Cutícula, por que tirá-la das unhas é um péssimo hábito

Manter as unhas arrumas com cutícula e esmalte em dia é um sonho, não? Porém, esse hábito pode ser prejudicial para a saúde de suas unhas. Confira.

Saiba porque tirar a cutícula das unhas é um péssimo hábito

A maioria das mulheres brasileiras amam ir na manicure semanalmente. Isso porque a aparência das mãos ao tirar a cutícula e esmaltar as unhas é outra. No entanto esse hábito, segundo especialistas, pode prejudicar a saúde das unhas.

Se você é daquelas que ama tirar a cutícula toda semana, cuidado! Antes de mais nada, é importante entender que a cutícula é um selo naturalmente protetor da unha.  Ou seja, é ela a responsável por não deixar que a umidade, água e outras substâncias entrem na unha.

Como resultado, se você é daquelas que arranca todas as cutículas pode adquirir muito mais do que uma infecção. Se sua unha apresenta depressões, faixas verticais mais elevadas, escamações e ainda descoloração, pode ser um alerta.

Saiba porque tirar a cutícula das unhas é um péssimo hábito

Posto que a cutícula é pele, sendo ela o maior órgão do corpo humano, sem dúvida é uma parte importante para o corpo. Como resultado, estar sem a camada de proteção é porta aberta para as bactérias.

Se acaso essas bactérias invadirem as unhas, certamente você irá desenvolver paroníquia aguda. Ou seja, uma infecção que deixa a região inflamada e vermelha. O tratamento em alguns casos, requer drenagens e antibiótico.

Roer as unhas ou deixa-las no formato meia lua também pode prejudica-las. E se acaso elas estejam de cor amarelada, pode ser sinal de que seu corpo não vai bem.

Devo parar de tirar a cutícula?

Saiba porque tirar a cutícula das unhas é um péssimo hábito

Isso mesmo. Deve-se evitar ao máximo cortar essas peles protetoras. Se você já estiver com alguma infecção isso fará com que se alastre ainda mais. O indicado para quem quer fazer as unhas, é empurrar suavemente as cutículas para trás. Para fazer isso, primeiramente coloque sobre as unhas uma toalhinha úmida após um banho quente.

Como mante-las disciplinadas?

Saiba porque tirar a cutícula das unhas é um péssimo hábito

Outra dica valiosa para manter as cutículas disciplinadas é o uso de hidratantes. Sempre hidrate as unhas, se possível mais de uma vez por dia. A hidratação pode ser feita com óleos como o de coco, damasco e girassol.

Salvo isso, os especialistas alertam que o cuidado com as unhas começa de dentro para fora. Ou seja, hidrate-se, beba água, reponha vitaminas, isso refletirá na saúde e beleza das suas unhas.

Fonte: Huffpostbrasil

Imagens: Desejos de beleza, garotas consumistas, Vix,

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.