Gravidez de Gêmeos – Como funciona e cuidados especiais necessários

Algumas rotinas durante a gravidez de gêmeos irão requerer mais atenção por parte das mamães, devido ao estado delicado que é esta gestação.

Descobrir uma gravidez é uma grande surpresa, pois a chegada de um bebê traz consigo muitas mudanças. Agora imagina em uma gravidez de gêmeos?

A gestação de duas crianças pode ser mais complexa que uma gravidez normal, ou seja, exige uma força e um maior esforço da nova mamãe.  

A gravidez múltipla, também chamada de gemelar, é bem rara quando acontece naturalmente. Entretanto, o número de casos de gravidez de gêmeos tem crescido nos últimos anos.

O principal motivo desse crescimento? É devido ao maior acesso da população às técnicas de fertilização in vitro e a inseminação artificial, que facilitam a gravidez de gêmeos. 

O que acontece na gravidez de gêmeos?

Dentro do que quesitos médicos, existem dois tipos mais comuns de gravidez de gêmeos: os monozigóticos e os dizigoticos, sendo que a diferença acontece durante a concepção dos embriões.

Gêmeos monozigóticos são frutos da divisão de um único zigoto, nesse caso, eles podem ser conhecidos também como gêmeos idênticos.

Já os gêmeos dizigóticos podem ser resultado da formação de dois zigotos ou a fertilização do mesmo óvulo por dois espermatozoides diferentes. Nesses casos, os irmãos são chamados de gêmeos fraternos.

Gravidez de Gêmeos - Como funciona e cuidados especiais necessários
Mater Prime

Em ambos os casos, a gravidez de gêmeos é considerado algo raro e de risco, e exigem certos cuidados durante gestação e após o nascimento dos bebês.

Cuidados especiais na gravidez gemelar

 Pressão Arterial

Gravidez de Gêmeos - Como funciona e cuidados especiais necessários
Guia do Bebê

Em uma gravidez cuja a gestação é restrita a um único feto, o acompanhamento da pressão arterial já é algo muito recomendado pelos médicos ginecologistas e obstetras, ainda mais se a mãe possui algum tipo de histórico médico com elevação da pressão.

Essa elevação ocorre, em alguns casos, pela adaptação do corpo materno as mudanças físicas e hormonais do processo de gestação, que podem afetar também a frequência cardíaca.

Dito isso, saiba que checar a pressão é ainda mais importante em uma gravidez de gêmeos.

O corpo está se esforçando mais para adaptar-se aos fetos, exigindo ainda mais do coração para manter a gestação e a nutrição dos bebês. Por isso recomenda-se a aferição constantes durante esse período, assim como as visitas regulares ao médico.

Ultrassom

Gravidez de Gêmeos - Como funciona e cuidados especiais necessários
BabyCenter

A realização do pré-natal e o acompanhamento médico é super importante durante todo o período da gestação gemelar, pois nesses casos, há maior propensão de ocorrer a Inserção Anômala da Placenta, que é quando a placenta está localizada mais abaixo do que o considerado comum na cavidade uterina.

Essa posição mais baixa na cavidade, facilita o desenvolvimento de hemorragias e o descolamento, por parte da placenta, da parede do útero.

Para evitar que isso ocorra, é preciso manter um acompanhamento constante junto ao seu médico e seguir as recomendações indicadas, que variam de acordo com cada caso, podendo trata-se de repouso a medicamentos.

Alimentação

Sou Mãe

As consultas com o obstetra, assim como as utrasons, são importantes para o acompanhamento do desenvolvimento fetal. Durante uma gravidez múltipla, é muito comum que os bebês não tenham uma nutrição satisfatória, o que acaba prejudicando no ganho de peso deles.

Assim, o recomendado é que além do médico obstetra, a mamãe faça um acompanhamento também com um nutricionista. Com a alimentação pré estabelecida pelo profissional, a dieta contará com os nutrientes, vitaminas e calorias recomendadas para a manutenção da saúde da gestante e consequentemente do bebês.

Cerca de 70% dos casos de gravidez de gêmeos não concluem as 40 semanas tradicionais de gestação, o que é um número muito alto de nascimentos prematuros. O ganho de peso e a saúde dos pequenos faz toda a diferença na hora de enfrentar uma possível estadia na UTI Neonatal.

O parto

Vix

Criou-se a partir do senso comum a ideia de que grávidas de gêmeos não podem optar por parto normal, porém, isso não é um fato. A escolha por partos estilo cesariana ocorrem dependendo da saúde da mãe e dos bebês, opta-se por esse estilo, na maioria das vezes, com o intuito de minimizar riscos.

Caso a mãe e os bebês estejam saudáveis, com mais de 34 semanas e devidamente posicionados, a chances de ocorrer um parto normal são maiores. Porém quem irá diagnosticar essa possibilidade é a equipe médica e o obstetra responsável.

Em todos os casos, seja gestação única ou gemelar, o parto normal é o mais saudável tanto para mãe, quanto para os pequenos. Isso ocorre porque esse procedimento requer menos artifícios cirúrgicos (anestesia, cortes e suturas) e a recuperação para todos é mais rápida. 

No mas, a gravidez de gêmeos requer um pouco mais de atenção, porém, não é algo a ser temido.  O corpo, assim como em uma gestação única, é capaz de adaptar-se para receber as novas vidas que estão a caminho. Apenas lembre-se de manter a calma, as consultas e os cuidados em dia, e aproveitar esse momento tão único na sua vida.

Gostou dessa matéria sobre gravidez de gêmeos? Então você também vai gostar dessa: https://areademulher.r7.com/maternidade/

Fontes: Secad Artmed,Almanaque dos Pais, Mater Prime e Drauzio.

Imagens: Vix.com, Sou Mãe, BabyCenter, Guia do Bebê, Mater Prime e Bebê.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.