Cozinhar ovo? Dicas para o cozimento e modo de preparo

Cozinhar ovo é uma das tarefas mais fáceis na cozinha, mas você sabe o tempo correto de cozimento para alcançar a consistência desejada?

O ovo é um dos ingredientes mais básicos da cozinha. Ele pode ser utilizado em milhares de receitas diferentes, além de ser da mais fácil obtenção. Contudo, apesar da facilidade e da rapidez do preparo, muitas pessoas se frustram ao errar o ponto perfeito de cozimento. Com as dicas certas, é possível até mesmo impedir que a casca rache enquanto o alimento ferve.

Para cozinhar um ovo, você não vai precisar de mais nada além da água e do ovo. O segredo para atingir o ponto desejado, porém, está em cronometrar o tempo do cozimento, além de impedir que os erros mais comuns sejam cometidos. Desde que você aprenda o modo exato de preparo, é garantido que cozinhar ovo jamais dará errado novamente.

Você pode conferir abaixo dicas para acertar no cozimento, bem como o exato modo de preparo à prova de falhas.

Cozinhar ovo
Fonte: Metro

Como cozinhar ovo

Para que o ovo cozinhe do modo esperado e a gema fique exatamente como você deseja, é preciso acertar no tempo de cozimento. Do mesmo modo, algumas precauções devem ser tomadas antes de colocá-lo para ferver.

1 – Na hora de ferver

O segredo para impedir que o ovo rache enquanto ferve é colocá-lo dentro da água enquanto ela ainda está na temperatura ambiente, sem esquentar. O choque de temperaturas é o que faz seu ovo rachar, além da clara acabar vazando no processo. Assim, é necessário colocar o ovo no fundo da panela ou caneco que deseja ferver, cobrindo-o de água com até dois dedos acima do ingrediente. Aí, sim, você pode levar ao fogo.

Outra alternativa possível é adicionar caldo de limão à água enquanto ferve e fazer um pequeno furo de agulha na base do ovo antes de colocá-lo na água, com muita delicadeza. Assim, rachaduras podem ser evitadas da mesma forma.

Cozinhar ovo
Fonte: Casbri

2 – Tempero na água

Você sabia que a casca do ovo é porosa? Nesse sentido, colocar sal na água pode deixar a clara salgada, auxiliando na hora de temperar o alimento. Além disso, adicionar algumas gotas de vinagre na água ajuda a clara a coagular mais rápido, evitando o desperdício caso a casca rache. Algumas gotas de limão funcionam da mesma forma.

3 – Após cozinhar o ovo

Após atingir o tempo desejado de cozimento, é recomendado tirar os ovos da água com uma escumadeira, levando-os imediatamente para debaixo da água fria. O choque de temperatura vai permitir a interrupção do cozimento interno do ovo.

Cozinhar ovo
Fonte: Tudo Gostoso

4 – Tempos diferentes de cozimento

Todo mundo possui suas preferências na hora de cozinhar o ovo, podendo optar entre a gema mole, cremosa ou bem cozida. Para a gema cozida, o ovo deve ferver entre 12 a 15 minutos, contando a partir do instante em que a água começou a ferver, e não do momento em que o alimento foi adicionado à panela. Para a gema cremosa, 6 ou 7 minutos servirão. Já para a gema bem mole, 5 minutos são o suficiente. Apesar disso, é importante não deixar os ovos cozinharem por mais de 15 minutos, pois ficam azulados e perdem seu gosto agradável.

5 – Armazenamento

Antes de mais nada, é preciso lembrar que apenas o ovo cozido por mais de 12 minutos pode ser armazenado na geladeira, com a gema extremamente firme. Os ovos podem durar até 2 dias em potes muito bem fechados, e quando descascados, devem ser armazenados na água filtrada. Pelo fato do alimento possuir um cheiro forte que fica impregnado no ambiente, é importante guardá-lo na embalagem mais selada possível.

Modo de preparo do ovo cozido

Agora que você já conhece todas as dicas para preservar o gosto, a textura e a consistência do ovo, confira o passo a passo para preparar o alimento cozido sem que ele fique cru ou cozinhe demais.

Fonte: Receiteria

Em uma panela pequena ou caneco próprio para levar ao fogão, coloque os ovos no fundo do recipiente e cubra-os até dois dedos acima de seu comprimento, acionando o fogo médio. Caso desejado ferver a água antes, coloque os ovos dentro da panela com o auxílio de uma colher, o mais delicadamente possível. Se necessário, acrescente o caldo de limão à água para impedir que a casca rache ou faça o furo com agulha em sua base.

Em seguida, conte os minutos. Lembre-se que o tempo de cozimento da gema mole é de 5 minutos, a cremosa de 6 a 8 e a gema bem cozida de 12 a 15.

Por fim, com uma colher ou escumadeira, retire os ovos da panela e mergulhe-os em uma tigela de água fria, ou deixe-os na água corrente da torneira para que o cozimento seja interrompido. Ao descascar, bata na casca delicadamente com uma colher para rachar a cobertura e tome cuidado para não arrancar pedaços da clara no processo. Agora é só temperar e servir!

Fontes: Panelinha, Preçolândia, Tudo Gostoso

Imagens: Metro, Xtudo Receitas, Receiteria, Tudo Gostoso, Casbri

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.