Desejos na gravidez – Causas, explicação + mito ou verdade?

Durante a gravidez a mulher passa por alterações hormonais que causam mudanças no paladar, provocando os famosos desejos de gravidez.

A gravidez é um dos períodos mais marcantes na vida da mulher. Gerar uma vida é uma experiência que muda não só o corpo, mas a forma como a mulher se vê e se posiciona na sociedade. E é neste momento, principalmente para mães de primeira vez, que surgem inúmeras dúvidas e não é pra menos, já que a gestação vem acompanhada de muitos mitos. E um deles, que certamente já pegou toda grávida, é sobre os desejos na gravidez.

Como a gestação passa por várias transformações e mudanças hormonais, é normal que sentidos, vontades e comportamentos também sejam alterados. Consequentemente, favoreçam o aparecimento dos desejos na gravidez.

Mas o que seriam esses desejos? Basicamente são vontades de consumir qualquer tipo de alimento. Até mesmo àqueles que não eram consumidos antes ou do agrado das gravidinhas.

Há mulheres, por exemplo, que aumentam a ingestão de frutas. Outras sentem mais vontade de comidas salgadas. Há ainda as que preferem misturar alimentos nada convencionais, como doces e salgados.

Vamos juntos desmistificar os desejos na gravidez? Confira!

Desejos na gravidez: mito ou verdade?

Esse é um dos temas mais controversos sobre gravidez. Por existir muitas mulheres que não experimentarem esse sintoma, há quem defenda que os desejos na gravidez não passam de mito, manha ou busca por atenção.

Apesar disso, a verdade é que de acordo com especialistas, os desejos na gravidez são reais SIM (e você duvidando da sua amiga, não é mesmo?) e suas causam podem estar relacionadas com as alterações hormonais e emocionais.

Também pode estar relacionada com alguma deficiência nutricional, principalmente se o desejo vier de algum tipo de comida que a gestante não gostava antes ou algum desejo bem inusitado, como a vontade de comer terra ou cimento.

Desejos na gravidez: têm explicação?
Fonte: Hapvidaplanos

Causas do desejo de grávida

Certamente você conhece alguma grávida que sentiu desejos durante a gestação e eles podem ser os mais inusitados possível, como sorvete com feijão, ketchup com banana, um dos desejos estranhos da primeira gestação da cantora americana Beyoncé. Os desejos são reais, mas existe alguma explicação?

De acordo com alguns especialistas os desejos na gravidez são sinais do próprio corpo, indicando que existe uma carência nutricional. Apesar disso, nem todos os desejos devem ser ligados à uma carência nutricional, isso porque existem outra explicação que leva o efeito de alguns alimentos no corpo durante a gestação.

Como por exemplo, as propriedades desses alimentos quando ingeridos podem ajudar em sintomas desconfortáveis, como é o caso do chocolate que contém metilxantinas, compostos que ajudam a melhorar a fadiga.

 

Desejos na gravidez: têm explicação?
Fonte: Ficar grávida

Por que ocorre essa mudança no paladar?

É muito comum que na gravidez o paladar sofra alterações, afinal, o corpo está passando por várias transformações e é uma explosão de hormônios o tempo todo. Como resultado disso, muitas grávidas se surpreendem com os desejos inusitados, as vontades de comer algo que, sem a gravidez, elas jamais comeriam. Por exemplo, mulheres vegetarianas que durante a gravidez sentem vontade de comer carne. Imagine a surpresa!

As causas para essas mudanças de paladar. Entretanto, não estão completamente comprovadas, já que médicos e especialistas não entram em consenso.  Mas, existem algumas teorias que podem ajudar a entender essas mudanças. Veja só:

Alterações hormonais

O HCG e o progesterona são os hormônios responsáveis por regular as funções da gravidez e com tantas alterações hormonais durante a gestação o humor, sabor, cheiro e até mesmo na preferência de alimentos. podem sofrer mudanças. Como resultado disso, as grávidas podem ter mais apetite e até aumentar a vontade de certos alimentos.

Deficiências nutricionais

Já para outros profissionais, as deficiências nutricionais podem ser as responsáveis pelo desejo por certos alimentos. Dessa forma, quando a grávida sente desejos, pode ser um indicativo de que o corpo precisa de vitaminas ou proteínas.

Contudo, nem todos os desejos devem ser associados a alguma deficiência nutricional. Mas, algumas vontades estão ligadas à saúde da gestante, podendo contribuir para problemas na gestação.

Veja algumas:

  • Desejo por comida salgada: Pode indicar deficiência de magnésio;
  • Desejo por produtos lácteos: Podem estar associados a uma deficiência de cálcio;
  • Desejo por doce: O desejo por doce atinge boa parte das gravidinhas e pode indicar baixa ingestão de calorias. Isso porque os carboidratos, principalmente no começo da gravidez, são digeridos rapidamente pelo organismo e por isso, aumenta a necessidade de ingerir mais calorias.

Mas é importante estar sempre atenta não só com a quantidade de calorias ingeridas, como também com a qualidade do que se está comendo. Doces, por exemplo, são recheados de gorduras e em excesso podem prejudicar a saúde da gestação.

  • Desejo de comer gelo

Alguns estudos apontam que existe uma ligação entre o desejo de comer gelo e a deficiência de minerais, ou seja, o corpo sofre com a falta de minerais e a forma de sinalizar essa deficiência é através desse desejo um pouco inusitado.

  • Desejo por carne vermelha

O aumento da vontade de ingerir carne vermelha pode estar relacionada a deficiência de proteína.

Questões emocionais

As alterações hormonais e as mudanças perceptíveis no corpo, como aumento dos seios, quadris, bumbum e estrias, podem favorecer mudanças de comportamentos, humor e mexer com o emocional da mulher. Afinal, gerar uma vida é uma responsabilidade e junto com a pressão da sociedade, as ansiedades e o medo, esse conjunto de emoções podem causar mudanças no paladar, fazendo com que a gestante queira ingerir mais ou menos um certo tipo de alimento.

Alguns especialistas também defendem que os desejos na gravidez são decorrentes de restrições infantis que estavam no subconsciente da mulher e agora, na gravidez, ficam mais evidentes.

Desejos na gravidez: têm explicação?
DV.IS

Desejo por coisas não comestíveis

Certamente, você já ouviu falar sobre desejos inusitados na gravidez, como a vontade de comer terra, cimento, cinzas e parede. Esses desejos estranhos têm uma explicação médica conhecida como picamálacia.  A picamálacia é uma síndrome que indica uma deficiência nutricional mais grave e geralmente aparece a partir de desejos inusitados e até engraçados, mas que sinalizam problemas sérios.

Como o desejo de comer tijolo que indica falta de ferro, por exemplo. O de comer cinzas ou parede, afinal, pode indicar falta de zinco e cálcio. Por isso, é fundamental que a grávida informe ao médico caso sinta algum desejo estranho. Dessa forma, ele poderá identificar a deficiência e propor o melhor tratamento.

Como identificar a síndrome?

A síndrome é caracterizada pela vontade de comer objetos ou substâncias que não são alimentos, como por exemplo:

  • Tijolo
  • Terra
  • Gelo
  • Tinta
  • Sabonete
  • Cinzas
  • Cola
  • Papel
  • Plástico
  • Palito de fósforo

A vontade de consumir alimentos poucos convencionais, como melancia com margarina, feijão com ketchup, batata crua e ovo cozido, também pode ser um indicativo da síndrome.

É muito importante que a síndrome seja identificada o quanto antes para evitar complicações, afinal, a síndrome indica exatamente que a gestante não está consumindo a quantidade adequada de nutrientes e se não tratado, o bebê pode nascer com complicações, como baixo peso e problemas cognitivos.

Gostou dessa matéria? Então continue aí que temos mais uma pra você: Mitos sobre maternidade – 6 mentiras que contam para mães de 1ª viagem

Fontes: CrescerTuaSaude,TuaSaude2ficargravidameionorte.

Imagens: Cloudninecare, myobgynedv ficargravidahapvidaplanos.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.