Para colocar não é tão difícil quanto possa parecer. Primeiramente você irá dobrar a borda do coletor da forma que for introduzi-lo na vagina em direção ao ânus, assim como o absorvente interno. Desse modo, forma-se um vácuo interno que irá ajudar na fixação e vedação do coletor.

1. Como se utiliza o coletor menstrual?

Basicamente existem dois tamanhos de coletor no mercado. Sendo o primeiro indicado para mulheres que já tiveram filhos e o segundo para as que não tiveram um parto. Desse modo, procure na embalagem a especificação que se encaixa no seu caso.

2. Como escolher o tamanho certo? 

Outra dúvida pertinente. Então, para manter a higiene e segurança no uso do coletor, a recomendação é retirar, esvaziar e higienizar a cada 6 a 12 horas. O tempo exato depende da intensidade do fluxo de cada mulher, podendo ser mais ou menos.

3. Tempo para ser esvaziado?

O vazamento pode ser comum em mulheres quem tem o fluxo muito intenso devido a incompatibilidade com o tamanho do coletor. Sendo assim, a recomendação é testar em casa, para evitar esse tipo de ocorrência.

4. Por que o coletor vaza?

Muito simples. Para manter seu coletor menstrual limpo durante o uso, basta lavá-lo com água e sabão neutro. Você pode fazer isso com uma esponjinha na pia ou até no chuveiro, enquanto toma banho. Após o período menstrual, para armazenar para usar no mês seguinte é indicado fervê-lo.

5. Como higienizar?

Poder pode, porém não é indicado, pelo menos a penetração. Isso porque durante a penetração o coletor pode ser empurrado para o fundo da vagina. Além disso, a haste do acessório, pode acabar incomodando o parceiro.

6. Pode ter relação com o coletor?

De modo geral não, pois o coletor menstrual é muito seguro e oferece baixo risco. Aliás, o principal risco é de infecções por falta de higiene. Ou seja, usando da forma correta, higienizando e guardando direitinho, não tem com o que se preocupar.

7. É perigoso usar?

Você pode encontrar coletores menstruais de várias marcas, com valores que variam entre R$ 70,00 e R$ 150,00. Aliás, dependendo do coletor, pode vir um kit com duas unidades. Apesar de parecer um preço considerável, lembre-se que ele vai durar muito tempo.

8. Qual é o preço?