4 erros que você comete ao usar absorventes externos: dicas e como evitar

Você usou absorventes do jeito errado a vida inteira, sabia? Descubra os erros que você comete todos os meses ao usar absorventes externos e qual a melhor escolha para você.

Se você, que está lendo essa matéria, for uma mulher, com certeza, já usou ou vai usar absorvente alguma vez na vida. O problema é que, mesmo que esse objeto de higiene pessoal feminina faça parte de seu dia-a-dia, você comete muito erros na hora de colocá-lo em uso, especialmente no caso do absorvente externo.

Então, a menos que você só use absorvente interno ou tenha uma dessas calcinhas inovadoras que dispensam a proteção nos tempos de menstruação, você deveria prestar atenção na lista que preparamos. Como você vai ver até mesmo nas coisas mais simples é possível errar.

Um bom exemplo é a escolha do absorvente externo. Sabia que existe um modelo ideal para cada tipo de fluxo menstrual e para cada fase do ciclo? Isso mesmo! Dependendo do seu organismo e do seu ciclo, você tem que usar absorventes externos diferentes.

Alguns tipos de absorventes, aliás, podem fazer a maior bagunça e deixar você extremamente desconfortável. Outros, apesar de confortáveis, podem despertar alergias e irritações e devem ser evitados. Por isso, confira os piores erros que você provavelmente está cometendo ao usar absorventes externos.

O maior dos erros

Primeiramente, se você está se perguntando qual o maior dos erros que as mulheres cometem na hora de usar o absorvente externo, fique sabendo que é referente à troca e higienização. Isso porque se uma rotina de limpeza for seguida, juntamente com a troca frequente do absorvente, a mulher pode ficar exposta a vários tipos de infecções, algumas até fatais.

Tua Saúde

Então, da próxima vez que for usar absorvente externo, tenha em mente que é preciso trocá-lo pelo menos três vezes ao dia. No verão, no entanto, devido ao suor, essa troca precisa ser feita com mais frequência, até para evitar desconfortos. E lembre-se: NUNCA use um só absorvente durante um período prolongado.

Qual absorvente externo evitar?

Outro dos erros que as mulheres costumam cometer é na escolha do absorvente externo. Alguns tipos PRECISAM ser evitados. Veja quais:

1. Alérgenos

Cláudia Abril

A menos que o absorvente tenha a cobertura de celulose, que é um tipo natural de fibra, ele pode causar alergias. No caso dos absorventes cobertos com propiletileno, que é à base de plástico, por exemplo, são ainda piores e devem ser evitados. E se o seu absorvente externo causar algum tipo de irritação ou coceira, abandone a marca imediatamente.

Além disso, em caso de irritação, procure um profissional para tratar o desconforto da melhor maneira.

2. Perfumados

VIX

Apesar de ser o atrativo de algumas marcas, o absorvente externo perfumado deve ser evitado. Ele irrita a flora bacteriana da região íntima da mulher e pode pode causar até corrimentos e inflamações. Isso porque o perfume dos absorventes, como os de qualquer outro produto destinado à região íntima, pode causar um desequilíbrio do pH natural da região íntima.

A recomendação é a higiene dessa região seja feita apenas com água corrente, ou usando um sabonete neutro.

3. Secos

3
Tua Saúde

Outro tipo de absorvente externo que deve evitar são os muito secos, especialmente os que se parecem com plástico. Como já mencionamos, eles podem ser causar alergias, além de irritar peles mais sensíveis. Dessa forma, opte pelos absorventes que constam como “suaves” nas suas embalagens, pois eles certamente irão agredir menos a sua pele íntima.

4. Protetores diários fora do ciclo

Magazine Luiza

Usar protetores diários fora do seu período de menstruação não é correto e pode ser muito prejudicial para sua saúde íntima. Isso porque o algodão dos protetores diários absorve a umidade natural da região íntima, que é super importante para a saúde e bom funcionamento da região.

Além disso, a região é autolimpante e por isso necessita dessa umidade para que as trocas no organismo sejam feitas. Portanto, nada de usar os absorventes quando não estiver menstruada.

Qual a melhor escolha?

Para acertar na escolha do absorvente externo, alguns detalhes podem ajudar. Como você pode conferir, existem diversos modelos mais adequados para certos tipos de fluxos:

1. Ultrafinos

2
Revista SuplementAção

Embora sejam bem fininhos, algumas marca contam com um ótimo poder de absorção e são as melhores escolhas se você for usar roupas apertadas. Eles também são indicados para o final do ciclo, quando o fluxo reduz bastante.

2. Com abas

Mybest

Absorvente externo com abas deixam o movimento da mulher mais confortável, já que oferecem uma proteção extra contra vazamentos. As abas também ajudam o absorvente externo ficar mais fixo à roupa íntima, o que é ótimo para os dias de fluxo mais intenso.

3. Noturno

Mybest

Mesmo durante o dia, os absorventes noturnos são os mais indicados se seu fluxo é muito intenso. Já, na hora de dormir, o formato dos absorventes noturnos oferece uma proteção maior na parte de trás, evitando, portanto, que a menstruação vaze e suje o lençol.

Agora, se você está a fim de experimentar formas mais sustentáveis e igualmente muito higiênicas para usar durante a menstruação, também existem opções de produtos para você.

Sendo assim, já existem calcinhas absorventes, como já mencionamos, e coletores menstruais, que ajudam a reduzir o uso de algodão descartável dos absorventes comuns.

Enfim, falando em menstruação, você também pode se interessar por essas 6 dúvidas sobre o coletor menstrual que toda mulher tem.

Fonte: Bolsa de Mulher

Imagem de destaque: VIX

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.