Como fazer uma consulta online com um ginecologista?

O ginecologista online é uma ótima opção para ter um atendimento remoto e sanar dúvidas sobre a saúde íntima feminina.

Como fazer uma consulta online com um ginecologista?

Sim, é possível e muitas vezes uma ótima opção para sanar dúvidas recorrer a um ginecologista online. De fato, a telemedicina já era uma tendência que vinha crescendo muito. Mas com a pandemia essa modalidade de consulta se fez ainda mais significativa, já que é uma forma de obter um atendimento específico de forma remota. 

Esse tipo de aconselhamento médico online já está disponível em praticamente todas as especialidades. Além da ginecologia que cuida da saúde íntima da mulher, passando pela pediatria até dermatologia e psiquiatria. No caso do ginecologista online, é possível obter teleconsultas, teleorientações e até tele monitoramentos. Aliás, mais da metade dos médicos do Brasil já estão aderindo a modalidade de atendimento remoto.

Sendo assim, é uma forma de ter uma consulta com um especialista sem precisar se deslocar até o local de atendimento, poupando tempo e dinheiro. Contudo, apesar das vantagens e praticidade, o atendimento online não exclui a necessidade de um atendimento presencial quando solicitado. Basicamente você irá tirar dúvidas com o médico, orientações sobre cuidados e solicitar exames.

A seguir, vamos entender melhor como funciona o ginecologista online, o que você precisa saber antes de aderir a modalidade e as perguntas mais comuns de fazer nesse caso.

Consulta online com um ginecologista

A consulta com o ginecologista funciona basicamente como uma consulta de rotina que não inclui exames. Então, basicamente, nessa modalidade a paciente consegue obter um suporte rápido, prático e seguro com um especialista para sanar dúvidas, obter orientações médicas, acompanhar evolução de tratamento e solicitar exames. 

Aliás, tenha em mente que muitas demandas podem ser atendidas nesse tipo de atendimento. É tudo muito prático e flexível, desde a marcação da consulta, que você faz online e a qualquer momento. A consulta em si também tem essa flexibilidade podendo ser no momento que seja mais adequado para você e para o médico, até mesmo em horários fora dos convencionais. 

Como fazer

Hoje em dia existem diversas plataformas online voltadas para oferecer esse tipo de atendimento de forma segura e fácil. Então, ao encontrar uma opção de site ou aplicativo que atende ao que você procura, você irá se cadastrar, colocando seus dados e informando a especialidade que deseja consulta e agendar para quando for melhor para você.

No entanto, para fazer uma consulta com ginecologista online é fundamental você ter o aparato para tal. Ou seja, ter os itens básicos como um computador, tablet ou celular e que tenha uma boa conexão com a internet que viabilize uma chamada de vídeo de qualidade para o atendimento. 

Então, antes de fazer a consulta em si, é bom estar preparada, ou seja, saber o que você irá perguntar. Portanto, a dica é organizar todas as suas dúvidas em um papel para facilitar na hora de conversar com o médico.

O ginecologista online consegue suprir todas as necessidades do paciente de forma ainda mais eficiente, no conforto de casa. E essa comodidade inclui o acesso a receitas médicas, prontuários, laudos de exames entre outros documentos necessários. Isso porque hoje em dia é possível usar e-mail e até mensagem para isso.

Contudo, não se preocupe com a validade desses documentos, já que tudo é assegurado por uma assinatura digital, com regularidade atestada por sistemas de proteção de dados.

Aplicativos para consulta online

A seguir, vamos conhecer alguns dos principais e mais populares aplicativos que oferecem o serviço de consulta online, de várias modalidades, incluindo ginecologia.

1. Doutor Hoje

Com o Doutor Hoje é possível marcar consultas online, exames e check-ups na comodidade da sua casa. O aplicativo é muito simples de usar, se cadastrar e marcar o agendamento desejado, com opção para diversas especialidades médicas, inclusive ginecologia e obstetrícia. Dependendo do plano, é possível também obter aconselhamento médico por telefone e até fazer parcelamento do pagamento.

2. Boa Consulta

O Boa Consulta também é uma ótima opção para agendar consultas online. Nesse caso, além de ginecologista é possível agendar também dentistas e outras modalidades médicas facilmente. Além disso, é possível agendar consultas a preços populares. Outra vantagem do aplicativo, é que ele também conta com lembrete de medicamentos para o paciente não esquecer de tomar os remédios no horário certo. 

3. dr. consulta

Já o dr. consulta é basicamente uma rede de centros médicos que oferece a possibilidade de marcar exames e consultas online, incluindo ginecologista especializado em várias áreas. Além disso, o usuário tem acesso a varias informações sobre os médicos, como número do CRM, formação e avaliação de outros pacientes, o que é um ótimo diferencial do serviço.

4. Consulta Já

O Consulta Já é um sistema de clínicas que oferece o atendimento remoto em diversas modalidades, presenciais e online, para várias especialidades médicas. Além disso, é possível acompanhar todo o histórico de consultas e analisar a experiência com cada profissional, tudo de forma otimizada. 

5. Onvita

Por fim, a plataforma Onvita que oferece consultas presenciais e online com médicos de diversas especialidades. Tudo é bem simples e prático, basta escolher o médico de sua preferência, agendar a consulta que é feita por Skype ou WhatsApp e realizar o pagamento por cartão de crédito ou débito.

Sugestões do que perguntar ao ginecologista

Então, agora que você já sabe como funciona a consulta com o ginecologista online, vamos conferir algumas perguntas comuns de se perguntar nesse tipo de consulta. Então já prepara o caderninho:

1. Minha menstruação atrasou, será que estou grávida?

Muitas mulheres se desesperam quando chega o dia e a menstruação não vem. No entanto, é preciso calma, porque o único motivo de atraso da menstruação não é sinal de gravidez. Na verdade, diversos outros fatores podem causar o atraso. O estresse, problemas na tireoide ou problemas hormonais são algumas das razões. Então fique calma e converse com o médico sobre demais alterações no seu corpo.

2. Qual o contraceptivo ideal?

Outra questão muito importante que o ginecologista irá te auxiliar. Até porque, como existem diversas opções no mercado, a escolha do que é melhor para você deve levar em consideração outros fatores que o ginecologista poderá identificar. Como perfil da mulher, perfil do remédio e o contexto. Além de histórico familiar de doenças, desejo de engravidar no futuro, hábitos e até personalidade.

3. Vontade de ir ao banheiro toda hora é um problema?

A chamada bexiga hiperativa afeta cerca de 18,9% das mulheres, mas geralmente passa como algo natural e que não demanda tratamento. O que não é verdade, se você sente a necessidade de ir muitas vezes ao banheiro, inclusive durante a noite, pode ser resultado de uma disfunção e o médico poderá fazer um diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

4. Quando vem a primeira menstruação?

Outra coisa comum de se perguntar em um atendimento como esse, especialmente se você for mãe de uma adolescente entrando na fase da puberdade. A primeira menstruação, também conhecida como menarca, acontece geralmente por volta dos 11 anos de idade. No entanto, ela pode vir antes ou depois, no geral ocorre entre os 10 e os 16 anos, se informe melhor com o ginecologista na consulta online, ele poderá explicar melhor. 

5. Quais os cuidados necessários com a higiene íntima?

Existem alguns cuidados básicos que todas as mulheres devem ter. Como por exemplo, evitar usar roupas apertadas com frequência, elas dificultam a respiração da região, o que pode cooperar para o proliferação de bactérias. Também é importante não utilizar calcinhas de tecido sintético por muito tempo, o tecido ideal para a região é o algodão.

Além disso é preciso estar atento ao uso de roupas intimas molhadas, que não pode ocorrer por um período muito longo e claro, a higienização com sabonete específico.

6. Dor durante a relação sexual é normal?

Se você vem experimento esse tipo de desconforto, não deixe de relatar ao seu médico. Por mais que seja um tópico considerado tabu, não deve ser negligenciado. Até porque a causa por trás desses desconforto só é identificada em uma consulta médica e quando necessário com exames de laboratório. Mas no geral, pode ser causada por alergias a sabontes ou protetores de calcinha e absorventes.

7. O que é o ciclo menstrual e como ele funciona?

O ciclo menstrual é o número de dias entre o período de uma menstruação e outra. A média do ciclo é de 28 dias, mas ele varia de mulher para mulher, podendo ter entre 21 e 35 dias. Mas nem todas mulheres têm o ciclo menstrual igual, então aproveite para tirar demais dúvidas sobre o assunto na consulta.

8. Quando fazer teste de DST?

Esse tipo de exame só é solicitado pelo médico quando há algum sintoma ou indicativo de doença sexualmente transmissível. Contudo segundo o ginecologista Valentino Magno, para o site Veja Saúde, “eles (testes) deveriam fazer parte da rotina nas consultas”.

9. Como anda a tireoide?

Outro ponto importante a ser levantado em uma consulta com um ginecologista, seja ele presencial ou online é sobre a saúde da tireoide. O médico poderá solicitar exames para detectar desequilíbrios na glândula que podem afetar a saúde da mulher e a produção de hormônios.

10. Ressecamento vaginal?

Infelizmente, esse é um problema que afeta ou irá afetar todas as mulheres em algum momento da sua vida. Apesar de ser algo mais comum em mulheres acima dos 50 anos de idade, isso pode ocorrer em vários períodos da vida, principalmente antes da menstruação, depois do parto e durante a menopausa. Na maioria dos casos, a solução é recorrer a hidratação na vagina, com cremes ou através de reposição hormonal indicada pelo médico quando não tem contraindicações.

11. Quando é o período o fértil?

O período fértil é o momento em que a mulher está mais fértil, é o momento em que as chances de engravidar são maiores. Esse período ocorre por conta da ovulação que acontece entre o 11° e o 17°  dia depois da menstruação.

Enfim, essas são apenas algumas das dúvidas mais frequentes nesse caso. Então, se você quer saber mais sobre alguma das questões que respondemos o ginecologista online pode te ajudar.

LEIA MAIS: 

Quando ir ao ginecologista: 6 sinais que indicam necessidade de consultar

8 coisas que você PRECISA contar ao seu ginecologista

Até que idade a mulher pode engravidar?

Tudo o que você precisa saber sobre gravidez depois dos 40 anos

Como calcular a data provável do parto

Perfume íntimo feminino faz mal?

Fontes: Veja Saúde Kompa Saúde Morch Telemedicina 

Outras postagens

29 comentários em “Como fazer uma consulta online com um ginecologista?

  1. Eu tambem acho que estou com candidiase quando vou manter reação com meu marido sai uma coisa parecida com um leite qualhado e logo o penis dele começa a aparecer umas bolinhas que arde muito oque eu faço Já toméi fluconazol eu e ele mais sempre Volta

  2. eu fiz laquiadura a 12 anos minha menstruacao esta atrasada a oito dias eu posso estar gravida eu ja tenho 4 filhos

Average
5 Based On 27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.