D-pantenol – O que é e benefícios para os cabelos

O D-pantenol é uma vitamina muito usada em produtos cosméticos devido a sua ação hidratante e revitalizante, trazendo muitos benefícios.

D-pantenol -  O que é, e benefícios para os cabelos

O D-pantenol é uma vitamina muito utilizada em vários segmentos de produtos cosméticos. Portanto, muito provavelmente você já deve ter usado algum produto que conta com essa substância em sua composição. E isso não é por acaso, já que o D-pantenol é um excelente composto que ajuda a melhorar a saúde, tanto da pele quanto dos fios.

Se você nunca ouviu falar dele, está na hora de conhecer todos os benefícios que essa vitamina pode proporcionar, e usar isso à seu favor. Enquanto para a pele ele promove maciez e hidratação, para os fios eles pode fazer verdadeiros milagres. Devido sua ação anti-inflamatória, esse composto proporciona cabelos mais macios, sedosos e com brilho. Ou seja, tudo que toda mulher deseja.

Mas afinal, o que essa sustância tem de tão poderosa para causar esse efeito? É isso que vamos descobrir. Então, vamos lá!

O que é o D-pantenol?

D-pantenol - O que é, e benefícios para os cabelos
Tudo Ela

O D-pantenol é uma substância do tipo álcool hidrossolúvel, rico em vitamina B5. Inclusive, é muito semelhante ao ácido pantotênico, que tem a mesma finalidade. Naturalmente, ela é encontrada na pele e nos fios de cabelo, e promove a saúde, cicatrização e maciez da epiderme e dos fios. Por isso, é muito utilizada em produtos cosméticos, justamente para potencializar essa ação.

Sendo assim, se você observar a bula de produtos capilares, como shampoos, condicionares e máscaras, entre outros, certamente irá encontrar essa substância na sua composição.

Devido ao seu efeito hidratante, o D-pantenol se tornou essencial para manter os cabelos com mais vida, sem frizz, pontas duplas e muito mais bonito e saudável. O uso desses produtos a longo prazo, garantem um resultado muito satisfatório.

D-pantenol para os cabelos

D-pantenol - O que é, e benefícios para os cabelos
Mamães Facilidades e Dicas

O D-pantenol quando usado no cabelo, ativa o ácido pantotênico e estimula as enzimas capilares responsáveis por repor e equilibrar os níveis de proteína e lipídios do couro cabelo. Desse modo, a substância penetra a haste capilar, atuando sobre todos os fios, desde a raiz.

Quando isso acontece, a substância começa a hidratar os fios, proporcionando mais maciez, e saúde. Portanto, produtos que contam com D-pantenol em sua composição são indicados para o tratamento de cabelos danificados, com química e enfraquecidos, já que restaura o cabelo, e consequentemente evita a quebra e a queda.

Desse modo, o ideal é utilizá-lo por longos períodos de tempo, para manter um resultado duradouro.

Benefícios do D-pantenol

D-pantenol - O que é, e benefícios para os cabelos
Mercado Livre

O maior ponto positivo dessa substância, é que ela é encontrada em produtos altamente acessíveis, que cabem em todos os bolsos. Portanto, se você utilizar corretamente os produtos com esse composto, terá um resultado surpreendente.

Entre os principais benefícios do D-pantenol estão:

1- Vitalidade e aspecto natural aos fios

2- Contribui para o crescimento saudável dos cabelos

3- Hidratação profunda e prolongada

4- Tem ação anti-inflamatória

5- Evita as pontas duplas

6- Revitaliza os fios danificados e fracos

7- Proporciona brilho e maciez

8- Melhora na textura capilar

Como usar o D-pantenol?

D-pantenol - O que é, e benefícios para os cabelos
Ipaseal

Como já dito anteriormente, a vitamina D-pantenol é muito usada em vários produtos capilares. Portanto, você pode facilmente incluí-lo em sua rotina de cuidados com o cabelo. O melhor é que ele pode ser encontrados em produtos específicos para todas as etapas do seu cronograma capilar.

Começando pela lavagem, existe uma enorme variedades de shampoos e condicionadores no mercado que contam com o D-pantenol em suas composições. Assim, você já começa a ver os efeitos logo após o banho, quando desaparece o ressecamento dos fios.

Partindo para a hidratação, máscaras capilares com esse composto atuam potencializando a hidratação do shampoo e condicionador, aumentando o brilho e maciez. E principalmente, evitando as temidas pontas duplas.

Para terminar, opte por produtos finalizadores com D-pantenol que irão prolongar o efeito da hidratação. Se quiser, pode usar ainda outros produtos borrifadores ao longo da semana para intensificar a ação do D-pantenol.

E então, o que achou dessa matéria? Se você gostou de saber dos benefícios do D-pantenol, vai querer conhecer esses hidratantes para cabelos.

Fontes: To de Cacho Soft Hair 

Imagem Destacada: Carol Kyoko 

Imagens: Tudo Ela,Mamães,Facilidades e Dicas, Ipaseal, Mercado Livre.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.