Cor do ano 2021, qual é? Processo de escolha e como usá-la

A Pantone divulgou recentemente quais serão as cores do ano 2021. Para o próximo ano a empresa apostou na combinação de amarelo e cinza.

Como todo mundo sabe, anualmente a Pantone, empresa de consultoria de cores escolhe a cor que será a tendência do próximo ano em vários setores, como moda, design, cultura e etc. Nesse ano não foi diferente, e o anúncio de qual seria a cor do ano 2021 foi feito na semana passada. Nesse ano, a Pantone elegeu não apenas uma, mas duas cores do ano, o cinza “ultimate gray” e o amarelo “illuminating”.

Diferentemente de 2020, que a cor do ano foi o “classic blue”, que fazia referência ao céu, a escolha da cor do ano 2021 levou muito em consideração o momento que estamos vivendo. Então, foi uma busca por uma tonalidade que refletisse o momento atípico que estamos passando e que projetasse melhores expectativas para o ano que está chegando.

Sendo assim, a combinação do cinza e do amarelo é uma forma de mostrar como elementos diferentes podem se encontrar para se apoiar.  Além de transmitir sentimentos como força e positividade, resiliência e otimismo.

Cor do ano 2021

DCI

A cor do ano 2021 é uma aposta na dualidade de duas cores, no caso o cinza e o amarelo. Em termos técnicos na cartela Pantone,  as cores “17-5104 Ultimate Gray” e a “13-0647 Illuminating”.

Não é novidade que a empresa Pantone é a número um em consultoria de cores do mundo, e a que define as tendências de tonalidades. Normalmente é escolhida uma única cor do ano, mas essa não é a primeira vez que a aposta é em duas tonalidades distintas. Em 2016 a empresa definiu o rosa e o azul como as cores daquele ano.

Nesse ano, a escolha da cor foi focada em buscar algo que remetesse ao momento em que estamos vivendo, e que projetasse nela a esperança de melhora para o futuro. Enquanto o amarelo é uma cor clara e animadora, que exalta brilho e vivacidade e aconchego ao mesmo tempo. O cinza é mais emblemático, ligado a elementos sólidos e seguros, que rementem a ideia de uma fundação firme.

Portanto, o cinza fica por conta da força e o amarelo da energia, tudo o que precisamos depois de um período conturbado. Sendo assim, uma combinação que remete a positividade, otimismo e resiliência para o próximo ano.

O amarelo não é bem uma novidade como cor do ano. Essa é a segunda vez que a tonalidade é eleita a tendência do ano. No entanto, o cinza figura pela primeira vez como uma nuance tão importante nesse cenário.

Como é feita a escolha da cor do ano

Casa Vogue

Uma curiosidade frequente é como é a feita a escolha da cor do ano. Obviamente que é um processo longo e que leva em consideração muitos fatores. Até porque há mais de duas décadas que a cor do ano Pantone influencia no desenvolvimento de produtos dos principais setores, como moda, decoração, beleza, design, cinema e etc.

Sendo assim, o processo de escolha é fundamentado na pesquisa e observação dos especialistas da empresa, que estão sempre atentos as novas influencias de cores no contexto geral. Tudo é levando em consideração, a cultura, o audiovisual, a arte, a moda, estilo devida e as mais diversas condições socioeconômicas.

Então, a partir de tudo isso é possível criar novas tecnologias, materiais, texturas e efeitos que modificam as cores. Mas não é só isso, é preciso ter habilidades para entender o mercado e o que pode ser agregado à ele. É preciso saber sentir o mercado e estar apto a ver o que está acontecendo no mundo inteiro. E no fim, todas as análises se unem para chegar a um resultado que contemple todas essas necessidades e expectativas em uma ou mais cores.

Não se trata de apenas escolher uma cor, mas de percorrer um caminho até ela. Portanto a cor do ano 2021 é muito mais do que uma simples tendência, mas também uma reflexão a respeito das mudanças e anseios do momentos que vivemos.

Como usar a cor do ano 2021 na moda

We Fashion Trends

Como a moda é um dos setores mais influenciados pela cor do ano Pantone, não poderíamos deixar de falar sobre essa combinação nos looks. Como dito anteriormente, as duas tonalidades claras evocam esperança e resiliência. E além disso, são fáceis de serem usadas, seja nos looks ou na decoração. E o melhor de tudo, as duas cores funcionam muito bem, tanto separadas quanto juntas. Confira dicas de look para usar a cor do ano 2021.

Look todo cinza

Gostei e Agora

Produções monocromáticas, além de lindas ajudam a alongar a silhueta, já anota a dica. Dá para usar looks all cinza em vários estilos, mais clássico e chic e até esportivo e casual. A dica é apostar em acessórios próximos a paleta, mais claros harmônicos com o look. O sucesso é garantido.

Look todo amarelo

Terra

A escolha de um look todo amarelo é perfeito para o dia, o verão e levanta o astral de qualquer ambiente. Além de ser charme só. Um vestidinho amarelo ou um conjuntinho é a escolha certa. Quanto a escolha dos acessórios, por se tratar de look monocromático, tente não fugir muito do tom e exagerar nas cores.

Look cinza e amarelo

Pinterest

E a união das duas cores no mesmo look, é prova de que elas foram feitas para andar juntas. O resultado é uma combinação equilibrada, estilosa e muito versátil. Enquanto o cinza deixa o look com um ar mais clássico, o amarelo chega para dar destaque a uma peça ou acessório.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Pantone – O que é e história da marca que padronizou as cores aqui.

Fontes: G1 Nossa Terra

Imagens: Olhar Digital DCI Casa Vogue We Fashion Trends Gostei e Agora Terra Pinterest

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.