Cuidados com tatuagem na cicatrização: o que fazer, como lavar, o que passar

Cuidados com a tatuagem, especialmente na cicatrização, fazem toda a diferença no final. Saiba como higienizar e conservar sua tattoo.

Cuidados com a tatuagem - Confira 8 dicas de como cuidar

Se você está pensando em fazer ou já fez uma tattoo, deve saber que é preciso ter alguns cuidados com a tatuagem. Especialmente, durante o período de cicatrização da pele.

Isso porque, após o rabisco, o que fica são cortes na pele. Portanto, para que eles se curem sem mais problemas, e sem comprometer a cor e o formato do desenho feito, é preciso ser cuidadosa.

Segundo os médicos,aliás, a tatuagem é uma ferida e como tal exige cuidados de higienização. Por isso, siga as recomendações feitas no pós-tatuagem.

Abaixo, como você vai ver, selecionamos oito desses cuidados com a tatuagem que são básicos e bem simples. Certamente, eles garantirão que você fique longe de uma série de problemas de saúde, como infecções; além de garantirem que sua tattoo fique bonita quando estiver cicatrizada.

Conheça 8 cuidados com a tatuagem

1. Em primeiro lugar, higienize.

Cuidados com a tatuagem - Confira 8 dicas de como cuidar
Fonte: wikiHow

A limpeza é necessária, pois vai ser o principal meio de evitar infecções. Primeiro passo é a lavagem da região. Desta forma, é recomendado que use um sabonete antisséptico ou neutro.

Após lavar, utilize pomada e cubra com papel filme. Mantenha esse processo até a criar casquinha. Lembrando, não use buchas na hora do banho ou na região.

Evite, também, sabonetes com cheiros fortes, shampoos, condicionadores, álcool ou água oxigenada, pois eles podem desencadear alergias.

2.Não dispense o uso da pomada

Cuidados com a tatuagem - Confira 8 dicas de como cuidar
Fonte: Segs

Em seguida da higienização, aplique pomada que ajude com a cicatrização. Vários profissionais recomendam que seja usada pomadas a base bepantol e que sejam antibióticas.

Ela serve para manter a pele hidratada, enquanto a tatuagem sara e cria casquinha. Por isso, você deve aplicar na pele sempre que sentir a área seca. E deve se repetir ao longo do dia, pelo menos 2 vezes.

3. Por mais que dê vontade, não tire a casquinha!

Cuidados com a tatuagem - Confira 8 dicas de como cuidar
Fonte: Picpanzee

Não tire a casquinha que se forma no processo de cicatrização. Ela é importante, pois é uma especie de proteção da pele nova que está surgindo e absorvendo a pigmentação da tinta.

Então não mexa na casquinha, pois assim ela saíra sozinha. Lembre-se que ao retirá-la você pode ta expondo sua pele a infecções.

4. Evite, também, pegar sol na área da tatuagem

Cuidados com a tatuagem - Confira 8 dicas de como cuidar
Fonte: Blog Kildare

Acima de tudo, tenha em mente que você não poderá pegar sol na região da tatuagem. Por isso procure cobri-la, ou usar protetor solar.

Uma ótima dica é usar protetor solar infantil, já que esses tem a probabilidade menor de causar alergias.

Quando você não segue a risca esse cuidado, é possível que sua tatuagem não tenha boa qualidade. Pois a radiação vinda do sol pode danificar, causar inflamações ou até mesmo deformidades.

Fique atento principalmente, com tatuagens coloridas.Pois são as mais sensíveis.O ideal é que você evite o sol por 1 mês, pelo menos.

5. Nunca coce a tatuagem!

Cuidados com a tatuagem - Confira 8 dicas de como cuidar
Fonte: La Discrete

Por mais que a vontade seja intensa, não se renda ao desejo de sair coçando a região da tatuagem. De acordo com os dermatologistas, prefira dar leves tapinhas ao invés de coçar o local diretamente.

Embora tenha coceira, fique atento para que ela não seja em excesso e constante. Caso persistam as coceiras procure o tatuador responsável pela sua tattoo ou um dermatologista. Pois pode ser sinal de alergia.

6. Cuide da alimentação, não coma alimentos gordurosos

Cuidados com a tatuagem - Confira 8 dicas de como cuidar
Fonte: Toda On

Dê preferencia a alimentos mais naturais, como frutas, legumes e saladas. Corte do seu cardápio durante o pós-tatuagem, alimentos gordurosos, saturados ou condimentados, como a carne de porco.

Esses alimentos pesados, podem incentivar o surgimento de alergias. Claro que depende de cada organismo, mas é sempre bom evitar durante o processo de cicatrização.

7. Não use por mais tempo que o necessário o papel filme

Cuidados com a tatuagem - Confira 8 dicas de como cuidar
Fonte: Amo Tatuagem

Tudo bem que o papel filme conservar os agentes existentes no creme de cicatrização. Mas é preciso ter alguns cuidados, sobretudo, para manter a higienização conservada e evitar infecções.

Por isso sempre que possível verifique o papel, não deixe que ultrapasse 3 dias com o mesmo. Dessa forma, você vai estar evitando a proliferação de bactérias.

8. Dê um tempo da praia

Cuidados com a tatuagem - Confira 8 dicas de como cuidar
Fonte: Riomafra Mix

Isso mesmo, evite pelo menos enquanto a tatuagem cicatrize. Além de ter o sol, que como dito anteriormente você deve evitar, locais como a praia é muito propicio a bactérias ou possíveis inflamações.

Por tanto fique longe de praias, clubes ou piscinas durante o seu pós-tatuagem.

Curtiu nossas dicas de cuidados com a tatuagem? Veja também Tatuagem no Ombro – 50 ideias diferentes para você se inspirar 

Fonte: Minha vida, Find Tattoo, Segredos do Mundo

Fonte da imagem de destaque: VilaMulher

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.