Daslu: conheça a história da primeira marca de luxo brasileira

A Daslu foi criada por Lucia Piva de Albuquerque e Lourdes Aranha, duas amigas que atendiam suas clientes em suas casas, em São Paulo.

Villa Daslu - História

Presente no guarda-roupa da alta sociedade, as peças de luxo da marca Daslu são um verdadeiro sucesso. No entanto, essa história teve inicio em 1958, quando a marca ainda vendia seus produtos apenas entre amigas.

O nome surgiu a partir da junção dos nomes das suas fundadoras, Lucia Piva e Lourdes Aranha que, por coincidência, tinham o mesmo apelido: “Lus”.

Mas, se engana quem pensa que a história para por aí. Após suas antigas proprietárias falecerem, a Daslu foi herdada por Eliana Tranchesi, responsável por alavancar a marca no mercado internacional da moda. A trajetória da nova dona foi cheia de obstáculos e tribulações. Aliás, é justamente sobre ela que iremos falar hoje.

História da marca Daslu

Imagem: Etiqueta única

A Daslu foi criada por Lucia Piva de Albuquerque e Lourdes Aranha. No início, as duas amigas atendiam suas clientes em suas casas, no bairro Vila Nova Conceição, em São Paulo.

Devido à grande procura por parte das mulheres, a marca teve que se expandir e se tornou uma interligação de 23 casas, no bairro Vila Nova Conceição. Ademais, com o tempo, a Daslu virou pioneira em muitos setores e se tornou referência no mercado de luxo, sempre investindo em lançamentos de novas tendências.

No entanto, na década de 1980, devido ao falecimento de Lucia, sua filha Eliana Piva de Albuquerque Tranchesi, assumiu o negócio e passou a comercializar produtos para marcas estrangeiras, como, por exemplo, de grifes de Paris e Milão, movimentando até 400 milhões em vendas por ano.

Villa Daslu

Daslu: Conheça a história e trajetória da marca de luxo
Imagem: Gazeta do Povo

Entre as mudanças propostas por Eliana, estava a criação de uma linha própria de roupas, sapatos e acessórios. Além disso, a empresária foi responsável pela ideia do projeto de uma obra para a marca, que foi batizada como Villa Daslu e contava com uma área de 17.000 metros quadrados.

A Villa se tornou o prédio de vendas mais luxuoso do Brasil, no qual os clientes encontram desde acessórios a helicópteros luxuosos.

Prisão dos proprietários

Daslu: Conheça a história e trajetória da marca de luxo
Imagem: Gazeta do Povo

Entretanto, no decorrer do crescimento da loja, Eliana e seu irmão Antonio Carlos Piva de Albuquerque, diretor financeiro da Daslu, começaram a vivenciar um vai e vem da justiça, em julho de 2005. Ambos foram detidos pela polícia federal e pela Receita Federal, pelos crimes de formação de quadrilha, fraude em importações e falsificação de documentos.

Além disso, a empresa foi processada por subfaturar importações e sonegar impostos. O auto de infração foi de R$ 236.371.942,45, valor referido do período de 2001 a 2005.

Em março de 2009, os dois empresários foram sentenciados a 94 anos e seis meses de prisão, cada.

Morte de Eliana Tranchesi

Imagem: Época Negócios

Neste mesmo período em que as prisões aconteceram, Eliana estava passando por um tratamento contra o câncer de pulmão e, por isso, conseguiu um habeas corpus para prisão domiciliar.

Infelizmente, em 2012, a dona da marca morreu, deixando três filhos, Bernardino, Luciana e Marcella Tranchesi, que comandaram juntos a Grife 284, focada no público jovem.

O nome “Grife 284”, escolhido pelos filhos, é uma referência ao primeiro endereço da Daslu, na Rua Domingos Leme, em São Paulo.

Como está a Daslu atualmente?

Época Negócios

Atualmente, a Daslu é comandada por dois investidores, Crezo Suerdieck Dourado e Felício Rosa Valarelli Junior, que compraram 52% das ações. A grife possui uma unidade no Shopping Cidade Jardim e Shopping JK. Além disso, ela também possui um Outlet Premium próprio, em São Paulo.

Então, o que achou de saber um pouquinho mais sobre a história da Daslu? Aliás, aproveite para conferir também: Dermage – Fundação e história da 1° farmácia de manipulação do Brasil.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.