Dário Costa – Quem é o vencedor do Mestres do Sabor 2020?

Dário Costa, o vencedor do Mestres do Sabor 2020, começou sua trajetória na cozinha em meados de 2010, na longínqua Nova Zelândia.

Vencedor do Mestres do Sabor 2020 - História e carreira de Dário Costa

A segunda temporada do programa Mestres dos Sabor – reality show gastronômico da Rede Globo – chegou ao fim, e Dário Costa foi o grande vencedor da edição 2020. O chef de cozinha levou para casa o título de vitorioso, além dos almejados R$ 250 mil.

Para ganhar a disputa, o participante precisou desbancar três competidores na grande final: Ana Zambelli, Júnior Marinho e Serginho Jucá. Quem acompanhou o programa sabe que ele era o preferido desde o principio.

A prova final exigia que os quatro concorrentes apresentassem um menu completo para o júri: entrada, prato principal e sobremesa. Dário Costa apresentou um menu batizado de Sinais, que certamente deixou o júri babando.

Na entrada, o chef apresentou um crudo de peixe vermelho com leite de castanha. O prato principal foi anchova com manjericão, tomate e nata. A sobremesa, para fechar com chave de ouro, foi biscoito com castanha de caju.

Certamente, Dário Costa já se destacou na TV recentemente, uma vez que possui um histórico com reality’s gastronômicos. Além disso, ele atua na cozinha já tem um bom tempo. Você conhece a história do chef? Não? O Área de Mulher lhe mostra!

O surf e a cozinha

Dário Costa - Quem é o vencedor do Mestres do Sabor 2020?
Imagem: GShow

Primeiramente, Dário Costa, 32 anos, nasceu em Santos. Atualmente, ele ainda reside em São Paulo, no Guarujá. A pele bronzeada e o estilo de tatuagem desenhada em seu corpo denunciam: o jovem é um apaixonado pelo mar.

Provavelmente, crescer no litoral paulista ajudou Dário Costa a definir muito da sua personalidade e gostos pessoais. Logo, uma das suas maiores paixões, certamente, é o surf.

Dário Costa - Quem é o vencedor do Mestres do Sabor 2020?
Imagem: GShow

Sobretudo, foi exatamente esse amor pelo mar que levou Dário Costa ao encontro da cozinha. Quando mais novo, queria conhecer outros lugares, com ondas perfeitas. Após a morte do pai, quando tinha apenas 19 anos, se mudou para a Nova Zelândia.

Para custear sua estadia fora, e sua paixão pelo surf, precisava de um trabalho em que pudesse se destacar e receber bem. Ou seja, encontrou na cozinha o seu ganha pão.

Dário Costa - Quem é o vencedor do Mestres do Sabor 2020?
Imagem: Santa Portal

Durante seus dois anos de estadia na Nova Zelândia, trabalhou na cozinha de restaurantes. Inicialmente, lavando louças. Aos poucos, foi escalando novas funções.

Em 2011, voltou ao Brasil para estudar gastronomia, em Santos. Após a graduação, se especializou, cursando uma pós-graduação. Mais tarde, foi trabalhar em restaurantes na Itália.

Por fim, anos depois, ao voltar às terras tupiniquins, Dário já tinha a cozinha como sua principal paixão. Consequentemente, o surf não saiu da sua vida, mas se tornou um hobby.

Masterchef Profissionais

Dário Costa - Quem é o vencedor do Mestres do Sabor 2020?
Imagem: Metrópoles

Certamente, Dário Costa se firmou na gastronomia e tinha uma carreira invejável já em meados de 2015. Ainda assim, ele conseguiu elevar o próprio status e tornar-se famoso após o seu primeiro reality show. Sim, o chef não começou sua trajetória na TV com o programa Mestres do Sabor!

Em 2016, Dário Costa foi um dos principais participantes da primeira temporada do Masterchef Profissionais. Apesar de não ser o vencedor, conseguiu angariar o terceiro lugar.

Sua participação no reality show gastronômico da Band lhe abriu algumas portas. Além disso, dois anos após a edição do programa, Dário abriu o Madê Cozinha Autoral.

Madê Cozinha Autoral

Dário Costa - Quem é o vencedor do Mestres do Sabor 2020?
Imagem: Istoé

Finalmente, em outubro de 2018, Dário Costa inaugura o seu próprio restaurante, o Madê Cozinha Autoral. O estabelecimento fica na Rua Minais Gerais, no Boqueirão, em Santos.

Madê significa “fazer à mão” na língua Bahasa, sendo essa a proposta que o chef traz à casa. Dário propõe pratos simples e criativos, em um ambiente onde todos podem se sentir em casa.

Dário Costa - Quem é o vencedor do Mestres do Sabor 2020?
Imagem: Felipe Torelli

Segundo a descrição do restaurante, em sua página oficial no Facebook, trata-se de “um restaurante de comida artesanal, simples, bem feito e sem complicações. Fazemos comida boa com ênfase no ingrediente”.

Em resumo, o restaurante trabalha com ingredientes locais e sazonais, com o objetivo de fazer uma comida com gostinho caseiro e especial.

Polêmicas

Dário Costa - Quem é o vencedor do Mestres do Sabor 2020?
Imagem: UOL

Em 2016, certamente Dário Costa teve que suportar a pressão de parte do público do Masterchef, que o considerava vilão da edição. O chef, que chegou à semifinal do reality da Band, foi criticado por ter atitudes consideradas machistas contra a competidora Dayse Paparoto. Por fim, ela foi a vencedora da edição.

Além disso, o rapaz também se envolveu em uma polêmica com a apresentadora do programa, Ana Paula Padrão. Dário culpou a montagem do programa pela sua fama de vilão. A apresentadora respondeu, afirmando que não estaria lá para fazer um programa que distorce coisas na edição.

Dário Costa - Quem é o vencedor do Mestres do Sabor 2020?
Imagem; Purepeople

Apesar disso, Dário encontrou sua redenção com o público na edição 2020 de Mestres do Sabor. Após ser o preferido durante toda a temporada, as criticas á sua postura se extinguiram.

A última polêmica envolvendo o chef aconteceu em seu restaurante, mas dessa vez, ele não foi o vilão. Ele denunciou um cliente do seu restaurante por injuria racial.

Primeiramente, o cliente teria sinalizado que não gostaria de ser atendido por uma mulher. Posteriormente, teria começado a proferir insultos racistas, chamando alguns profissionais restaurante de “neguinho”, “preto sujo” e “pretinho”.

Dário Costa nas redes sociais

Por fim, Dário Costa está presente nas redes sociais. Durante sua passagem pelo Masterchef, o chef mantinha ativa sua conta no Twitter. Apesar disso, a mesma já não funciona mais.

Em contraste, seu Instagram é um verdadeiro sucesso. Sobretudo, são mais de 300 mil seguidores. Além disso, ele participou de uma série de vídeos para a revista eletrônica no YouTube, Venice.

Enfim, gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Participantes do Mestre do Sabor 2020 – Quem são os mestres da edição?

Fontes: F5, E+, Segredos do mundo, GShow 1, GShow 2, Extra, Feedclub, UOL, Revista Nove, Notícias da TV.

Fontes das Imagens: O Buxixo, GShowSanta Portal, MetrópolesUOL, Purepeople, Istoé, Felipe Torelli,

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.