14 frutas para emagrecer (de baixa calorias)

Para emagrecer é preciso ter uma dieta equilibrada e rica em alimentos saudáveis. Sendo assim, conheça as frutas que emagrecem.

Todo mundo sabe que para emagrecer não existe uma fórmula mágica. Sendo assim, se o intuito é perder peso e diminuir medidas, a opção mais viável e saudável e unir uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas. Aliás, a alimentação é a maior responsável pela perda de peso. Sendo assim, é preciso incluir na alimentação alimentos de verdade, como legumes, verduras e claro, as frutas que emagrecem.

Todas as frutas são boas e fazem bem para a saúde, isso não é a questão aqui. No entanto, existem frutas que emagrecem, ou seja, que favorecem a perda de peso mais que as outras. Isso se dá devido à quantidade de fibras e baixa quantidade de calorias. Não por acaso que em uma dieta para perda de peso é recomendada o consumo de 2 a 3 frutas diferentes por dia.

Mas afinal, quais são essas frutas que emagrece? É isso que vamos conferir nessa matéria. Vamos lá!

Alimentação com frutas

Quando o assunto é perda de peso, a alimentação é o ponto central. Não adianta fazer exercício físico três horas por dia se não tem uma dieta balanceada e rica em alimentos saudáveis. O primeiro passo é substituir os lanches calóricos, ricos em carboidratos por frutas, especialmente as que emagrecem.

Sendo assim, além de proporcionar ao nosso corpo vitaminas, fibras e minerais, essas frutas ajudam na perda de peso. Isso porque além de terem poucas calorias, essas frutas melhoram o metabolismo, fazendo com que o organismo use as reservas de gordura acumuladas no corpo, consequentemente levando a perda de peso.

De modo geral, as frutas contêm muitas fibras e aumentam a sensação de saciedade, ou seja, faz com que a pessoa não tenha vontade de fazer pequenos lanches calóricos entre as principais refeições. Mas, como dito anteriormente, algumas são mais eficazes do que outras quando o intuito é perder peso.

Frutas que emagrecem

Então, agora sem mais delongas, vamos conhecer as frutas que emagrecem e o que fazem delas tão importantes nesse processo.

1 – Abacate

Essa primeira pode ser uma surpresa para muita gente. Isso porque o abacate é tida como uma fruta muito calórica. E, na verdade é, por exemplo, 100 gramas da fruta contêm 96 calorias. No entanto, isso não significa que ela engorda. No caso do abacate, as calorias são derivadas da sua alta taxa de gorduras mono e poli-insaturas, que são muito benéficas para a saúde, além de ajudar a regular o colesterol.

E mais do que isso, o abacate é rico em fibras que proporcionam uma sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma mesmo. Mas é claro, o consumo da fruta com o intuito de emagrecer deve ser moderado. O recomendado em uma dieta para emagrecer é consumir um quarto da fruta, em média 100 gramas por dia. OSB: sem adição de açúcar ou leite condensado.

2 – Morango

O morango é uma das frutas que emagrecem justamente por ter calorias negativas e ser rica em bioativos graças à sua grande quantidade de vitamina C. Além de folato e compostos fenólicos, esses que proporcionam ação antioxidante e anti-inflamatória, bem como potássio, que ajuda a regular a pressão arterial.

Ademais, o morango é rico em fibras, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e aumenta a sensação de saciedade. Sendo assim, com a diminuição de calorias ingeridas, ajuda a perder peso. A porção recomendada diária é de 1/4 de xícara de morangos frescos.

3 – Maçã

Já a maçã é rica em catequinas e ácido clorogênicos, dois antioxidantes poderosos. Além disso, a fruta contém fibras como quercetina, responsável por ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, bem como melhora a digestão e diminui consideravelmente os níveis colesterol e triglicerídeos.

Sendo assim, além de ajudar no processo de emagrecimento, a maçã previne o risco de doenças cardíacas, câncer e asma. O ideal é consumir uma unidade da fruta por dia. Uma dica é assar a maçã com canela ou cravo, que além de ter poucas calorias pode ser uma ótima opção de sobremesa.

4 – Pera

A pera é outra fruta que ajuda no processo de emagrecimento por ser rica em fibras, essas que são responsáveis por melhorar o trânsito intestinal, além de diminuir a fome. E mais do que isso, a pera também ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue.

Sendo assim, é uma fruta super recomendada para quem está de dieta. Uma dica importante é consumir a fruta cerca de 20 minutos antes das principais refeições, para que assim garanta uma maior sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos no almoço e jantar.

5 – Kiwi

O kiwi por sua vez entra nessa lista por ter um efeito laxativo, além de ser rico em vitamina C e fibras. Desse modo, a fruta ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e o sistema imune, bem como proporciona uma sensação de saciedade. Por fim, por conter clorofila, também é muito recomendada pelo seu efeito detox. A recomendação é de uma unidade média ou 100 gramas da fruta por dia.

6 – Mamão

O mamão é outro queridinho das dietas. Rico em fibras, água, vitamina C e com poucas calorias, o mamão melhora consideravelmente o funcionamento do intestino e ajuda a diminuir a retenção de líquidos. Sendo assim, é ótimo para diminuir a sensação de inchaço.

No caso de quem tem diabetes, a fruta ajuda no controle e também proporciona alivio dos sintomas da gastrite. O ideal é consumir 100 gramas da fruta por dia. Aliás, uma boa opção é consumir o mamão com iogurte natural ou frutas secas.

7 – Limão

O limão é uma das frutas que emagrecem justamente pelo seu efeito diurético, além de ser rico em vitamina C, que é um poderoso antioxidante. Desse modo, contribui para eliminar as toxinas do organismo e até mesmo deixar a pele mais bonita e viçosa. Além disso, a fruta ajuda a diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Uma ótima opção para consumir o limão e aproveitar dos seus benefícios, é ingerir uma xícara de chá da casca do limão todos os dias.

8  – Tangerina

Outra fruta rica em fibras e água, e com baixa quantidade de calorias é a tangerina. E mais do que isso, por ser rica em vitamina C, a tangerina também ajuda na absorção de ferro o intestino, bem como ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Suas fibras em particular, contribuem para melhorar o trânsito intestinal, além de reduzir a absorção de gordura e controlar a glicemia. Portanto, uma fruta com vários benefícios para a saúde, muito além de ajudar no emagrecimento. O ideal é consumir duas unidades da fruta por dia.

9 – Mirtilo

O mirtilo não é uma fruta tão popular por aqui como as demais dessa lista, mas traz diversos benefícios para a saúde, inclusive no processo de emagrecimento. Isso porque além de conter uma baixa quantidade de calorias, essas frutinhas contêm uma grande concentração de fibras, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar e a diminuir o colesterol.

E mais do que isso, o mirtilo também tem ação antioxidante, sendo assim, contribui para reduzir a inflamação do organismo e proteger dos danos causados pelos radicais livres. A porção recomendada para uma dieta de emagrecimento é 3/4 de xícara por dia.

10 – Melão

Já o melão entra nessa lista de frutas que emagrecem graças as suas propriedades diuréticas, que contribuem para reduzir a retenção de líquidos. Além disso, é rico em água, potássio, vitamina C, betacarotenos e fibras, tudo que ajuda no processo de perda de peso.

Para se ter uma ideia, 100 gramas de melão contém 29 calorias e 0,9 gramas de fibras. Portanto, a recomeção é uma xícara de melão em cubos por dia.

11 – Pitaia

Outro exemplo de fruta mais exótica, mas que ajuda no emagrecimento é a pitaia. Uma fruta com baixa quantidade de calorias e rica em antioxidantes, fibra e vitamina C, ela favorece a perda de peso e melhora o funcionamento do sistema imunológico, bem como ajuda no controle de açúcar e diminuição da gordura no fígado. O ideal é consumir uma pitaia média por dia.

12 – Abacaxi

O abacaxi também contém propriedades diuréticas, que ajudam a combater a retenção de líquidos e eliminar as toxinas do organismo. Portanto, é uma fruta que ajuda no emagrecimento, e também por ter poucas calorias. Por exemplo, a cada 100 gramas de abacaxi tem apenas 52 calorias. Outro ponto positivo da fruta é quantidade de fibras, que aumentam a sensação de saciedade.

13 – Banana

Assim como o abacate, a banana também é uma fruta calórica, bem mais que as outras dessa lista. Por exemplo, uma banana média tem aproximadamente 90 calorias, um pouco mais do que várias outras frutas com baixa caloria. No entanto, isso não impede a banana de ajudar a perder peso.

A banana é rica em fibras, o que ajuda a manter a sensação de saciedade por muito mais tempo. E mais do que isso, a banana também é fonte de triptofano, um aminoácido importante na produção dos hormônios de bem-estar, como a serotonina. Sendo assim, ajuda a controlar a vontade de comer por compulsão. Contudo, por ser um pouco mais calórica, o seu consumo deve ser moderado.

14 – Melancia

A melancia é uma fruta que se destaca pela quantidade de água e fibras em sua composição. Aliás, a melancia entra na lista de frutas de “calorias negativas”. Isso porque a quantidade de calorias da fruta é menor do que a quantidade de calorias que o organismo gasta para digeri-lá.

E mais do que isso, a melancia também tem alto poder diurético, o que ajuda no combate à retenção de líquidos, o que contribui consideravelmente com a perda de peso.

Por fim, é importante frisar que apesar dos vários benefícios dessas frutas à saúde, o consumo delas deve ser moderado. Assim como qualquer outro alimento, ainda mais quando o intuito é emagrecer. Além disso, deve-se tomar cuidado com os adicionais, como açúcar, leite condensado e outros que podem tornar as frutas que emagrecem em vilões da dieta.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também: 10 benefícios da amora para sua saúde, da pele e de seus cabelos.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.