Fim de relacionamento – Principais motivos e como lidar com a situação

O fim do relacionamento é uma barra difícil de super, mas não impossível. Alguns hábitos de amor próprio devem ser mantidos para super este momento de novas oportunidades.

Fim de relacionamento - por que acontece e como lidar com a situação

Se relacionar é preciso e os seres humanos foram feitos para viver em sociedade. Mas, fim de relacionamento é um processo sempre dolorido. A vida está em constante mudança e esses desafios podem sempre nos surpreender quando aparecem. Sobretudo, os términos são os que mais nos põem para baixo e nos fazem questionar muito do que vivemos.

No entanto, quem já passou por esse tipo de experiência sabe que é sempre uma boa oportunidade para o recomeço. Não tem jeito de sair de uma relação sem evoluir e aprender mais sobre si mesmo.

Para isso, é necessário passar por algumas etapas para superar e finalmente seguir em frente. Nunca deixe, acima de tudo, de pedir ajuda se sentir que não consegue superar sozinho, pois não estamos sós. Há uma saída.

Por que o fim sempre acontece?

Fim de relacionamento - por que acontece e como lidar com a situação
Vittude

Relacionamento é parceria, confiança, planejamento e muito diálogo. Agora, se estes pilares estão comprometidos, fiquem atentos, pois pode ser um dos sinais apontando para o fim do relacionamento. Nós sempre esperamos muito quando entramos fundo no namoro, ou no casamento, o que nos proporciona também um grande sentimento de frustração.

A confiança é, portanto, a mais importante na construção de uma relação a dois. Se este laço de respeito entre os dois foi quebrado, se não há mais sossego mental e se as brigas estão aumentando, é um sinal. Não ignore, pois a insistência pode ser um pé para a depressão, para a baixa autoestima e para os sacrifícios pessoais que só atrasam as nossas vidas.

Outro fato que, consequentemente, leva ao fim do relacionamento é a ausência de cumplicidade. A apoio mútuo, o planejamento, aquele simples “o que você acha?”, ou a preocupação carinhosa um com o outro é fundamental para a saúde da convivência. Se esta simples preocupação sadia não está mais sendo parte da rotina, algo anda mal.

Sinais de que o fim do relacionamento chegou

Fim de relacionamento - por que acontece e como lidar com a situação
Bol Notícias

Certamente, são vários os fatores que podem influenciar o fim do relacionamento. O dia a dia se torna pesado, as atitudes entre ambos se tornam mais difíceis, incompreensíveis para um ou outro lado. Mas, a princípio, temos de ter em mente que se relacionar é lidar com pessoas, criações e pensamento diferentes. Os conflitos sempre aparecem com o tempo.

Estamos lidando com seres humanos que se adaptam e se adequam às situações. Um dos motivos do fim do relacionamento é este: a relutância pela mudança. Mudar é sinônimo de empatia, pois sempre temos de pensar em como agir em prol da harmonia da convivência. Mas, todos nós temos uma individualidade e não devemos deixá-la de lado.

Portanto, é o desgaste pelo pedido de mudança e a ausência do respeito às particularidades de cada um que podem acabar tragicamente em um término indesejado. Não há teste melhor do que a convivência. E, se caso não houve compatibilidade e nem possibilidade de reajuste entre os dois, terminar, afinal, pode evitar muitos problemas futuros.

Outros motivos para o fim

Tirando esses probleminhas diários, que podem acabar desgastando a relação, existem outros motivos mais graves. Traições, agressões físicas e verbais, relações tóxicas e abusivas são sinônimos do fim e é uma atitude necessária para a saúde psíquica dos dois lados. Portanto, várias atitudes se revelam com o tempo e são bases para balancear a decisão de permanecer, ou se libertar.

Sinais do fim no sexo

Fim de relacionamento - por que acontece e como lidar com a situação
BBC

O sexo é, acima de tudo, uma manifestação de amor entre o casal. É o momento mais íntimo entre duas pessoas que se amam.

A sexualidade requer muita compreensão, e conhecer mais profundamente os desejos e anseios da pessoa. Contudo, se um dos dois lados começa a não mais se importar com os sentimentos, e com as necessidades da outra pessoa e acaba monopolizando as decisões, é bem difícil sustentar a situação.

A liberdade nas relações, inclusive neste momento, é muito importante para o desenvolvimento pessoal e traz muita felicidade para o casal. Se isso não tem mais sentido no relacionamento, não é muito legal ficar dando murro em ponta de faca. Procure conversar e evitar a evolução para uma relação tóxica

Ausência de cumplicidade

Fim de relacionamento - por que acontece e como lidar com a situação
Blog Mara

Mesmo não tendo uma grande bola de cristal que nos mostre o futuro e o que nos espera, é sempre bom planejar. Este hábito é saudável numa relação, seja para um futuro próximo, ou em longo prazo. É um sinal importante gritando “eu me importo, quero estar com você”. Se os planos passam a não ser os mesmo entre os dois, há divergências na relação que podem, enfim, acabar com os sentimentos.

É possível conversar e procurar entender o que a pessoa está sentindo, almejando para a própria vida. Se for possível se adaptar aos planos da pessoa e encontrar um equilíbrio, tudo bem. Mas, se não tiver espaço para você no futuro do parceiro, o melhor mesmo é se despedir, porque os sentimentos acabam ficando confusos e sem perspectiva de continuidade.

Como superar o término de um relacionamento?

Fim de relacionamento - por que acontece e como lidar com a situação
Veja

Se o fim fosse, a princípio, fácil de se superar, não teríamos tanto medo da possibilidade de seu surgimento. Temos uma fase de “luto” pós-relacionamento que precisa ser respeitada, sentida para não virar uma doença psíquica mais grave. Muitas pessoas guardam para si a frustração e evitam conversar, desabafar e superar o término, a ausência do ex-parceiro.

Apesar de complicado, o ideal é procurar, acima de tudo, sair dessa e se abrir para o mundo. Não é o fim do mundo, a vida é muito mais preciosa do que imaginamos. Se um porta se fecha, há sempre uma janela aberta pronta para nos dar uma nova oportunidade. Portanto, para enxergá-la, é preciso tomar alguns cuidados básico consigo mesmo para não se afundar cada vez mais dentro de si.

Sentir é preciso

Fim de relacionamento - por que acontece e como lidar com a situação
Wiki How

O primeiro passo para superar o fim do relacionamento é deixar-se sentir. Evite se julgar, ou alimentar pensamentos que te colocam cada vez mais para baixo. E se precisar chorar, gritar, expressar os seus sentimentos, coloque tudo para fora, sem nenhuma vergonha. Todo mundo passa por esse tipo de sensação e expressá-la é sinônimo de maturidade e de respeito consigo mesmo.

Como resultado, botar as coisas para fora vai ajudar a entender melhor o que se passa no seu interior. Não se engane, pois dar nome aos sentimentos, saber de onde eles vêm, é importante para a superação. Pense, é bem mais fácil andar de luzes acesas do que caminhar na escuridão. É assim que funciona com o nosso interior e ignorar a voz do seu coração é o mesmo que lidar com o desconhecido, gera medo, insegurança e te estagna no tempo.

Procure um tempo consigo mesmo (a)

Fim de relacionamento - por que acontece e como lidar com a situação
Valkirias

Às vezes, o mundo não dá o tempo necessário para as situações serem digeridas por nós. Não subestime os efeitos do fim do relacionamento, porque a vida de uma pessoa pode deixar lacunas e marcas que não notamos. É muito comum optar por fugas, entrar em outro relacionamento, e tentar esquecer de vez o passado. Mas, não é o ideal para superação.

Para isso, separe um tempo consigo mesmo (a), porque é no silêncio que voltamos ao equilíbrio e compreendemos os sentimentos. Autoconhecimento é tudo, se tratando de crescimento e de ir em frente. Observe os seus comportamentos a partir deste momento de reflexão, repense os seu hábitos e não esqueça de se abrir para novas experiências.

Procure ajuda

Fim de relacionamento - por que acontece e como lidar com a situação
Gazeta do Povo

Todo mundo tem um bom amigo a quem recorrer nas horas difíceis. Ouvir outras pessoas pode ser a chave para solução dos seus problemas. Uma palavra de conforto, um abraço, um carinho são sempre bem-vindos pós-relacionamento. O simples fato de buscar ajuda é libertador e, por incrível que pareça, se abrir é a melhor decisão se quiser sair de uma vez da fossa.

Evite as fugas

Fim de relacionamento - por que acontece e como lidar com a situação
Unidas da Fossa

Primeiramente, o maior dos erros após o fim do relacionamento é dar aquela espiadinha nas redes sociais do ex-parceiro. Fazer isso é uma atitude quase que masoquista e totalmente sem fundamento. É aí que mora a falsa esperança e o atraso de vida. Ficamos presos a uma realidade que não existe, pois o mundo virtual é raso e cheio de armadilhas.

Crie o hábito de dar uma enganadinha na mente quando houver o menor sinal de curiosidade. Não alimente um sofrimento que já sabe que vai suprir se mantiver essa escapadinha. Foque no seu bem-estar, consciência não tira férias e quem vai estar contigo a todo momento é você mesma.

Desabafe

Fim de relacionamento - por que acontece e como lidar com a situação
Vittude

A princípio, não é todo mundo que tem a facilidade de se abrir com um amigo. Ou, não é todo mundo que tem a habilidade de acolher e compreender outra pessoa. É por isso que quando notar que está tudo difícil de superar, as portas estão cada vez mais fechadas, e você não consegue encontrar uma saída, busque ajuda profissional.

Uma boa terapia vai te permitir enxergar os fatos, saber o que está acontecem dentro de si e abrir os caminhos. Um olhar profissional é perfeito, pois está de fora da sua realidade, não está conturbado e vai te ajudar a ter uma visão geral e racional do que se passa com os sentimentos. Este processo também pode te fazer ver partes muito bonitas de si mesma e, com certeza, você se surpreenderá do que é capaz.

Repense seus hábitos cotidianos

Fim de relacionamento - por que acontece e como lidar com a situação
Show Metech

Logo que nos relacionamos, nos adaptamos a uma rotina a dois que, no pós-relacionamento, faz muita falta. Portanto, o melhor mesmo é sentar e planejar a sua nova rotina. Abrir novas possibilidades de relação com o mundo vai ajudar a superar a ausência e o fim do relacionamento. Basta observar bem que vai ver as inúmeras possibilidades.

Se estiver com dificuldades, comece pequeno, faça exercícios físicos, pois o hábito de se exercitar libera substâncias muito prazerosas que vão ajudar a pensar melhor. Leia um livro novo, ou vá ao cinema com um amigo. Aproveite para voltar aos estudos, ou correr atrás de um sonho que, durante o relacionamento, você acabou abandonando.

Encerrando o ciclo

Fim de relacionamento - por que acontece e como lidar com a situação
Eu sem fronteiras

Em consequência de todos os hábitos anteriores, você estará fechando um ciclo em sua vida. Isso abrirá novas oportunidades deixando-a pronta para encarar, talvez, uma nova relação. Ou, simplesmente aproveitar o melhor da própria companhia. É importantíssimo fechar os ciclos para viver bem, longe de traumas e vícios que nos prendem.

Por fim, saiba mais sobre atitudes que causam dependência emocional em Dependência emocional – O que é, como identificar e como superar

Fontes: El País, Psicólogos em São Paulo, Catraca Livre, Vittude

Fontes de imagens: Vittude, Bol Notícias, Veja, Wiki How, Valkirias, Gazeta do Povo, Unidas da Fossa, Vittude 2, Show Metech, Eu Sem Fronteiras, BBC, Blog Mara, Fala Universidades

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.