Cosméticos fermentados: o que são e quais são seus benefícios

Os cosméticos fermentados contam com ingredientes que passam pelo processo de fermentação para obter ativos mais concentrados e eficazes.

Os cosméticos fermentados estão chamando cada vez mais atenção dos consumidores, seguindo a tendência do mercado de skincare da Coreia do Sul, a famosa K-Beauty que já falamos aqui no site. Esses ingredientes fermentados são presentes na gastronomia, e agora tem aparecido cada vez mais nos rótulos de cosméticos para a ele.

Basicamente, a fermentação é a transformação de matéria orgânica, tais como frutas e plantas, por meio da ação de bactérias e fungos que originam um novo ativo. Então, esse ativo é usado no que chamamos de cosmético fermentado, que está fazendo muito sucesso no exterior e já tem despertado o interesse dos consumidores brasileiros. 

Sendo assim, com grandes marcas inovando no mercado asiático e tendo ótimos resultados nos cosméticos fermentados, é esperado que esse se torne uma das principais tendências de beleza dos próximos anos. 

O que são e para que servem os cosméticos fermentados?

É notável o aumento do interesse dos consumidores por produtos naturais e sustentáveis. Sendo assim, o mercado de cosméticos tem inovado cada vez mais, evoluindo e trazendo novas fórmulas com resultados ainda mais eficazes. Um exemplo disso são os cosméticos fermentados, que são naturais, no entanto, com nutrientes mais concentrados. 

Desse modo, esse tipo de cosmético é feito a partir da fermentação de ingredientes naturais, como por exemplo, frutas, plantas, ervas e fermento. Sendo assim, o objetivo desse processo é obter um ativo mais rico e concentrado em nutrientes que trazem uma série de benefícios para a pele. Até porque, desse modo, esses ingredientes fermentados proporciona aos cosméticos uma melhor absorção, que é mais rápida e mais eficiente.

E mais do que isso, durante esse processo, é produzido aminoácidos e antioxidantes extras, que também são muito benéfico para a pele. Portanto, os cosméticos fermentados acabam trazendo ótimos resultados para o cuidado com a pele. 

Quais são os benefícios?

Então, como vimos acima, o principal diferencial e benefício dos cosméticos fermentados é a sua eficiência, que é maior do que cosméticos tradicionais. Sendo assim, eles são ótimos para manter o microbioma da pele saudável e cuidado.

Desse modo, ao fermentar os principais ingredientes das fórmulas desses cosméticos, é possível aumentar a eficácia dos ativos que complementam o produto. 

Então, além dos cosméticos fermentados serem mais eficazes do que os que não passam por esse processo, eles também são muito recomendados para quem tem pele seca ou sensível. Isso porque, esses produtos apresentam funções parecidas com as células da pele, ajudando a pele sem interferir no processo natural. Portanto, as chances de irritações ou alergias é muito menor do que os dos cosméticos tradicionais.

Além disso, açúcar e os ácidos das frutas que estão presentes em grandes quantidades nos cosméticos fermentados também ajudam a hidratação da pele. Sendo assim, formando uma espécie de protetor da pele, o que ajuda a manter a pele forte e saudável como deve ser.

No entanto, “O uso dos produtos fermentados isolados não é suficiente, para manter a pele com o microbioma saudável. Hábitos como uso de sabonetes pouco agressivos e evitar o uso de água muito quente, associados a alimentação adequada são importantes também”, como explica a Dra. Calu Franco ao site Universa.

Processo da fermentação nos cosméticos

Apesar de parecer algo novo e revolucionário, o processo de fermentação é algo muito comum em outros seguimentos de produtos, como vinho, pães e queijo.

O processo funciona basicamente usando bactérias, enzimas e fungos, que são fermentados e quebrados em partículas menores, que são transformadas em um novo ativo, que tem uma ação potencializada por esse processo. 

Além disso, esse processo de fermentação também é capaz de produzir aminoácidos e antioxidantes para melhorar ainda mais a eficácia do produto. Sendo assim, esses novos ativos criados com a fermentação tem propriedades hidratantes, calmantes e antioxidantes, que são fundamentais para a saúde da pele. 

Cosméticos fermentados no Brasil

Apesar dessa novidade ainda não ser muito comum no Brasil, ainda é possível encontrar ingredientes fermentados em cosméticos de algumas marcas. 

Por exemplo, a marca Biossance, tem um ingrediente fermentado como principal ingrediente de todos os produtos da linha. Segundo a gerente da marca, Kelly Seligman, esse ingrediente é obtido por meio de um processo de fermentação biotecnológico, que tem como matéria prima a cana-de-açúcar.

Outra marca que também conta com cosméticos fermentados é a Clinique, que lançou uma versão do hidratante Moisture Surge, com bio-fermento de aloe vera. O creme é ótimo para reter a umidade da pele e aumentar a elasticidade.

Já a marca americana Drunk Elephant, que é comercializada no Brasil pela Sephora, tem uma bruma hidratante, o Sweet Biome Fermented Sake Spray, que conta com extrato de saquê fermentado em sua fórmula. De acordo com a marca, o produto proporciona substâncias nutritivas para nutrir e acalmar a pele.

Por último, a marca brasileira Sallve, lançou recentemente o Tônico Antiacne, com melaleuca, niacinamida e fermentados vegetais, que tem propriedades calmantes, e promove maciez e hidratação à pele.

LEIA MAIS:

Qual o segredo da pele das asiáticas?

Saúde da pele: hábitos essenciais para ter uma pele saudável

Skincare, o que é e como fazer rotina de cuidados com a pele?

BB glow: o que é, riscos, benefícios, como funciona

Skincare barato: 10 ótimos produtos de até R$ 50

Para que serve água termal? Benefícios e como usar

Fontes: Elle Steal The Look Universa

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.