Esfoliação, o que é? Qual a utilidade, tipos e como fazer

A esfoliação é um método de limpeza profunda da pele que retira as células mortas e dá lugar para a reposição natural das células novas da derme.

Esfoliação - o que é, para o que serve e como fazer

A esfoliação é, basicamente, uma limpeza profunda feita na pele para a remoção das células mortas. Isso ocorre porque essas pequenas partes do corpo são muito afetadas quando há o descontrole da hidratação da derme. Portanto, a morte das células acontece porque se tornam ressecadas, deixando-as presas entre os poros.

Por isso, é que devemos fazer o procedimento, porque os poros estão obstruídos de células já sem vida, tornando inviável a respiração da pele e atrapalhando a produção de oleosidade exata para sua saúde. Com a vida na derme renovada, sua superfície também se renova. Sem contar que a massagem feita durante a esfoliação é bem positiva para estimular a circulação sanguínea.

Antes de habituar-se à técnica, é preciso saber como pode ser feita e qual sua frequência. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a esfoliação é uma metodologia que pode ser feita não só no rosto, mas no corpo inteiro. Basta ler abaixo e ficar linda com uma pele suave e bem hidratada.

O que é a esfoliação?

Esfoliação - o que é, para o que serve e como fazer
Pergunte ao Dermatologista

A princípio, existe um ciclo natural de renovação das células da pele. A cada 30 dias, a derme automaticamente elimina as células mortas e origina novas células para o processo de rejuvenescimento. É ai, então, que entra o ato da esfoliação facial e também corporal.

A esfoliação é a remoção das células mortas da pele, é a liberação dos resíduos dos poros para dar lugar para as novas células. Este procedimento pode ser feito de diversas formas e influencia diretamente no não aparecimento de cravos, espinhas, pelos encravados, na regulação da oleosidade da pele e assim por diante.

Aliás, a oleosidade da pele é o primeiro sinal que temos quando a esfoliação é necessária. Sabe quando lavamos o rosto e, mesmo assim, não sentimos que a pele ficou completamente limpa? É ai que está a peça-chave para você correr e preparar a sua esfoliação, porque sua derme já está saturada de resíduos nos poros. Fique atenta!

Benefícios da esfoliação

Esfoliação - o que é, para o que serve e como fazer
Estética e Cabelo

Não tem jeito, estamos sempre propícios ao efeitos do vento, da poluição da cidade, da baixa ou da alta umidade. Ou, temos o descuidado de passar muitas horas no sol, sem a preocupação com o filtro solar. E, mesmo assim, passando o protetor, a pele – ou seja, o maior órgão do nosso corpo -, sofre com todos os fatores apontados.

É aqui que entram os benefícios da esfoliação. Após sofrer todos esses efeitos negativos, esfoliar é recuperar o aspecto saudável da pele, deixando assim tudo mais equilibrado e a autoestima lá em cima.

Veja quais são os efeitos positivos advindos do hábito:

Regula oleosidade em excesso

Esfoliação - o que é, para o que serve e como fazer
Revide

A oleosidade excessiva é um dos sinais mais gritantes de que suas células estão precisando de espaço para se renovarem. Com os poros dilatados e ocupados de resíduos, as glândulas sabáceas começam a produzir sebo mais que o normal. Isso acarreta em aparecimento de cravos e espinhas.

Com isso, a esfoliação elimina as células mortas, a produção natural de células aumenta, o poros voltam ao normal e a oleosidade da pele, consequentemente, se equilibra. Portanto, este é um ponto super positivos dessa prática.

Prepara para a hidratação

Esfoliação - o que é, para o que serve e como fazer
M de Mulher

Quando a esfoliação é feita, os poros ficam prontos para receber a hidratação. O ato é mais eficaz após o procedimento porque há uma absorção melhor do hidratante, já que os caminhos estão liberados. Sempre que esfoliar, lembre-se, este é o momento exato de se hidratar.

Melhora circulação sanguínea

Esfoliação - o que é, para o que serve e como fazer
Contornaré

Nada melhor do que associar a esfoliação a uma boa massagem. O fato é o procedimento também ajuda a melhorar a circulação, graças aos movimentos feitos na pele com o esfoliante. Portanto, além de desobstruir os poros, faz com que o tráfego sanguíneo melhore.

Isso, inclusive, pode levar o organismo a uma eliminação do excesso de água. Ou seja, promove uma espécie de drenagem linfática.

Manchas e acnes eliminadas

Esfoliação - o que é, para o que serve e como fazer
Kompas.com

É fácil entender o porquê desse benefício da esfoliação. Como já foi dito acima, a eliminação das células mortas dão espaço para as novas células. Com isso, essas marcas de acne e cravos, e as manchas de exposição ao sol, vão embora. Portanto, saiba que esfoliar também ajudará nessa parte que nos deixa tão baixo astral.

Receitas de esfoliação

Esfoliação - o que é, para o que serve e como fazer
Vix

Primeiramente, existem dois tipos de esfoliação, a física e a química. A primeira é feita através de produtos granulosos, que entram em contato com a pele e adentram os poros. A segunda, tem o auxílio de procedimentos químicos, como ácidos e alguns instrumentos específicos de aplicação.

Para você, que deseja fazer sua própria esfoliação em casa, separamos umas receitinhas básicas de esfoliação física de fácil manuseio para que sua pele fique linda e rejuvenescida e hidratada, sem sair do lugar. Veja:

Esfoliação com fubá

Esfoliação - o que é, para o que serve e como fazer
Eu sem fronteiras

Com uma colher de fubá e um pouco de hidrante, ou óleo, você pode fazer uma esfoliação de qualidade por todo o corpo. O fubá é perfeito para isso porque tem a consistência ideal do granulado para alcançar os poros. O método é bastante indicado para aplicação nos cotovelos, joelhos e calcanhares.

Açúcar com óleo de amêndoas

Esfoliação - o que é, para o que serve e como fazer
Um doce dia

Pegue um pouco de açúcar, proporcional ao lugar onde irá passar o esfoliante, e acrescente óleo de amêndoas até umedecer o conteúdo. Depois, aplique na pele fazendo movimentos circulares.

Essa receita é perfeita para fazer em casa, porque os grãos do açúcar adentram melhor os poros. Após o procedimento, hidrate-se!

Pó de café

Esfoliação - o que é, para o que serve e como fazer
Mulher

Esta receita pode ser feita tanto com a pele úmida e o pó de café puro, quanto com o pó de café misturado a um creme hidratante. A dica maior é que você jamais deve fazer a esfoliação com a borra do café, ou seja, com o pó do café já usada. Após passar pela água quente, os grãos podem ser deformados no processo, vindo a arranhar a pele.

Além disso, o procedimento errado pode causar também alterações do pH da pele. Portanto, utilize o pó de café normalmente sem as observações descritas acima.

Como fazer a esfoliação?

Esfoliação - o que é, para o que serve e como fazer
Dep365

Se ainda tem dúvidas de como aplicar, preste bem atenção. Não é difícil, basta aplicar uma das receitas acima sobre a pele e fazer movimentos circulares. A ação vai fazer com que os resíduos sejam retirados e com que a pele profundamente limpa.

Não precisa, contudo, aplicar força no ato. É só passar levemente as mãos, ou as pontas dos dedos.

Outra dica importante é a frequência com que a esfoliação deve ser feita. Normalmente, o passo a passo deve ser feito, no máximo, duas vezes por semana, para que a pele não fique tão exposta.

No entanto, lembre-se que a oleosidade da pele é um protetor natural contra o sol. Retirá-la também é sinônimo de atenção.

Por fim, leia mais sobre pele em Tipos de pele – Quais são, como identificar e cuidados especiais

Fontes: Derma Club, Revista Glamour, Tua Saúde, Mulher, Estética e Cabelo, Pergunte a Dermatologista, Beleza Extraordinária, ecycle

Fontes de imagens: Pergunte ao Dermatologista, Estética e Cabelo, Revide, M de Mulher, Vix, Eu sem fonteiras, Um doce dia, Mulher, Dep365, Vepakum,

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.