7 cuidados obrigatórios com o cabelo durante o verão

Entre os cuidados com o cabelo no verão, o principal está em proteger os fios da exposição ao sol forte usando boné ou chapéu.

cuidado com o cabelo no verão

Durante o verão, o cabelo fica exposto aos mais diversos tipos de agressões vindas da radiação solar, da poluição, da água e até mesmo do cloro para os adeptos de uma piscininha. Dito isso, é necessário tomar muitos cuidados com o cabelo no nessa estação do ano.

Os raios solares, por exemplo, podem degradar a estrutura dos nossos fios, principalmente nessa época do ano. Isso, infelizmente, torna-os ressecados e quebradiços.

Além disso, os raios UVB são os maiores responsáveis por danificar a queratina dos fios, deixando os cabelos mais frágeis. Em contraste, os raios UVA oxidam e desbotam a cor.

Mas tá, vamos falar um pouco mais sobre as situações que destroem o cabelo nessa época?

Fatores que destroem os cabelos durante o verão

Durante o verão, os cabelos ficam mais ressecados, fracos e arrepiados. O motivo é que, nessa época do ano, ficamos mais tempo sob o sol, na areia, dentro da água do mar ou da água com cloro da piscina. Ou seja, são muitos agentes externos agindo nos fios.

Um desses principais agentes externos é o cloro. Essa substância química é usada para manter as águas limpas. Ela acaba sendo absorvida pelos fios e, por ter pH baixo, ela enfraquece e deixa o cabelo mais opaco e quebradiço.

Outro agente destruidor são os raios UV, que enfraquecem a estrutura interna da fibra capilar e deixam a cutícula dilatada, tornando o cabelo mais ressecado, fraco e poroso.

Por fim, um último elemento é a água do mar que causa uma desidratação intensa dos fios, que ficam secos, sem brilho e mais suscetíveis a quebras. Como já foi dito anteriormente, a poluição do dia a dia também adiciona camadas de perigo aos fios.

Portanto, é importante tomar alguns cuidados no dia a dia para que situações como essa estejam sob controle e que seus cabelos fiquem fortes e saudáveis.

12 cuidados obrigatórios com o cabelo durante o verão

Confira abaixo alguns cuidados com o cabelo no verão:

1 – Proteção UV

Existem produtos específicos para serem usados sob o sol que dão mais proteção aos fios. Para evitar problemas com os raios solares, é interessante usar leave-ins e máscaras com fator de proteção contra os raios UV. O produto deve ser aplicado várias vezes ao dia, em todos os momentos que o cabelo for exposto ao sol, ou mesmo a cada saída da água.

2 – Assessórios

Sabe o que também é interessante? O uso de acessórios como lenços, chapéus e bonés para proteger os fios. Ao escolher acessórios para proteger o cabelo no verão, é essencial considerar o material, o ajuste e a praticidade. Além disso, complementar o uso de acessórios com uma rotina de cuidados capilares adequada, como hidratação regular e uso de produtos específicos para proteção solar, também é fundamental para manter os cabelos saudáveis durante a estação.

3 – Hidratação

Para cuidar do cabelo no verão, uma das principais dicas é focar na hidratação. Manter uma rotina consistente de hidratação durante o verão é essencial para proteger o cabelo dos danos causados ​​pela exposição ao sol, água do mar e cloro, mantendo-o saudável, brilhante e forte. Por fim, uma dica é fazer, por exemplo, um cronograma capilar.

4 – Nutrição e reconstrução

Talvez você não saiba, mas um dos cuidados com o cabelo no verão mais importantes é a nutrição e a reconstrução.

A nutrição capilar é o processo de fornecer aos cabelos os nutrientes necessários para mantê-los saudáveis ​​e bonitos. Envolve a aplicação de substâncias nutritivas, como óleos, vitaminas e proteínas, que ajudam a restaurar a hidratação, fortalecer os fios e protegê-los de danos externos, deixando os cabelos mais macios, brilhantes e resistentes.

Já a reconstrução capilar é um tratamento que visa restaurar a saúde dos fios danificados por processos químicos, calor excessivo ou agressões externas. Geralmente, envolve a reposição de proteínas, aminoácidos e nutrientes perdidos, fortalecendo a estrutura do cabelo e melhorando sua aparência, elasticidade e resistência.

5 – Shampoo

Quer cuidar bem do cabelo em qualquer época do ano? Então o shampoo hidratante é indispensável. No Verão então, ele não pode faltar.

Além disso, outra opção interessante é o shampoo anti-resíduos. Ele limpa mais profundamente e vai eliminar todo o sal ou cloro acumulados. No entanto, é importante mencionar que ele deve ser usado apenas uma vez por semana.

6 – Atenção ao usar secador

Definitivamente não use o secador de cabelo em altas temperaturas nos dias quentes. Isso porque o excesso de calor retira muita água dos fios, deixando o cabelo ressecado.

Enfim, opte por deixar o cabelo secar naturalmente. Porém, caso precise usar o secador, prefira as temperaturas mais baixas.

7 – Cuidado nas praias e piscinas

Por fim, tome alguns cuidados com o cabelo para protegê-los na praia e na piscina durante esse verão.

Primeiramente, saiba que molhar os cabelos com água doce antes de mergulhar no mar ou na piscina evita a absorção do cloro e do sal, reduzindo os danos aos fios. Ou seja, passe no chuveiro antes de entrar na piscina ou no rio.

Além disso, também é bom tirar a água do mar ou da piscina com água doce após mergulhar, minimizando qualquer problema no cabelo.

8- Aparar as pontinhas do cabelo

Uma boa prática, que inclusive deve estar presente na sua rotina de cuidados independente de qualquer estação do ano, é aparar as pontas do cabelo. Isso é importante porque, no verão, se as suas pontas duplas não forem amenizadas com o corte, é possível que abram mais ainda, ou até mesmo os fios fiquem quebradiços.

9- Não prender o cabelo molhado

Se você costuma prender o cabelo após o mergulho na piscina ou no mar é importante fazer um reajuste dessa postura. Ao prender o cabelo molhado, o seu couro cabeludo estará mais propenso para desenvolver caspas, por exemplo. Acho que você não deseja isso, não é?

10- Evite banho quente

Durante o verão, evitar lavar o cabelo com água quente é uma boa ideia por alguns motivos. Primeiro, o calor intenso do verão já tende a ressecar e danificar os cabelos. A água quente pode agravar esse problema, removendo os óleos naturais do couro cabeludo e dos fios, deixando-os mais ressecados, ásperos e quebradiços.

Além disso, o calor aumenta a produção de suor no couro cabeludo, o que pode tornar o cabelo mais oleoso. A água quente pode estimular ainda mais as glândulas sebáceas, resultando em um aumento na produção de óleo, o que pode deixar os cabelos com uma aparência pesada e oleosa.

11- Cuidados no pós-banho

Agora que você sabe qual o melhor shampoo usar e sempre escolher banhos de água fria, é importante alinhar dois cuidados importantes no pós-banho. O primeiro é evitar esfregar o cabelo ao secá-lo na toalha, pois isso pode deixar os fios mais quebradiços. Em segundo é sobre a escolha do pente, o qual é recomendado o de material de madeira pelo fato de ajudar a desembaraçar com mais facilidade.

12- Cuide da sua alimentação

Sabemos que a alimentação é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso corpo, e isso com certeza inclui o nosso cabelo. Portanto, é fundamental priorizar uma dieta equilibrada. Opte por alimentos que sejam ricos em proteínas, aminoácidos, ômega 3 e 6. Além disso, é muito importante manter o seu corpo bem hidratado.

Quais são os principais riscos para o cabelo no verão?

Confira agora os principais riscos para o cabelo no verão:

1- Piscina: cloro

O cloro das piscinas é um vilão para os cabelos no verão devido à sua natureza desidratante. Ele retira a oleosidade natural dos cabelos, deixando-os secos, ásperos e propensos a quebra. Além disso, o cloro pode descolorir os cabelos tingidos, deixando-os opacos e sem vida.

2- Água do mar

A água do mar contém sal e minerais que também removem a umidade dos cabelos, causando ressecamento e tornando-os ásperos. Por ter uma alta concentração de sal, você perceberá que após o banho seu cabelo estará mais rígido.

3- Sol

O sol do verão pode ser prejudicial para os cabelos devido à exposição prolongada aos raios UV. Isso pode danificar a camada externa dos fios, levando à descoloração, ressecamento, perda de brilho e até mesmo danos estruturais, como fragilidade e pontas duplas.

4- Vento no cabelo

O vento no verão pode ser problemático para os cabelos, pois resseca e embaraça os fios, levando à perda de hidratação e tornando-os mais propensos a danos e quebra. A exposição constante ao vento pode causar atrito nos fios, resultando em nós e emaranhados difíceis de desembaraçar, o que pode prejudicar a saúde dos seus cabelos.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa aqui: Doenças do verão – Quais as mais comuns e como preveni-las?

Fonte: Slow beauty, Loreal Paris, Amaro, Marie Claire

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.