Desbotamento da cor, como evitar? 6 dicas para fixar a coloração

Separamos algumas dicas valiosas para te ajudar a evitar que aconteça o desbotamento da cor e a oxidação do seu cabelo, confira!

Desbotamento da cor, como evitar? 6 dicas para fixar a coloração

Um dos principais problemas que as mulheres de cabelo tingido enfrentam é o desbotamento da cor e, se você possui alguma coloração nos fios, sabe muito bem do que estamos falando. Apesar de ser um processo normal, alguns fatores podem contribuir para que o seu cabelo desbote mais facilmente, como, por exemplo, a exposição prolongada ao sol.

O processo de desbotamento da cor oxida o cabelo de fora pra dentro, ou seja, o fio perde a pigmentação, ficando com um aspecto alaranjado ou avermelhado. Aliás, vale ressaltar que isso acontece com mais frequência em cabelos ruivos e loiros.

Ademais, confira a seguir algumas dicas simples e valiosas que podem te ajudar a proteger melhor o pigmento das suas madeixas, mantendo o aspecto do cabelo radiante por tempo prolongado e evitando o desbotamento da cor.

Desbotamento da cor: dicas para não oxidar

1. Evite exposições prolongadas ao sol

Desbotamento da cor, como evitar? 6 dicas para fixar a coloração
Dr. Erika Pinho

O sol quando entra em contato com o cabelo tingido, ocasiona o desbotamento mais rápido da cor. Portanto, para evitar que isso aconteça, evite se expor aos raios UV por longos períodos.

Além disso, utilize produtos como o protetor térmico e filtros solares e use acessórios como chapéus e bonés que protegem seus fios.

2. Desbotamento da cor: Utilize produtos adequados

Uma dica valiosa para quem tem cabelo colorido é o uso de cosméticos sem sal e sulfatos, como, por exemplo, o shampoo antirresíduos. Além disso, vale lembrar que existem produtos próprios para cabelos com químicas que possuem na composição filtro uv e ativos antioxidantes.

Por fim, lembre-se sempre de manter uma rotina de hidratação no cabelo. Aliás, confira algumas dicas de como seguir uma rotina de beleza através de um cronograma capilar, clicando aqui.

3. Evite lavar o cabelo na água quente

Desbotamento da cor, como evitar? 6 dicas para fixar a coloração
Vix

A água quente, além de facilitar o desbotamento da cor, pode deixar os fios ressecados e danificar a fibra capilar. Portanto, procure lavar as madeixas na água fria ou morna.

4. Desbotamento da cor: conte com a ajuda de tonalizantes

Beleza feminina

Se perceber que o seu cabelo tem dificuldade de segurar a cor, conte com a ajuda de um tonalizante. Nossa dica é que você procure por um profissional para definir o melhor produto para o seu cabelo.

O tonalizante é capaz de dar brilho e realçar a cor dos seus fios e, o melhor: não danifica suas madeixas.

5. Realize uma decapagem

Quero muito

A decapagem é um processo realizado para quando há o desbotamento da cor sem solução ou quando surge o desejo de mudar a tonalidade dos fios. Ela funciona como uma descoloração total dos fios e só deve ser realizada com a ajuda de um profissional.

6. Evite o contato com o calor

Hairfinder

Enfim, um dos principais motivos para o desbotamento do cabelo é o uso frequente de secadores, chapinhas e babyliss. Aliás, a alta temperatura desses aparelhos fragiliza as cutículas protetoras do fio e danifica a estrutura do cabelo, facilitando assim a perda da coloração.

Portanto, evite ao máximo o uso desses aparelhos. E, caso precise usá-los, o ideal é aplicar antes um protetor térmico nos fios e manter a temperatura do aparelho a 140 ° C.

Dica extra: Após tingir os cabelos, evite lavá-los por pelo menos 3 dias, para que a tintura tenha uma melhor fixação.

Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Hidratação capilar, o que é? Tipos de cabelo, benefícios e como fazer.

Fontes: Vix, Segredos de salão, Salon Line.

Fontes das imagens: Fortíssima, Dr. Erika Pinho, Vix, Beleza feminina, Quero muito, Hairfinder.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.