Cuidar da casa, as tarefas nas quais seus filhos podem ajudar

Você cuida da casa sozinha? Sabia que seus filhos podem te ajudar com isso e isso ainda pode cooperar para seu melhor desenvolvimento?

Entenda de que forma seus filhos podem ajudar a cuidar da casa

É comum hoje em dia ouvirmos coisas como “as crianças de hoje em dia só querem saber de celular”. Ou então “no meu tempo eu ajudava em casa”. E aí na sua casa, seus filhos te ajudam a cuidar da casa? Há algum tempo atrás era comum dividir as tarefas de casa com os filhos. O que nem sempre acontece hoje em dia.

Não é porque as mães não querem ajuda, as vezes ela só não sabem como podem fazer isso. Não sabem que atividades os filhos podem desenvolver e nem sabem se é de fato seguro ou não. Porque obviamente, crianças ainda são crianças e não tem muita noção do perigo.

Acontece que existem sim algumas atividades nas quais seu filho pode te ajudar. Além de facilitar um pouco a cuidar da casa, vocês podem fazer isso juntos e ao mesmo tempo ele também estará aprendendo a ser organizado e responsável.

Como seu filho pode te ajudar na cozinha

Entenda de que forma seus filhos podem ajudar a cuidar da casa

Há muitas coisas que seu filho pode fazer na cozinha. Vocês podem cozinhar juntos, por exemplo. Grande parte das crianças tem curiosidade com isso de cuidar da casa, mas muitas mães não deixam nem que tentem. No entanto, isso é importante e pode até ajudar a melhorar na alimentação de seu filho, que vai se sentir orgulhoso por ter cozinhado um prato junto com você.

Além disso, dependendo do tamanho do seu filho, ele também pode te ajudar a lavar as louças (desde que não sejam aquelas que tem pontas) e também a guardar. Dessa forma você vai criar um senso de organização desde cedo.

Entenda de que forma seus filhos podem ajudar a cuidar da casa

Como dissemos acima, algumas mães temem que essa coisa de filhos ajudando a cuidar da casa seja perigoso. No entanto, se tudo for feito sob supervisão, não existe nenhum perigo. Muitas crianças tem curiosidade com o fogo, mas é claro que as mães apenas a afastam e ensinam que aquilo é perigoso, o que só aumenta a curiosidade.

Ao invés de dizer que não pode e correr o risco de aguçar ainda mais a curiosidade da criança, você pode manusear o fogo junto com ela. Cozinhe algo junto com seu filho e mate a curiosidade dele sobre como funciona o fogo. No entanto, alerte sempre sobre os cuidados que se deve ter e que ele nunca deve mexer com isso sem a supervisão de um adulto.

Como seu filho pode ajudar a limpar?

Entenda de que forma seus filhos podem ajudar a cuidar da casa

Assim como todas as mães, você deve temer que seu filho mexa com algum produto tóxico. Nós te entendemos bem e como dissemos acima, apenas negar pode apenas aumentar a curiosidade dos pequenos. Existem formas de incluir as crianças nas tarefas domésticas, ensinar a cuidar da casa, sem colocá-las em perigo.

Você pode por exemplo, convidar seu filho para te ajudar a lavar o banheiro. Explique como ele deve fazer, ele pode começar lavando os azulejos, por exemplo. É água, com certeza ele irá se divertir sem perceber que está realizando uma atividade útil.

Entenda de que forma seus filhos podem ajudar a cuidar da casa

Quando o assunto for os produtos de limpeza, mostre a criança para o que cada um deles serve. Passe um produto limpante no pano e dê para que ele tire a poeira, por exemplo. Dessa forma ele irá aprender que aquilo não é para beber, nem nada tipo, mas sim para limpar. Os riscos de a criança pegar algo escondido para colocar na boca caem consideravelmente, já que ele vai se lembrar de ter usado aquilo, mas para limpar.

É claro que seu filho não irá se tornar a diarista da casa, ele simplesmente irá auxiliar em algumas atividades. E claro, tudo isso irá contribuir para a formação de seu filho, isso porque todas essas atividades estimulam os sentidos e ajudam no desenvolvimento da criança.

Como seu filho pode se cuidar sozinho

Entenda de que forma seus filhos podem ajudar a cuidar da casa

Muitas crianças aprendem tarde a cuidar de si mesmas sozinhas. Não sabem pentear o cabelo, escolher a roupa e nem tomar banho sozinhas. Acontece que muitas vezes nós duvidamos da capacidade que eles tem de fazer as coisas e isso os tornam dependentes.

A dica é estimular seu filho a cuidar de si mesmo. A pentear o próprio cabelo, a tomar banho sozinho. Todas essas atividades vai ensinar sobre autoestima e autocuidado e vai melhorar também a capacidade motora de seu filho.

As vezes pensamos que coisas como ajudar em casa são bobas, que eles são muito novinhos e não precisam fazer isso. Mas na verdade, atividades assim podem contribuir muito para o desenvolvimento de seu filho e para que no futuro ele seja organizado e independente, e que mãe não quer isso?

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como fazer faxina – Por onde começar e como organizar a limpeza.

Fonte: Extra.

Imagens: Vix, Goedert, Como Educar Seus Filhos, MdeMulher, Bebê, Sempre Família.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.