Falta de oportunidade para atores com deficiência é pauta de Morcazel

A atriz Joana Morcazel fez questão de comentar sobre a falta de oportunidade para atores com deficiência após seu papel em novela da Globo.

A atriz Joana Morcazel, de 22 anos, relatou recentemente sobre a falta de oportunidade para atores com deficiência na TV. Joana, que ficou conhecida ainda criança por seu papel em ‘Páginas da Vida’, brilhou ao viver Clarinha, em 2006. A novela da Globo, inclusive, terá reprise no canal Viva a partir do dia 22 de novembro.

Em ‘Páginas da Vida’, Clarinha, personagem de Joana Morcazel, viveu rejeitada por sua avó, Marta (Lilia Cabral). Assim, Helena (Regina Duarte) adotou a criança. Apesar de ter feito tremendo sucesso na época, Joana sente que, anos depois, a TV e a classe artística ainda excluem atores que possuem deficiências.

Na história, por exemplo, a personagem Clarinha tinha um irmão, Francisco, interpretado por Gabriel Kaufmann. O ator, diferente de Joana, recebeu convite para vários outros trabalhos na emissora. Além disso, chegou a fazer 7 novelas, bem como séries e filmes. A última aparição de Gabriel na TV foi em ‘Amor de Mãe’, de 2019.

Joana Morcazel fala de falta de oportunidades para atores com deficiência

Falta de oportunidade para atores com deficiência é problema para Joana Morcazel

Recentemente, em entrevista para a AnaMaria Digital, Joana explicou o motivo de não ter voltado às novelas depois de ‘Páginas da Vida’. A novela de Manoel Carlos foi seu único trabalho televisivo em toda a carreira. De acordo com a atriz, “não rolaram mais convites de TV”. Joana cursou o ensino médio e se formou em teatro. De acordo com ela, as oportunidades precisam ser dadas às pessoas com deficiências variadas, e não só Síndrome de Down. “Essa é uma das formas de melhorar o preconceito”, completou ela.

Enquanto criança, Joana era reconhecida nas ruas por seu papel como a menina Clarinha. Contudo, atualmente, trabalha com as redes sociais, e aproveita sua audiência para expor sua opinião sobre vários assuntos. Nesse sentido, há pouco tempo, a atriz criticou Milton Ribeiro, Ministro da Educação, ao falar que alunos com deficiência “atrapalham” outros estudantes. Morcazel rebate: “Por ser uma pessoa conhecida, acho importante falar a minha opinião sobre assuntos de interesse da sociedade”.

A atriz em ‘Páginas da Vida’

A atriz diz ter muitas boas recomendações do tempo que passou gravando a novela de Manoel Carlos. Além disso, atores como Jorge de Sá, Fernanda Vasconcellos, Regina Duarte e Thalita Carauta ainda mantém contato com ela. Um ponto curioso sobre a atuação de Joana é o modo como fazia para gravar as cenas da trama.

De acordo com Joana, passavam boa parte do tempo brincando e conversando, dando boas risadas. Ela ia para as gravações todos os dias no período da tarde. Chegando lá, não havia texto para decorar. “Os atores e atrizes me faziam perguntas relacionadas à novela, para ver como eu respondia. As cenas foram muito fáceis de fazer”.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.