Foliculite na virilha, o que é? Causas, tratamento e prevenção

A foliculite na virilha é uma inflamação da pele, muito semelhante as espinhas e que pode ser bastante incômoda, mas é fácil de tratar.

A foliculite é uma inflamação que atinge os folículos pilosos, que são responsáveis pela formação de pelos e cabelos. Sendo assim, ela pode afetar qualquer parte do corpo, incluindo a virilha, tanto em homens quanto em mulheres. No caso da foliculite na virilha, ela pode ser um pouco mais incômoda devido a região que geralmente fica coberta.

A foliculite na virilha normalmente é caracterizada pelo surgimento de bolinhas vermelhas na pele, acompanhadas de coceira e um certo desconforto, sendo muito parecida com uma espinha mesmo. É um problema considerado comum, mas que pode comprometer a qualidade de vida e o bem estar da pessoa. Isso porque além das lesões, pode ainda desencadear manchas. Mas, felizmente existem formas de cuidar e até prevenir a foliculite na virilha.

Por isso, hoje iremos falar mais sobre a foliculite na virilha, o que causa a inflamação, e as formas de tratar e prevenir.

Foliculite na virilha

Depilação Vênus

Como dito anteriormente, a foliculite pode aparecer em várias regiões do corpo, mas principalmente em áreas pilosas e com muito atrito, como é o caso da virilha. Sendo assim, a foliculite na virilha pode ser bem recorrente dependendo dos hábitos da pessoa. Ela aparece como várias bolinhas na pele, muito semelhantes as espinhas, causando muita coceira, e até mesmo manchas escuras na pele.

A foliculite na virilha pode ser classificada em dois grupos, de acordo com a gravidade da inflamação. Primeiro temos a foliculite superficial, que como o próprio nome já sugere, é uma inflamação na superfície do folículo piloso. É o caso mais leve da inflamação, causando apenas vermelhidão na região, e pequenas erupções com um tipo de pus e coceira moderada.

Tem também a foliculite profunda, que se estende por todo o folículo piloso chegando até a raiz. Nesse caso, a lesão avermelhada tem também um nódulo de pus endurecido, causando além da coceira, dor, queimação e inchaço na região. Além disso, pode desencadear a formação de cicatrizes e manchas escuras na pele.

Causas da foliculite na virilha

VIX

A foliculite é uma inflamação causada pela obstrução dos folículos, dificultando a saída dos pelos. Sendo assim, o quadro inflamatório pode ser causado por vários fatores.

Entre os mais comuns estão o aumento da queratização da pele, que causa a obstrução dos folículos, depilação com lâmina feita de forma incorreta ou cera, o uso de roupas íntimas, calças e shorts muito justos. Tudo isso aliado com o calor e suor acumulados devido ao abafamento das roupas, são fatores que aumentam o risco de ter foliculite na virilha.

Mas, além disso, esse tipo de inflamação nessa região pode ser causada pela bactéria Staphilococcus, comum na pele de seres humanos. Contudo, outras bactérias e vírus também podem influenciar ao desenvolvimento da infecção, bem como fungos que se proliferam em ambientes quentes e úmidos.

Sendo assim, para tratar a foliculite na virilha é preciso tomar certos cuidados e adotar alguns hábitos para evitar o quadro inflamatório.

Tratamento

Tratamentos a Laser

Em todo caso, para obter um diagnóstico correto e o melhor tratamento, o ideal é procurar ajuda de um dermatologistas. Isso porque apesar de um problema simples, alguns casos graves demandam um cuidado especial, principalmente em casos de foliculite profunda.

Mas, de modo geral, o tratamento para foliculite na virilha varia muito, dependendo do tipo e gravidade da inflamação e do paciente. No caso da foliculite superficial, ela pode ser tratada com medidas caseiras, como a aplicação de compressas mornas três vezes ao dia no local. Desse modo é possível aliviar a coceira e diminuir o inchaço. Além é claro de manter a região sempre higienizada, secar corretamente, e evitar o uso de roupas muito apertadas.

Dependendo da necessidade, pode ser prescrito ainda o uso de uma pomada específica para foliculite e outros dermocosméticos, como hidratantes e produtos com ativos despigmentastes  para suavizar as manchas. Nesse caso, o tempo de aplicação dependerá da gravidade da inflamação e do timo de recuperação do paciente. E como as lâminas são um dos principais fatores causadores da foliculite na virilha, o método deve ser substituído, para um menos agressivo.

No entanto, em casos mais graves da inflamação, pode ser necessário o uso de remédios via oral. Desse modo os antibióticos agem sobre a inflamação causada por bactérias, e os anti-inflamatórios funcionam para curar a foliculite causada por fungos. E em último caso, intervenção cirúrgica para drenar o pus, mas apenas quando os abcessos estivem muito inflamados.

Como prevenir a foliculite na virilha

Dra. Daniela Figueiredo

Tanto para tratar quanto para prevenir a foliculite na virilha, o ideal é adotar uma rotina de cuidados específicos e evitar hábitos que possam piorar o quadro inflamatório. Veja a seguir alguns passos para cuidar da pele da virilha e prevenir o aparecimento dessas bolinhas tão incômodas:

  1. Higienização: lave a região usando água morna e sabonete antisséptico, fazendo uma leve massagem no local até fazer espuma e enxague bem.
  2. Esfoliação: faça uma esfoliação no local uma vez por semana para ajudar na renovação da pele e evitar a obstrução dos folículos.
  3. Secagem: essa parte é fundamental para evitar que a região acumule umidade. Portanto, após o banho seque muito bem a região da virilha para prevenir a formação de fungos ou a piora da foliculite.
  4. Hidratação: aplique creme hidratante na região, preferencialmente produtos com ação calmante e que atuam no tratamento de manchas.
  5. Roupas: evite o uso de roupas muito apertadas no dia a dia, aquelas que causam atrito com a pele. Também dê preferência para roupas íntimas de algodão que favorecem a ventilação na área.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Depilação feminina – 14 dias para diminuir a dor durante o procedimento.

Fontes: Insider Derma Club Derma Club

Imagens: VIX Depilação Vênus VIX Dra. Daniela Figueiredo Tratamentos a Laser 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.