Diabetes gestacional – O que é, sintomas, tratamentos e diagnóstico

A diabetes gestacional é um problema enfrentado por muitas grávidas. É comum que ela surja no sexto mês e persista até o final da gravidez.

Em síntese a diabetes gestacional é a alteração de glicemia diagnosticada, pela primeira vez, durante a gravidez. Segundo pesquisas cerca de 7,5% das brasileiras são diagnosticadas com diabetes gestacional.

Sobretudo como o próprio nome já diz este tipo de diabetes só aparece durante a gravidez, portanto tende a desaparecer logo depois da gestação. Contudo ela pode ocorrer quando alguns dos hormônios gerados durante a gravidez interferem na utilização de insulina por parte do corpo.

Por que o diabetes ocorre na gravidez?

Diabetes gestacional- principais sintomas, tratamentos e diagnóstico
Dr. Suzana Vieira

Definitivamente a gestante sofre várias alterações hormonais ao longo dos nove meses de desenvolvimento do feto. Dessa forma o corpo passa a produzir uma maior quantidade de insulina, responsável por transportar a glicose dos alimentos até as células. Isso acontece com intensidade no último trimestre da gravidez, quando a mulher precisa ingerir uma quantidade maior de carboidrato para que a criança se desenvolva bem.

Contudo acontece que outros hormônios liberados pela placenta atrapalham esse processo e obrigam o pâncreas, glândula que produz a insulina, a trabalhar dobrado para manter os níveis da substância em ordem. Por fim muitas vezes, o esforço não é suficiente e sobra açúcar demais na corrente sanguínea

Sintomas

Diabetes gestacional- principais sintomas, tratamentos e diagnóstico
Abreu

Antes de mais nada é preciso dizer que a diabetes gestacional raramente causa sintomas. Dessa forma, é de suma importância fazer exames periódicos durante toda a gravidez, principalmente entre as semanas 24 e 28. É importante fazer esses exames uma vez que o açúcar elevado no sangue pode causar problemas para você e seu bebê.

No entanto em casos específicos algumas mulheres passam pelas seguintes sensações:

  • Aumento da sede;
  • O aumento da micção;
  • O aumento da fome;
  • Visão turva.

10 principais fatores de risco da diabetes gestacional

  1. Gestação em idade mais avançada;
  2. Ganho de peso excessivo na gravidez;
  3. Pressão alta;
  4. Triglicérides alto;
  5. Colesterol alto;
  6. Sobrepeso ou obesidade;
  7. Síndrome dos ovários policísticos;
  8. Histórico familiar de diabetes;
  9. Gravidez de gêmeos;
  10. Diabetes em gestações anteriores.

Como previnir?

Diabetes gestacional- principais sintomas, tratamentos e diagnóstico
Globo

Em síntese como o ganho de peso excessivo é um dos responsáveis pelo distúrbio, adotar uma dieta equilibrada e sobretudo fazer exercício físico são estratégias recomendadas para manter os níveis da glicose sob controle. Isso, aliás, também vale para evitar o diabetes tipo 2.

Como controlar?

Diabetes gestacional- principais sintomas, tratamentos e diagnóstico
O Atlântico

Primeiramente com dietas e diminuição da ingestão de açúcares e gorduras, além de atividade física (quando permitida pelo obstetra). Porém cerca de 20% das mulheres precisam de tratamento com insulina, que não causa nenhum mal ao bebê.

Diagnóstico

Diabetes gestacional- principais sintomas, tratamentos e diagnóstico
Bebê.com

Antes de mais nada que qualquer alteração nos resultados das avaliações acende o sinal de alerta para o diabetes gestacional. Portanto os exames de ultrassom são de suma importância. Em suma sinais como feto maior que o esperado e alteração do volume do líquido amniótico são indicativos de problemas.

Contudo por volta da 24ª semana de gravidez, o médico costuma solicitar o teste oral de tolerância à glicose, também conhecido como curva glicêmica. Nele, a gestante bebe uma solução açucarada e são colhidas amostras de seu sangue a cada hora.

Como tratar a diabetes gestacional?

Diabetes gestacional- principais sintomas, tratamentos e diagnóstico
Saúde ativa

Em primeiro lugar as refeições devem ser fracionadas ao longo do dia e sobretudo as pacientes precisam maneirar na gordura. Sobretudo frutas, verduras, legumes e alimentos integrais devem ser presença constante no cardápio delas. Se não existir contraindicação do obstetra, exercícios físicos moderados são aliados para domar a encrenca.

Além disso podem ser utilizados, com moderação, adoçantes artificiais na substituição dos açúcares da dieta.

Os bebês são afetados?

Diabetes gestacional- principais sintomas, tratamentos e diagnóstico
Revista crescer

Os bebês de mães com diabetes gestacional terão maior disponibilidade de glicose e aumentarão sua produção de insulina a fim de estocar este excesso na forma de energia em suas células.

Gostou da matéria? leia também: Superfetação – O que é, como acontece, riscos e curiosidades

Imagem de destaque: Canção nova

Fontes: Hilab Abril

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.