Drenagem linfática, para que serve e como é feita? Mitos e verdades

Você conhece os benefícios da drenagem linfática? Entenda melhor sobre como ela funciona e quais são os benefícios que ela pode trazer a saúde.

Entenda como funciona a drenagem linfática e os mitos e verdades sobre a técnica

Com certeza você já ouviu falar sobre drenagem linfática, mas e sobre sistema linfático? Sabe como ele funciona ou só ouviu falar? Calma, nós vamos te explicar tudo sobre ele. O sistema linfático é uma rede de vasos que movem fluidos pelo nosso corpo. Nesse fluido existem substâncias orgânicas e inorgânicas e também toxinas.

A drenagem linfática é uma massagem feita para acelerar a circulação desse fluído. Além de também estimular a retirada do excesso de líquido das células. Quando se realiza a massagem, é como se estimulasse toda a circulação corporal, já que a linfa (o fluido) está presente em todo o corpo.

Como você deve imaginar, a drenagem combate a retenção de líquido, ajuda na melhora da circulação, combate a celulite e também estimula a atividade anti-inflamatória do organismo.

E claro, além de todos esses benefícios, a drenagem, como a maioria das massagens é relaxante. Confira agora alguns mitos e verdades a respeito da técnica.

Mitos e verdades sobre a drenagem linfática

1 – A drenagem ajuda na ação contra a celulite?

Entenda como funciona a drenagem linfática e os mitos e verdades sobre a técnica

Uma das principais razões para a ocorrência de celulites é a retenção de líquidos e como a drenagem trabalham contra isso, é verdade sim! No entanto, é preciso recorrer a drenagem no início do problema.

2 – Drenagem emagrece?

Como dissemos, a drenagem trata da retenção de líquidos e eliminação de toxinas. Pode haver uma redução do inchaço, que era causada por líquidos, mas não a perda de peso. Sendo essa afirmativa um mito!

3 – Quem tem problema venoso não pode fazer?

Entenda como funciona a drenagem linfática e os mitos e verdades sobre a técnica

Verdadeira, está é uma das contraindicações do procedimento.

4 – Ingerir água antes do procedimento melhora os resultados?

Ingerir água ajuda na retenção de líquidos e na eliminação de toxinas e por isso aliar o consumo a drenagem pode melhorar ainda mais os resultados. Então, sim, essa indagação é verdadeira.

5 – Urinar após o procedimento quer dizer que ele deu certo?

Entenda como funciona a drenagem linfática e os mitos e verdades sobre a técnica

Muitas pessoas acreditam que sentir vontade de urinar logo após o procedimento significa que ele deu certo. Caso contrário a massagem não terá sido bem feita, mas isso é mito! A vontade de urinar depende de quanto líquido a pessoa retém e por isso urinar ou não, não está ligado a eficácia do procedimento.

6 – Drenagem deve ser feita com óleo ou creme?

Mito! Não necessariamente a massagem deve ser feita com algum outro produto emoliente, isso depende de cada profissional e o bom resultado não está ligado ao uso ou não de cremes e óleos.

7 – Grávidas não podem fazer drenagem?

Entenda como funciona a drenagem linfática e os mitos e verdades sobre a técnica

Mito! As grávidas tem grandes problemas de retenção de líquidos e a massagem pode ser uma grande aliada na eliminação desse líquido. A massagem é muito recomendada principalmente nos últimos 3 meses de gestação.

8 – Drenagem com aparelho é melhor que a manual?

Isso é mito, acontece que as duas formas garantem bons resultados. Acontece que na massagem manual a profissional consegue identificar melhor os locais aonde há mais edemas e inchaço o que a permite trabalhar com is precisão. Mas isso não a faz mais ou menos eficiente que a massagem com aparelho.

9 – Drenagem melhora a TPM?

Entenda como funciona a drenagem linfática e os mitos e verdades sobre a técnica

Verdade! Como já cansamos de dizer, a drenagem linfática atua contra a retenção de líquidos, o que é um dos principais sintoma da TPM. Além disso é relaxante, o que reduz a ansiedade e o estresse desse período.

10 – Drenagem mal feita causa íngua?

Mito! Na verdade as ínguas surgem devido a problemas inflamatórios ou infecciosos dos gânglios, o que não tem nenhuma ligação a massagem.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como fazer drenagem linfática em casa e se livrar da retenção de líquido.

Fonte: Brasil Escola, O Globo.

Imagens: Espaço Clean, A Mulher, Slim Center, Mary Lindemuth, Flor de Lotus Cosméticos, The One Salon.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.