Franja bardot ou cortininha: como cortar + inspirações

A franja bardot ou cortininha, como também é chamada foi sensação nos anos 70 e agora está fazendo muito sucesso entre as fashionistas.

Mudar o cabelo é sempre uma boa opção para dar um up no visual e variar um pouco. No entanto, escolher um novo corte de cabelo não é uma tarefa fácil. Afinal essa escolha depende do formato do rosto, tipo de cabelo e o seu estilo, sem contar o medo de não ficar bom. As franjas são uma boa opção para mudar o visual, e apesar de polêmicas no passado, hoje elas estão fazendo a cabeça da mulherada. Um exemplo disso é franja bardot, que foi sucesso na década de 1970.

Também conhecida como franja cortininha ou curtain bangs, a franja bardot se popularizou por ser um dos cortes de cabelos mais icônicos e marca registrada da atriz francesa Brigitte Bardot. Esse tipo de franja foge do padrão milimetricamente cortado certinho, e vem com uma vibe muito mais desconstruída e despojada.

Além disso, os fios mais curtos e soltos emolduram o rosto e dão mais movimento ao cabelo. O diferencial da franja bardot é que ela é muito democrática, ou seja, combina com vários formatos de rostos e tipos de cabelo, além é claro de ser um charme só.

Então se você ficou interessada, vamos conhecer um pouco mais da franja bardot e um tutorial de como fazer o corte em casa.

A franja bardot

Café del Marco

Para quem acha que franja não combina com todo mundo, saiba que existem vários estilos de corte para todos os formatos de rostos e gostos. A franja bardot ou cortininha é uma delas. Essa franja fez muito sucesso nos anos 70, principalmente por ser o corte de cabelo mais usado por Brigitte Bardot.

Se trata de uma franja desfiada em camadas, na qual a parte menor fica concentrada na altura dos olhos. É corte muito versátil, podendo ser usado de várias formas, como por exemplo, de lado ou para trás. Mas o estilo mais usado é a franja divida ao meio, com o intuito de criar uma fenda central.

Ela se destaca também por não ser exatamente certinha e milimétrica. O bom da franja bardot é que quanto mais “bagunçada” melhor, oferecendo um toque moderno, prático e muito charmoso.

E como dito anteriormente, essa franja oferece muitas possibilidades, podendo ser usada em vários formatos de rosto e cabelos. Isso porque ela não é tão curta como uma franja tradicional. Basicamente o corte é dividido ao meio, e vai alongando na lateral, o que oferece uma boa moldura ao rosto, funcionando bem vários vários formatos.

Portanto, é uma boa opção para quem quer começar a usar franja. Além disso, ela tem a vantagem de que se o resultado não lhe agradar, dá para prendê-la na lateral, disfarçando o formato até o cabelo crescer novamente.

Como cortar a franja no estilo bardot

Delas

Esse tipo de corte se tornou uma queridinha das celebridades e it-girls como Dakota Johnson, Camila Cabello, Selena Gomez e Claudia Leitte. A boa notícia é que não é muito difícil fazer em casa. Então, se você já tem o costume de cortar o próprio cabelo, pode fazer a franja bardot seguindo esse passo a passo. Confira:

1 passo

Primeiramente, separa a franja e divida em umas mechas, uma por cima da outra. Em seguida corte a primeira mecha, a de cima, e torça o cabelo cortando na altura da ponta do nariz.

2 passo

Depois, separe a mecha cortada para cima ou para os lados e repita o processo na outra mecha. Nessa segunda mecha o corte deve ficar na altura das maças do rosto.

3 passo

Feito isso, é hora de fazer o acabamento. Nessa etapa você irá cortar novamente a mecha de baixo com a tesoura na vertical.

4 passo

E par finalizar é só desfiar as pontas usando uma lâmina de barbear também na vertical.

Para te ajudar a entender melhor como cortar a franja bardot, selecionamos dois vídeos de tutorial. Confira:

Inspirações de franja bardot

E para terminar, fizemos uma lista de imagens para você se inspirar e adotar um novo visual com a franja bardot.

Franja bardot ou cortininha: como cortar + inspirações   Franja bardot ou cortininha: como cortar + inspirações Franja bardot ou cortininha: como cortar + inspirações Franja bardot ou cortininha: como cortar + inspirações Franja bardot ou cortininha: como cortar + inspirações     Franja bardot ou cortininha: como cortar + inspirações Franja bardot ou cortininha: como cortar + inspirações   Franja bardot ou cortininha: como cortar + inspirações

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Tipos de franja – 7 inspirações para você mudar de visual.

Fontes: Penteadeira Beleza na Web Steal The Look Vix

Imagens: Claudia Café del Marco Delas Pinterst f

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.