Fralda de pano – Vantagens e desvantagens de usar no seu bebê

A fralda de pano parece algo passado e nada funcional, mas pode ser uma opção muito melhor para o seu bebê, o meio ambiente e o seu bolso.

Dependendo da sua idade, quando bebê você provavelmente usou fralda de pano. Até porque, não muito tempo atrás, a fralda de pano era a única opção para vestir o bebê e evitar o vazamento de xixi e cocô. As fraldas descartáveis usadas hoje em dia, só chegaram ao Brasil no final da década de 1980 e desde então são as mais usadas nas crianças.

Contudo, apesar de toda a praticidade, as fraldas descartáveis geram muito lixo e demandam um alto investimento. Levando em consideração que uma criança pode usar fralda até os três anos mais ou menos, até lá serão muitas fraldas usadas e descartadas no meio ambiente.

Então é ai que entra a opção das fraldas de pano. O que até então era uma coisa antiga e nada funcional, devido a necessidade de lavar para usar novamente, voltou com tudo como uma opção mais sustentável e mais confortável ao bebê.

São várias as vantagens de se utilizar a fralda de pano, tanto para o bebê, quanto para o meio ambiente e o bolso. Por isso, hoje iremos conhecer melhor todos os pontos positivos e negativos da fralda de pano.

Fralda de pano

Fraldário

Para muitos usar fralda de pano parece um retrocesso, afinal, com a fralda descartável, por que ficar lavando fraldas pano? Por vários motivos. Mas diferentemente do que muita gente pensa, as fraldas de pano não são mais como antigamente, e hoje surgem em versões modernas e adaptadas a nova realidade, trazendo vários benefícios, principalmente para o bebê.

Ao usar a fralda de pano, a criança não tem contato direto com nenhuma substância absorvente ou sintética, apenas o tecido, o que evita assaduras. Além disso, as novas fraldas de pano veem em várias versões, formatos e estampas que são uma fofura só.

Não há como negar que a chegada das fraldas descartáveis foi uma verdadeira revolução, muito mais prática elas conquistaram o coração das mamães. No entanto, o uso das fraldas de pano tem voltado com tudo.

Estamos falando de vários tipos de fralda de pano, com diversos tecidos e mecanismos que também trazem praticidade ao dia a dia corrido com um bebê. Isso sem contar que são muito mais ecológicas e baratas, se for fazer uma comparação a longo prazo. Muitas mães estão optando por manter os dois tipos de fralda, a de pano para ficar em casa, e a descartável para passeios longos e para a noite.

Vantagens da fralda de pano

Bebês Ecológicos

A fralda descartável pode ainda ser a mais utilizada nos dias de hoje, mas há uma crescente procura pela fralda de pano devido as suas vantagens. Entre as principais podemos citar:

Conforto para o bebê

A primeira e principal vantagem é o bem-estar e conforto do seu bebê, que é muito maior com a fralda de pano. Isso devido a ausência de material plástico, apenas o tecido, que na maioria das vezes é de algodão. Com isso, o bebê tem mais liberdade, é menos propenso a ter alergias e evita assaduras, além de ser uma boa opção no calor, já que a pele tem mais ventilação.

Economia

De forma geral, um bebê utiliza fralda de 2 a três anos  de vida. Isso dá em média 50 fraldas por semana, considerando as trocas a cada 3 horas em bebês e a cada 4 horas em crianças. Em dois anos e meio, isso daria mais de 6.500 fraldas descartáveis. Considerando o preço da fralda descartável isso daria um bom montante ao final desse período.

Já as fraldas de pano, podem ser mais caras para comprar, porém tem a vantagem de ser reutilizável. Assim, você economizaria um bom dinheiro. Além disso, se você considerar os problemas com assaduras, que são bem menores em bebês que utilizam fralda de pano, estaria economizando também em pomadas e remédios para alergia e assaduras. E por serrem bastante resistentes, as fraldas de pano pode durar anos, podendo ser utilizadas até por um segundo filho.

Sustentabilidade

Outro fator determinante na hora de optar pela fralda de pano é a sustentabilidade. Isso porque por mais prática que as fraldas descartáveis sejam, a sua produção utiliza vários recursos não renováveis, como o petróleo e muitos componentes plásticos. Além de celulose que é usada nas partes absorventes. Por isso, é estimado que 1 bilhão de árvores são usadas pela indústria de fraldas no mundo inteiro.

Ou seja, tudo isso para serem utilizadas uma única vez e depois descartadas no lixo, onde permanecerão por anos a fora, poluindo o meio ambiente. Sendo assim, apesar de utilizar água na sua lavagem, as fraldas de pano são uma opção muito mais favorável ao meio ambiente do que as fraldas descartáveis.

Desvantagens da fralda de pano

Grão de Gente

Como nem tudo são flores, apesar de ter vantagens muito boas, as fraldas de pano também tem seu lado negativo.

Lavagem

O que torna a fralda descartável tão prática, é justamente a possibilidade de usar e jogar fora sem muito esforço. No caso das fraldas de pano, essa não é uma opção, já que após o uso elas devem ser lavadas para serem usadas novamente. Então tenha em mente que irá precisar lavar constantemente as fraldas sujas de cocô e xixi do seu bebê, o que nem sempre será viável dependendo do lugar em que esteja.

Vazamento

Essa é desvantagem da fralda de pano, apesar de ser muito boa para o bebê, dependendo do volume de xixi e cocô pode haver um vazamento. O que não é nada agradável. Por isso, muitas mães optam pela fralda de pano apenas para ficar em casa, quando sai por um longo período ou durante a noite, é melhor usar a fralda descartável que tem uma melhor absorção e evita vazamento.

Investimento

De fato, a fralda de pano pode ser muito mais econômica a longo prazo, no entanto, o investimento inicial pode ser um pouco alto dependendo do tipo de fralda que você escolher. Então, considerando que um bebê recém-nascido utiliza pelo menos 10 a 12 fraldas por dia, é necessário ter o dobro disso de fraldas limpas diariamente.

Tipos de fralda de pano

Muda Tudo

Esqueça o modelo tradicional de fralda de pano, hoje em dia existem vários outros formatos tão confortáveis quanto. Tem os modelos com bolso, onde é possível adicionar um absorvente de pano, que também é lavável.

Outro modelo muito usado também é o com capas, que são colocadas acima do absorvente e vem no mesmo formato de uma fralda. Nesse caso, somente a fralda é lavada a cada usada. Além disso, tem o modelo tipo calça enxuta, que tem um forro de plástico interno e serve como capas. No entanto, esse modelo não pode ser lavado na máquina.

Quanto ao ajuste, não tem mais que usar alfinete como antigamente. Hoje as fraldas de pano vem com um próprio ajuste, alguns modelos com elástico outros com botões e que são muito mais simples de colocar.

Já o tecidos, são vários tipos usado nesse tipo de fralda. No entanto, a maioria dos modelos são de algodão e vem com as mais variadas estampas que dá um charme ainda maior ao estilo do bebê. No caso das fraldas noturnas, a maioria é feita de um tecido sintético com toque de flanela chamado soft. Esse por sua vez não absorve completamente a umidade, mas segura o xixi por mais tempo.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também 10 coisas que ninguém te conta sobre a maternidade.

Fontes: Bebês Ecológicos Bebês Ecológicos Fio da Terra Bebês Ecológicos Crescer 

Imagem destacada: Dicas de Mulher

Imagens: Fraldário Bebês Ecológicos Grão de Gente Muda Tudo

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.