Cores de pele: Identifique suas características e saiba escolher a base ideal

Conhecer as cores de pele e suas peculiaridades ajuda a fazer escolhas estéticas mais harmoniosas. Saiba qual é a sua e como valorizá-la.

Cores de pele - saiba as características, subtons e dicas para a base ideal

As cores de pele, cada uma com suas belezas e singularidades, carregam consigo papel fundamental nas escolhas estéticas da mulher. Seja na decisão pelas cores do look, do cabelo ou da maquiagem, entender e saber as características de cada tonalidade é questão de autoconhecimento. Isso porque é neste processo de que se eleva os níveis de autoestima, proporcionando, ainda, a sensação única de estar bem consigo mesma.

Por esta razão, identificar a sua cor e o subtom no qual ela está inserida é relevante em diversos aspectos. Certamente será útil na hora de escolher a cor dos produtos da make que uniformizam a pele, tais como base, corretivo e pó compacto. Apenas com o tom certo, você tem uma maquiagem mais natural e bonita, evitando assim o aspecto de máscara branca ou pele escura demais.

Subtons e cores de pele

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que há diferença entre cores e subtons de pele. Por exemplo, você pode ser uma mulher pele negra com tom azulado ou avermelhado. O mesmo cabe às mulheres de pele branca, que podem ser apresentar tom amarelado ou rosado.

Sendo assim, as cores de pele são classificadas em branca, morena clara, morena moderada, morena escura e negra. Logo, essa divisão é conhecida como ‘Classificação de Fitzpatrick’. A expressão leva o nome do dermatologista e diretor do Departamento de Dermatologia da Escola de Medicina, Thomas B. Fitzpatrick, que categorizou o fototipo da pele a partir de uma observação determinante.

Cores de pele - saiba as características, subtons e dicas para a base ideal
Classificação de Fitzpatrick dos subtons leva em consideração reação da pele à exposição solar

Fitzpatrick notou a capacidade de cada pele em se bronzear, bem como sua sensibilidade e tendência a ficar vermelhar com os raios do sol. Com isso, o pesquisador conseguiu reunir seis diferentes subtons de acordo com a reação da pele à exposição solar.

A seguir, você confere as peculiaridades de cada cor de pele e os subtons que as acompanham.

Branca

Com menores índices de melanina – o pigmento responsável pela coloração da pele – a pele branca é a mais sensível ao sol. Essa cor é dividida em tom rosado e tom amarelado, na qual a descendência da mulher é decisiva.

Tom Rosado

A pele da atriz Nicole Kidman se encaixa no tom rosado

Trata-se da pele na qual a cor de fundo tende para o rosa. Assim, existem dois tipos de pele voltam-se para esse tom: branca muito clara, ou a famosa ‘pele de porcelana’, e a pele branca clara. Além disso, frequentemente pessoas que possuem tom de pele rosado têm origem europeia, como as alemãs e francesas.

Cabelos pretos, castanhos, castanhos escuros e loiros acinzentados são os mais comuns em pessoas com esse tom de pele. Os olhos costumam ser azuis, variando entre o azul esverdeado ou azul turquesa. Em alguns casos, as bochechas são rosadas e possuem sardas.

Tom Amarelado

Cores de pele - saiba as características, subtons e dicas para a base ideal

Esse tom de pele é muito comum nas brasileiras, especialmente por conta da miscigenação. Em vista disso, é bem mais incomum encontrar tons de pele rosado por aqui.

Uma das características mais marcantes do tom amarelado é que ele costuma bronzear com facilidade. Com isso, na hora da maquiagem, combina bem com bronzers e tons terrosos. Cabelos loiros escuros, marrons dourados, castanhos e ruivos são mais comuns em pessoas com esse tom. Já a cor dos olhos varia bastante, sendo mais frequentes tons verdes, castanhos, laranja, amarelo e mel.

Negra

Assim como na branca, a pele negra tem classificação de tons que considera a descendências das mulheres. De modo geral, existem dois tons: azulado e avermelhado. Porém, há mulheres que possuem pele negra pura e outras que tem pele mesclada.

Tom azulado

A premiada atriz Lupita Nyong’o usou sombra azul para valorizar a sua pele negra de tom azulado

Normalmente encontrado em descendentes de negros puros, ou seja, com pouca miscigenação, o tom azulado tende mais para cores frias. É facilmente identificado pelo brilho “azul” que emana da pele quando esta entra em contato com uma fonte de luz.

Cores de batons e blushes nas cores vinho, berinjela, vermelho e rosa escuro valorizam ainda mais esse tom de pele. Na sombra, azul escuro e cobalto são uma boa opção para ousar e valorizar o olhar. Para as mais discretas, dourado e marrom garantem a elegância.

Tom avermelhado

Cores de pele - saiba as características, subtons e dicas para a base ideal
Com uma cobertura perfeita, Rihanna dá destaque ao seu tom de pele avermelhado com um batom de cor aberta

Esse tom é encontrado na maioria das mulheres negras do Brasil, na qual a maior parte apresenta pigmentação mais avermelhada/amarelada. Esse grupo de mulheres costuma descender da mistura de negros e índios.

Peles negras com tom avermelhado, também conhecidas como ‘pele de chocolate’, combinam bem com batons rosas e marrons. Blushes e iluminadores puxados para os tons de pêssego, rosa e coral são muito bem-vindos. Se estiver bronzeada, o aspecto de saúde será mais evidente.

A base ideal, segundo as cores de pele

Cores de pele - saiba as características, subtons e dicas para a base ideal

Em primeiro lugar, um dos momentos chaves para a maquiagem perfeita é a preparação da pele. Portanto, o principal item para deixar a pele homogênea e esconder as imperfeições da pele é a base. Hoje, com o mercado lançando novos produtos diariamente, é comum se sentir perdida e acabar escolhendo o produto errado.

Primeiramente, você deve escolher o tom: claro, médio ou escuro. Então, depois, é só avaliar o subtom da base, que costumam ser amarelado, bege ou rosado. Eliminado as cores que não conversam com a sua pele, é hora de testar a base. Aplique um pouco no maxilar e compare com a região do colo. Se os dois tons estiverem uniformes, você encontrou a sua base!

Contudo, se o colo estiver mais escuro que o rosto (com o teste da base), o ideal é subir um ou dois tons da base. Entretanto, quando acontecer o contrário e rosto ficar mais escuro que o colo, o recomendado é descer um a dois tons. Por fim, para ter um resultado mais natural, finalize fazendo um contorno com bronze em volta do rosto.

Então, o que achou dessa matéria? Veja também Cuidados com a pele, como ter uma pele sempre saudável e bonita.

Fonte: Be Beauty, Beleza na Web, Dicas de Mulher, Patrícia Sachs, M de Mulher

Fontes de Imagem: Clínica Harmoniza, M de MulherQuímica da Beleza, Química da Beleza, O Teu Casamento de Sonho, M de Mulher, Pri Acessórios, Popload

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.