as cores fantasia. Além de dar um charme mais delicado aos fios.

Fonte: Apenas Ana

Roxo

Outra cor super popular nos cabelos coloridos é o roxo.

Cor fantasia - saiba mais sobre como aderir a esse estilo
Fonte: Dicas de Mulher

Vermelho fantasia

A cantora Hayley Williams, da banda Paramore, ficou muito conhecida por ter os cabelos coloridos, principalmente com as cores vermelho e alaranjado.

Fonte: Pinterest

Como cobrir a cor fantasia

Uma dúvida que pode surgir para você que quer arriscar na cor fantasia ou já tem os cabelos coloridos é como voltar à cor natural dos seus cabelos. Mas antes de saber como fazer isso, é importante estar atenta para a saúde do cabelo. Isso porque alguns tratamentos para voltar à cor natural utilizam química que pode fragilizar os cabelos. Por isso, invista sempre na rotina de cuidados, para que eles fiquem bem resistentes.

Procure produtos com ceramidas, que previnem a quebra, o ressecamento e a porosidade. Ademais, não abandone a rotina de cuidados com hidratação, nutrição e reconstrução nem antes e nem depois de remover a cor fantasia dos cabelos. No mais, saiba que a melhor opção para a cobertura dos fios coloridos é esperar que eles desbotem naturalmente. Você também pode acelerar esse processo com shampoos detox, que penetram mais na fibra capilar.

Cobrir cor fantasia com cores escuras

Se você quer cobrir a cor fantasia com uma tonalidade mais escura, basta esperar o cabelo desbotar. Lave ele com mais frequência utilizando shampoo detox, como mencionamos e faça hidratações de duas a três vezes por semana, para que os fios fiquem fortes.

Depois que o cabelo estiver suficientemente desbotado, basta utilizar o tonalizante escuro da sua escolha. Ele irá penetrar bem nos fios, voltando à cor natural. Quando a cor fantasia é muito resistente, como o vermelho, é possível que o cabelo fique com alguns reflexos depois de pintado. Nesse caso, é só seguir as instruções da caixa, fazendo os retoques no tempo recomendado.

Com cores claras

Fonte: Dicas de Mulher

Cobrir o cabelo colorido com cores mais claras pode ser mais complicado. Isso porque você não pode jogar a tintura clara nos fios com cor fantasia, pois ela não conseguirá fazer a cobertura. É importante esperar que o cabelo fique bem desbotado, quase branco, para então tentar fazer a cobertura.

Outra alternativa é fazer a decapagem dos fios. Esse procedimento consegue remover o pigmento artificial dos fios, preparando-os para receber uma nova tintura. Dependendo da cor que está no seu cabelo, será necessário realizar esse procedimento mais de uma vez para conseguir remover completamente os pigmentos.

No entanto, como esse processo é feito com água oxigenada e um pó parecido com o descolorante, é preciso que os fios estejam bem fortes e hidratados para não ficarem danificados no processo. Além disso, esses produtos não são compatíveis com a química usadas em relaxamento e alisamento, por isso, se seu cabelo tiver passado por esses procedimentos, o mais indicado é esperar que os cabelos desbotem naturalmente.

Inspirações

Dicas de Mulher
Cor fantasia - saiba mais sobre como aderir a esse estilo
Fique Diva
Cor fantasia - saiba mais sobre como aderir a esse estilo
Hypeness
ND Mais
Cor fantasia - saiba mais sobre como aderir a esse estilo
Pinterest
Crescendo aos Poucos
Cor fantasia - saiba mais sobre como aderir a esse estilo
Terra
Pinterest
Cor fantasia - saiba mais sobre como aderir a esse estilo
R7 Lifestyle
Farol da Bahia
Blitz
Pinterest
Cor fantasia - saiba mais sobre como aderir a esse estilo
Novocom.top
Dicas de Mulher
Cor fantasia - saiba mais sobre como aderir a esse estilo
Lindizzima
Cor fantasia - saiba mais sobre como aderir a esse estilo
Pinterest
Cor fantasia - saiba mais sobre como aderir a esse estilo
Cortes de Cabelo

Fontes: Cabelo Salon Line Loréal Paris

Imagens: Claudia 1 Só Delas Claudia 2 Apenas Ana Dicas de Mulher 1 Pinterest 1 Sobrancelhas.com Estilo Próprio Dicas de Mulher 2 Dicas de Mulher 3 Fique Diva Hypeness ND Mais Pinterest 2 Crescendo aos Poucos Terra Pinterest 3 R7 Lifestyle Farol da Bahia Blitz Pinterest 4 Novocom.top Dicas de Mulher 4 Lindizzima Pinterest 5 Cortes de Cabelo

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.