Dormir de cabelo amarrado faz mal? Mito ou verdade?

Segundo especialistas, dormir de cabelo amarrado pode danificar os fios. Confira algumas dicas que vão ajudar nos cuidados antes de dormir.

Cada mulher tem seu ritual próprio de beleza, principalmente antes de ir dormir. No entanto, uma dúvida muito comum é sobre qual a maneira certa de arrumar os cabelos para dormir. Sendo que, algumas gostam de dormir com eles soltos, já outras preferem dormir de cabelo amarrado. Para evitar que embole e amanheça todo bagunçado.

Enfim, alguns dizem que dormir de cabelo amarrado danifica os fios. Todavia, dormir com os cabelos soltos pode ser bastante incômodo. Dessa forma, a solução seria um meio termo. Ou seja, um jeito melhor de manter a saúde dos fios durante a noite. E, sem que atrapalhe seu sono.

Segundo especialistas, amarrar o cabelo muito apertado causa a quebra dos fios. Portanto, o ideal seria dormir com ele solto. Mas, se te incomoda, então, você pode investir em penteados que o cabelo fique frouxo. Por exemplo, rabo de cavalo, tranças ou coques. Que além de serem penteados práticos, não danificam os fios.

Além disso, para manter seus cabelos saudáveis, é muito importante tomar certos cuidados. Pensando nisso, preparamos algumas dicas. Confira.

Dormir de cabelo amarrado danifica os fios?

Dormir de cabelo amarrado: Dicas e cuidados para amarrar sem danificá-lo
Atlas da Saúde

A resposta é sim! Dormir de cabelo amarrado danifica os fios, causando sua quebra. Pois, o atrito entre o elástico de cabelo e o travesseiro deixa os fios fragilizados. Dessa forma, o ideal seria dormir com os cabelos soltos, além de manter um tratamento adequado para evitar nós e ressecamento.

Mas, se você é daquelas que não conseguem dormir com as madeixas soltas. Então, a solução é optar por penteados frouxos, que não apertem os fios. Dessa forma, faça coques folgados, tranças frouxas ou rabo de cavalo. No entanto, evite presilhas ou elásticos, prefira ligas de cetim ou seda. E evite dar muitas voltas para não apertar demais os fios.

Uma dica é usar touca de meia ou cetim, pois, elas deixam os cabelos arrumados sem quebrá-los. Da mesma forma, você pode optar por usar fronhas de cetim. Que além de absorver a oleosidade natural dos fios, evita o frizz e deixa os cabelos alinhados. Principalmente, os fios cacheados.

Dormir de cabelo amarrado: cuidados com os fios

Você até pode dormir de cabelo amarrado, mas, antes você precisa tomar certos cuidados com os fios. Por exemplo:

  • Nunca durma com os cabelos molhados, e nem amarre antes de secar completamente os fios. Pois, quando estão molhados, os fios ficam mais maleáveis. Portanto, podem quebrar mais facilmente. Além disso, fica mais suscetível a proliferação de fungos no couro cabeludo. Dessa forma, podendo causar coceira e caspa.
  • Para cabelos lisos, escove bem os fios para desfazer qualquer nó, evitando que amanheça embolado.
  • Aplique um óleo de tratamento de sua preferência nas pontas do cabelo para deixá-las mais soltas.
Dicas de Mulher

Enfim, seguindo essas dicas, além de evitar quebras, pela manhã seu cabelo estará alinhado, sem frizz e pronto para o dia.

Dormir com cabelo amarrado: Dicas de como amarrar sem danificar

1- Coque solto

Dicas de Mulher

Se você prefere dormir de cabelo amarrado, um coque solto é uma boa opção. Ademais, o penteado básico faz com que os fios fiquem controlados no dia seguinte. Além disso, é muito fácil de fazer.

Primeiro, puxe os fios para baixo, como se fosse fazer um rabo de cavalo. Então, enrole as pontas formando um coque, prenda com algo que não marque os fios. Por exemplo, elástico revestido com tecido ou uma redinha. Agora, para cabelos cacheados, não aperte muito. Pois, pode fazer com que os cachos percam sua definição.

2- Rabo de cavalo baixo

Dormir de cabelo amarrado: Dicas e cuidados para amarrar sem danificá-lo
Dicas de Mulher

Você também pode dormir de cabelo amarrado com um rabo de cavalo cheio de elásticos. Enfim, é bem simples. Primeiro, faça um rabo de cavalo baixo. Em seguida, prenda todo o comprimento do cabelo com elásticos, deixando um espaço de 5 cm entre um e outro.

Faça isso até chegar às pontas do cabelo, não aperte para não deixar os fios marcados. Além disso, use elásticos revestidos com tecido e sem a parte metálica. Ademais, para cabelos crespos, molhe o elástico em algum óleo capilar antes de prendê-lo no cabelo.

3- Coque abacaxi

Minha Tatuagem

O coque abacaxi é um penteado bem prático e ideal para quem gosta de dormir de cabelo amarrado. Dessa forma, faça um rabo de cavalo bem solto no topo da cabeça, deixando as pontas soltas. Dessa forma, apenas a parte esticada do cabelo fica em atrito com o travesseiro. Portanto, uma boa opção para dormir.

Além disso, para cabelos crespos e cacheados, o coque abacaxi ajuda a manter os cachos definidos pela manhã. Além de proporcionar um volume bonito para os fios.

4- Tranças

Dicas de Mulher

Uma trança folgada também é uma boa alternativa para você dormir com o cabelo amarrado. Isso, se você quiser que o cabelo fique com ondas marcadas pela manhã. Portanto, se sua intenção é manter o efeito liso no cabelo, esse penteado não é muito adequado.

Enfim, se você quer cabelos com menos volume no dia seguinte, opte por tranças maiores e mais grossas. Agora, se você quer mais volume, pequenos cachos e um efeito frisado moderno, opte por tranças mais finas.

5- Rolinhos

Dormir de cabelo amarrado: Dicas e cuidados para amarrar sem danificá-lo
Dicas de Mulher

Os rolinhos, ou bantu knots, são ideais para cabelos crespos ou cacheados. Pois, deixam os fios definidos pela manhã. Dessa forma, reparta o cabelo em pequenas mechas. Então, faça pequenos coquinhos rentes ao couro cabeludo e prenda com pequenos elásticos. No outro dia, solte os elásticos, aplique algum finalizador de sua escolha e ajeite os cachos com os dedos.

Dormir de cabelo amarrado: Dicas

Cláudia
  • Para evitar a quebra dos fios, use elásticos de silicone ou de tecido. Além disso, não prenda com muita força, deixe mais frouxo.
  • Se você quer manter o liso da chapinha intacto, sem marcas, use uma touca de cetim. Que além de evitar o frizz, resultado do atrito com o travesseiro, não marca os fios.
  • Portanto, penteie os cabelos, torça levemente com os dedos, leve para o alto da cabeça e coloque a touca. Dessa forma, quando soltar pela manhã, o cabelo estará perfeito e sem marcas.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Penteado rabo de cavalo: ideias e dicas para inovar.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.