Dieta da banana: como fazer, vantagens e contraindicações

Se você está precisando eliminar alguns quilos extras a dieta da banana pode ser a solução. Claro que a fruta não vai ser a única coisa

Dieta da banana- Para que serve, cardápio + 8 passos para fazer em casa

Se você está precisando eliminar alguns quilos extras a dieta da banana pode ser a solução. Claro que a fruta não vai ser a única coisa que você vai comer enquanto estiver nesse protocolo, mas a ideia é que seja a única coisa a ser comida no café da manhã.

Não existe ainda nenhuma comprovação científica sobre o emagrecimento na dieta da banana, porém pela sua riqueza em fibras, ela ajuda a controlar a fome. Também contém magnésio e triptofano, um aminoácido que ajuda a regular o humor, o sono, a memória e o apetite.

Mas, afinal, como a dieta da banana funciona? Aqui você vai aprender a usar todo o potencial da banana para manter seu corpo eliminando calorias.

Como é a dieta da banana?

Essa dieta foi criada pela farmacêutica japonesa Sumiko Watanabe para seu marido, Hitoshi Watanabe, e se popularizou rapidamente no Japão e também no mundo. O grande diferencial é que ela proporciona saciedade, o que ajuda na perda de peso.

Consiste em comer apenas bananas no café da manhã. Existem algumas divergências com relação à quantidade, há quem diga que 4, há quem diga que quantas quiser, mas é um pouco difícil exagerar com essa fruta, pois ela sacia rapidamente.

Além disso as frutas precisam ser acompanhadas por água morna ou chá sem açúcar, e nessa parte também há divergências. Algumas pessoas dizem que tem de ser dois copos, outros dizem que só um, entre outras variações que aparentemente vieram com o passar do tempo e as traduções. Nas outras refeições se pode comer quase qualquer coisa, desde que com moderação.

Quando ingeridos juntos, a água e a banana, formam um gel no estômago. Isso é benéfico porque ele demora para ser digerido pelo organismo, proporcionando a sensação de saciedade que já mencionamos.

Consequentemente, quem está na dieta da banana comerá menos nas próximas refeições. Além do mais, é possível seguir a dieta por quanto tempo desejar, já que ela se trata mais de um truque para enganar o estômago do que de um regime em si.

Sugestão de cardápio da dieta da banana

Mais do que uma simples dieta, apesar do nome, é quase como uma reeducação alimentar, pois a saciedade que a banana trará vai te ajudar a comer menos e de forma mais saudável, visto que a frutose (o açúcar das frutas) pode ajudar com aquele desejo por doces.

A seguir vamos apresentar sugestões para um menu de 3 dias da dieta, mas sempre lembrando que para um cardápio que melhor se adapte às suas necessidades é importante procurar um nutricionista.

Dia 1

Café da Manhã:

Entre 1 e 4 bananas de sua preferência;

1 a 2 copos de água em temperatura ambiente ou chá morno sem açúcar.

Almoço:

3 colheres de sopa de arroz integral

2 colheres de sopa de feijão

1 filé de peixe grelhado

1 prato de sobremesa de salada de alface, cenoura e beterraba raladas, temperada com 1 colher de sopa de azeite

Lanche da Tarde:

1 Sanduíche natural de pão com linhaça, queijo branco, peito de peru, alface, tomate e cenoura;

Além disso, 1 copo de suco de limão com adoçante.

Jantar (no máximo 20h):

1 prato (fundo) de creme de ervilha.

Dia 2

Café da manhã:

Entre 1 e 4 bananas de sua preferência;

1 a 2 copos de água em temperatura ambiente ou chá morno sem açucar.

Almoço:

1 prato (sobremesa) de salada de alface americana, escarola e tomate;

Além disso, 2 colheres (sopa) de salada de grãos;

3 colheres (sopa) de couve;

Também 100 g de peito de peru.

Lanche da Tarde:

1 copo de chá a escolher, sem açúcar;

4 unidades de bolacha integral.

Jantar (no máximo 20h):

1 prato de refeição de salada feita com frango desfiado, acelga, tomate, espinafre, vagem cozida, cebola roxa e ervilha, temperada com suco de limão, 1 colher de sopa de azeite e salsa

1 kiwi

Dia 3

Café da Manhã:

Entre 1 e 4 bananas de sua preferência;

1 a 2 copos de água em temperatura ambiente ou chá morno sem açúcar.

Almoço:

3 colher de sopa de quinoa

1 filé de frango grelhado

2 colheres de sopa de salada de grão de bico

4 colheres de sopa de brócolis e couve flor salteados, temperados com 1 colher de sopa de azeite

Lanche da Tarde:

1 xícara de chá a escolher, sem açúcar

2 torradas integrais com 2 colheres de chá de geléia de fruta

Jantar (no máximo 20h):

Sopa de cenoura ou de tomate

Quais são os alimentos que devem ser evitados?

Durante a dieta da banana é ideal evitar qualquer fritura, pão branco, alimentos com muito açúcar como bolos, sorvetes, refrigerantes, pizzas e salgadinhos.

Vantagens da dieta da banana

Devido às fibras presentes na banana o processo de esvaziamento gástrico é desacelerado, trazendo um aumento na sensação de saciedade.

É rica em frutooligossacarídeos ou FOS. Basicamente, trata-se de um probiótico que promove o crescimento de bactérias benéficas no intestino. Por causa disso, ela pode ajudar a reduzir as toxinas intestinais e ainda melhorar na absorção de nutrientes.

Além do mais, essa fruta é fonte de açúcar. Portanto, ingeri-la pela manhã garante energia suficiente para suas atividades físicas e mentais.

Inclusive, ela também é rica em potássio, mineral que exerce importante papel no controle da pressão arterial. Sem contar que é uma fonte de vitamina B6, que pode facilitar a comunicação entre músculos e nervos.

E, por último, a banana possui triptofano. Esse é um importante aminoácido, precursor da serotonina. Por sua vez, esta se trata de um neurotransmissor que ajuda a controlar a depressão, a ansiedade e a insônia.

Cuidados e contraindicações

A priori, essa dieta se baseia nas fibras da banana, que ajudam a saciar o apetite e a melhorar o intestino. Portanto, o ideal é que se evite banana-maçã, especialmente no caso de pessoas com prisão de ventre. A melhor escolha para a dieta, aliás, são as bananas nanica ou prata.

Pessoas diabéticas não devem fazer essa dieta, já que a banana é uma fruta rica em açúcar. Pacientes com problemas renais.

Porque a banana ajuda a emagrecer?

Sendo a banana uma das frutas menos calóricas de todas, com aproximadamente 92 calorias por cada 100gr e tendo riqueza de fibras solúveis, aumenta a saciedade, ajudando o sistema digestivo e diminuindo compulsões alimentares. Também regula o intestino, o que ajuda a diminuir a sensação de inchaço.

Está preparada para começar a dieta da banana?

Leia mais: Aprenda a fazer sorvete Fit de banana com canela

Fontes: Tua saúde, Minha vida, EmagrecimentoDicas de Saúde, Terra, Dicas de Mulher, Rede de Saúde Vitat, Boa Forma

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.