É certo ou errado colocar as mãos de molho antes de fazer as unhas?

Quando você vai fazer as unhas em casa, você coloca as mãos de molho? Será que isso é certo ou errado? Faz mal ou faz bem? Descubra na matéria:

Se você tem o hábito de fazer as unhas com frequência, especialmente em casa, já deve saber que existem muito mais coisas envolvidas na hora de fazer a unha que a simples esmaltação. Uma dessas etapas de antecedem o esmalte está o fato de colocar as mãos de molho para amolecer as cutículas, por exemplo.

Mas, será que essa etapa é mesmo aconselhada? É certo ou errado colocar as mãos de molho antes da retirada da cutícula? Quais são os pontos positivos e negativos desse ato?

O tema pode parecer bobo, mas vem se tornando um assunto polêmico entre os especialistas em manicure e pedicure. Isso porque nem todo mundo concorda que deixar as mãos de molho seja uma atitude higiênica, mesmo com proteção ou esterilização do recipiente.

Conforme especialistas, existe sempre a possibilidade de bactérias e outros micro-organismos, como vírus, fiquem armazenados nesses recipientes (normalmente de plástico) e acabem contaminando as pessoas por meio da retirada da cutícula ou de bifes. Tenso, né?

E não é só isso. Abaixo você vai entender um pouco mais sobre esse dilema e vai descobrir também qual a atitude mais aconselhada na hora de fazer as unhas.

Descubra se é certo ou errado colocar as mãos de molho antes de fazer as unhas:

1. Ajuda a remover cutículas

Apesar da polêmica, é inegável que deixar as mãos de molho por alguns minutos ajuda bastante na retirada da cutícula. Isso porque, com as pontas dos dedos submersas ou dentro das luvas descartáveis, a cutícula absorve água, fica mais visível, mais maleável e se desprende da pele de forma mais simples. De forma geral, esse processo deixa as unhas com aspecto mais limpo e evita também que “bifes” sejam tirados na hora do alicate.

2. Prejudica a durabilidade do esmalte

Apesar de deixar a remoção da cutícula mais fácil, deixar as mãos de molho pode atrapalhar a durabilidade do esmalte, especialmente nas pontinhas dos dedos. Conforme especialistas no assunto, as unhas contam com curvaturas quando estão secas e isso ajuda na fixação do esmalte. Por outro lado, quando se coloca as mãos de molho, as unhas podem perder esse formato natural e demoram um certo tempo para secar e retomar a ondulação original.

3.Substitutos  da água

Como remover a cutícula seca pode comprometer o aspecto final da manicure ou da pedicure, o mais usado hoje em dia são óleos e cremes amolecedores. Conforme especialistas, esse produtos são mais higiênicos e agilizam bastante o processo de fazer as unhas. Esses substitutos da água também hidratam a cutícula.

Interessante, não? De forma geral, o mais indicado, então, seria não deixar as mãos de molho e apelar para os cremes e óleos amolecedores de cutícula. Como a gente acabou de descobrir, eles agilizam a vida, hidratam, são mais higiênicos e, por não umedecer as unhas, ajuda na durabilidade do esmalte.

E, depois dessas dicas, se quiser aprender outros truques para facilitar sua vida, na hora de fazer as unhas em casa, não deixe de conferir também essa outra matéria: Aprenda a pintar as unhas sem borrar o esmalte.

Fonte: Tudo Sobre Make

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.