Ginástica facial, o que é? Benefícios e movimentos

A ginástica facial deixa a pele do rosto firme e saudável, evitando rugas e linhas de expressão se for feita 1x ao dia. Dê adeus ao botox!

Ginástica facial – benefícios e movimentos para o rosto

Exercitar-se para ter um estilo de vida mais saudável, além de dar uma aparência melhor para o corpo, é algo que todo mundo já fez pelo menos uma vez. Contudo, não existe ginástica apenas para o corpo. Você também pode fazer a ginástica facial para melhorar as linhas de expressão do rosto.

Muitas mulheres ao envelhecer passam a ficar mais preocupadas com o aparecimento de rugas e sinais da idade no rosto e pescoço. Desse modo, diversas coisas no dia a dia podem influenciar a termos isso. Por exemplo, muita exposição ao sol sem filtro solar, poluição, genética e descuido com a pele são fatores sérios que levam à flacidez da pele no geral.

Contudo, não é preciso gastar milhares de reais em procedimentos estéticos caros, como botox, cirurgias plásticas e lasers, em busca de uma harmonização facial rígida. Basicamente, você pode economizar muito e ainda deixar a pele mais saudável e firme ao fazer cerca de 10 minutos de ginástica facial por dia.

Ginástica facial

A ginástica começou a ficar conhecida nos últimos anos, sendo um procedimento que começou a ganhar fama da cidade de Londres, no Reino Unido. Com as famosas aderindo à causa, começou o sucesso. Muitas já disseram que preferem praticar a ginástica facial do quê fazer procedimentos de aplicação de botox novamente.

Por serem muito invasivos, procedimentos como plástica e botox na face podem não apenas deixar a pele firme e no lugar. Basicamente, também pode alterar a aparência e certos ângulos do rosto da pessoa de forma muito explícita.

Benefícios

Fonte: Magazine Luiza

Assim como exercitamos os músculos das outras partes do corno, como pernas, glúteos, braços e abdômen, também é correto e saudável exercitar os músculos do rosto. Assim como o resto do corpo, eles também vão ficando flácidos se não exercitados.

Sendo assim, a ginástica facial atua para deixar no lugar os músculos faciais. Em suma, ao movimentar de forma repetida e por cerca de 10 a 20 minutos, uma vez ao dia, a circulação sanguínea na área do rosto melhora, permitindo a maior oxigenação – o que evita o envelhecimento da pele.

Ainda, ao contrário do que algumas pessoas supõem, essa ginástica não tem o efeito reverso de deixar a pele mais esticada e fazendo com que caia e enrugue mais. Sendo assim, quanto mais você exercita um músculo, mais firme ele fica.

No geral, a ginástica facial não tem contraindicação de idade. Então, qualquer uma pode praticar. Ainda, ela é cada vez mais recomendada por dermatologistas e esteticistas pessoas acima de 30 anos.

Como fazer ginástica facial

"<yoastmark

Agora que você já sabe os benefícios da ginástica facial, vamos aprender a fazê-la. Não se preocupe, não é necessário pagar ninguém para isso. Sabendo os movimentos que se pode praticar em casa, o processo é ótimo inclusive para o bolso.

Antes da ginástica

Antes de tudo, reserve m tempinho de 10 a 20 minutos mais ou menos, para sentar em frente a um espelho e relaxar. No entanto, não é preciso neura com isso, pois se você já souber quais são os movimentos da ginástica facial, pode fazê-la enquanto está presa no trânsito – inclusive é muito relaxante física e mentalmente.

Assim, a seguir é preciso lavar o rosto com sabonete facial ou água micelar para tirar todas as sujeiras e impurezas da pele. Além disso, também lave suas mãos, pois você pode querer dar leves batidinhas na face para relaxar a musculatura antes de começar. Inclusive, a massagem facial, a qual você utiliza as mãos para massagear o rosto também é bem vinda junto com a ginástica.

Movimentos da ginástica facial

Fonte: Ramagã Pró-Estética

Primeiramente, é bom saber que os exercícios da ginástica facial são divididos pelas áreas do rosto também. Você pode começar indo dos olhos para a região do pescoço.

Olhos

Evite os famosos pés de galinha de forma fácil.

  1. Arregale os olhos;
  2. Fique alterando entre apertá-los, fechando-os bem, e abri-los de novo;
  3. Faça isso 5 vezes seguidas.

Bochechas

  1. Contraia os lábios;
  2. Levante as maças do rosto, de modo que vai parecer que você está apertando os olhos, mas não está;
  3. Repita 15 vezes.

Boca

  1. Colocar os lábios para frente;
  2. Contraia-os fazendo um biquinho forçado;
  3. Faça o movimento 15 vezes.

Pescoço

O pescoço também sobre com a pele flácida e as rugas, mas a ginástica facial dá um jeito.

1. Nesse você irá precisar das mãos. Certifique-se de que estejam limpas.
  1. Feche a boca deixando os dentes superiores e inferiores quase se encontrando, sem forçar;
  2. Deixe os lábios bem pouco abertos, quase se encostando;
  3. Coloque a língua no céu da boca;
  4. Por fim, apoie ambas as mãos fechadas em punho na parte de baixo do queixo e, com pouca força, tente abrir a boca. Assim, as mãos vão impedir que os dentes se separem muito e a boca abra mais.
  5. Conte até 30 fazendo esse exercício apenas uma vez.
2. Rosto e pescoço
  1. Sorria bem forte para os lados, de forma que seu pescoço fique forçado com o sorriso;
  2. Coloque a língua no céu da boca, bem atrás, contando até 10;
  3. Volte a língua e o sorriso normalmente contando até 6;
  4. Repita o exercício cinco vezes.

O vídeo abaixo ainda te ensina mais movimentos de ginástica facial para fazer em casa. Confira.

Agora que você já sabe como fazer a ginástica facial, opte por reservar um tempo do seu dia para ela. Assim, antes de dormir e depois do banho são ótimos momentos, pois seu corpo e mente estão mais relaxados. Além disso, lembre-se de manter a pele saudável com filtros solares, hidratantes faciais e bebendo muita água.

Por fim, os resultados da ginástica facial podem ser vistos cerca de uma semana depois de quando se começa o exercício. Em conclusão, algumas mulheres sentem no mesmo dia em que praticam que as bochechas ficam mais firmes e arredondadas e o pescoço mais tonificado. A rotina de beleza vai ficar melhor ainda.

Fontes: Metrópoles, Harper’s Bazar, Terra, Ana Maria Braga

Imagens: Tudo Ela, Soul Brasil MagazineRamagã Pró-EstéticaMagazine Luiza

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.