Decote – Origem, como usar e melhores modelos

Cortes atemporais, os decotes estão presentes nas peças femininas há séculos. Descubra que modelo mais combina com você e seu biótipo.

Decote-origem, como usá-los e melhores modelos

Inicialmente, segundo relatos de estudiosos da moda e historiadores, os decotes podem ter surgido como parte das vestimentas dos antigos egípcios, todavia, o uso prático desse formato de roupa data da Grécia Antiga, onde por sua vez, as mulheres os usavam para facilitar a amamentação.

PopSugar

Posteriormente, essa adaptação do vestuário foi ganhando espaço na produção das roupas, principalmente femininas, devido ao toque sensual que os decotes proporcionaram às peças. Porém, eles ganharam as variações que possuem hoje, na época mais regida pela religião e o puritanismo, a Idade Média.

PopSugar

Com tudo, foi a partir desse período que decotes em estilo V, quadrado e arredondado tornaram-se opções frequentes sobretudo nos vestidos das senhoras nobres.

Conhecendo um pouco mais sobre os estilos de decotes

Decote em V

Decotes-origem, como usá-los e melhores modelos
Oi Pati

 A cima de tudo valoriza o colo, o tamanho dos seios e alonga a silhueta, é  utilizado principalmente em vestidos de festa, terninhos e blusas mais sofisticadas.

Decote Arredondado

Unique Alfaiataria

É um dos mais comuns, utilizado principalmente em blusas de malha e T-shirts. Apesar disso, é um estilo que aumenta as proporções do busto, mesmo sendo discreto. Ideal para quem possui seios menores.

Decote Unilateral

Pinterest

Frequentemente conhecido como “um ombro só”, possui foco principal em chamar a atenção para os membros superiores, braços e ombros, dando um toque mais elegante à composição do look. Esse modelo é ideal para mulheres cujo os ombros sejam mais estreitos e para mulheres com braços mais finos, porém, quem decide é você.

Decote Quadrado

Mariana Kallil

Um dos estilos mais atemporais e elegantes, foi sucesso nos anos 50, também conhecido como decote princesa, esse estilo disfarça o busto, oferece maior sustentação e valoriza o colo. Esse estilo vem marcando presença nas peças, principalmente mais formais, ao longo dos anos.

Decote Gola Alta

Claudia

Engana-se quem acha que decote são só aqueles profundos, o modelo gola alta, tanto quanto o anterior, tornou-se  atemporal. Conhecido também como gola rolê, esse modelo valoriza as proporções do tronco, assim como o comprimento do pescoço, em contra partida, ele acaba criando um volume na região do colo, caso essa não seja sua intenção, é bom evitá-lo.  Ainda assim, sem dúvidas o decote gola alta é o mais conservador e ideal para climas frios, além de ser uma ótima pedida em ocasiões mais formais.

Decote Canoa

Decotes-origem, como usá-los e melhores modelos
Pure People

Tal qual o decote em U, esse estilo de corte está em alta nas blusas utilizadas no dia a dia atualmente. O canoa é um dos mais recentes e modernos estilos aplicados nas peças e composições de moda hoje em dia, pois ele evidencia os ombros, com tanto não é muito revelador, equilibra as proporções do corpo e consequentemente contribui na valorização da silhueta. 

Do mesmo modo, ele valoriza o pescoço e é ideal para mulheres que possuem os quadris mais largos.

Decote Coração

Pinterest

A princípio, os decotes coração eram bem comuns nos anos 50, contudo, ainda é utilizado para dar um toque mais romântico às peças. Seus pontos fortes são a valorização dos seios e a sustentação que ele proporciona ao colo. Atualmente esse modelo é muito utilizado em peças como conjuntos, macacões e vestidos.

Decote Frente Única

Decotes-origem, como usá-los e melhores modelos
Pinterest

Juntamente com o decote em V, esse estilo está na lista dos mais ousados e sensuais. Sobretudo devido ao foco na valorização do volume dos seios, o frente única é a marca registrada da mulher femme fatale; mais utilizados em eventos mais elegantes, como bailes e jantares.

Decote Ombro a Ombro

Decotes-origem, como usá-los e melhores modelos
Feira Shop

Também conhecido como modelo “ciganinha” teve seu auge nos anos 70 juntamente ao movimento hippie. Do mesmo modo que os anteriores, esse decote tem como objetivo valorizar os ombros e o colo, equilibra a silhueta e é ideal para as mulheres de quadris mais avantajadas e para aquelas que querem disfarçar mais os braços. Esse modelo é bastante comum em blusas e vestidos, principalmente durante a primavera.

Decote Tomara que Caia

Decotes-origem, como usá-los e melhores modelos
Pure People

Esse modelo de decote chama muita atenção para os ombros e o colo, acentuando o volume dos seios. Além disso, proporciona uma perspectiva de alongamento da silhueta, contudo, oferece baixa sustentação e pode causar alguns acidentes, se não tomado os devidos cuidado. Com tudo, ainda sim, é um dos modelos mais comuns entre as mulheres e irá valorizar muito aquele seu colar favorito, afinal.

Decote Nas Costas

Decotes-origem, como usá-los e melhores modelos
Claudia

Igualmente conhecido como “costas nuas” esse modelo  leva o prêmio de mais elegante. Teve seu auge nos anos 30, principalmente com as estrelas de cinema. De antemão é um dos modelos mais bonito, além disso, harmoniza super bem com qualquer produção e biótipo, dando um toque sensual e simultaneamente discreto.

Agora que você já conhece alguns dos modelos mais famosos de decote, fica mais fácil de escolher um que mais valorize você e seu corpo. Então, lembre-se, não precisa escolher só um não, viu ? Vale a pena investir e experimentar peças novas, quem sabe você não goste do resultado ?!

AHH ! E para combinar com seu decote, que tal um colar ? As correntinhas  são uma das tendências para 2021, vai lá dar uma conferida. Certeza que seu look vai ficar perfeito com esse acessório mara.

Fontes: Blog Sigbol, A Revista da Mulher, Cora Canela e Moda Colmeia.

Imagens: Pop Sugar, Oi Pati, Unique Alfaiataria, Claudia, Pinterest, Feita Shop, Mariana Kalil e Pure People.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.