Gravidez química, o que é? Tudo que você precisa saber sobre

A gravidez química é um tipo de gestação que acontece com muita frequência e a maioria das mulheres pode nem saber que já passou por isso.

Se uma mulher está tentando engravidar é normal que com qualquer atraso da menstruação e sintomas ela já se apresse a fazer o teste de gravidez. Em algumas ocasiões esse teste pode vir a ser positivo. Mas, após algumas semanas o resultado dá negativo. O que aconteceu? É bem provável que essa mulher tenha tido uma gravidez química.

A gravidez química consiste quando os níveis do hormônio hCG aumentam na corrente sanguínea da mulher, levando tanto exames de sangue quanto os de farmácias apontarem para uma gravidez. Contudo, algumas poucas semanas depois os níveis desse hormônio voltam ao normal e a mulher menstrua normalmente.

Em suma, o que aconteceu foi que ocorreu a fecundação do óvulo por um espermatozoide. Por isso, o corpo começou a produzir o hormônio da gravidez (hCG).  No entanto, o embrião, por algum motivo, não conseguiu se implantar no útero e a gestação não consegue evoluir.

Sintomas da gravidez química?

Normalmente, a gravidez química não apresenta nenhum sintoma. Ela pode ocasionar ou não o atraso da menstruação. Só é possível saber se a mulher estiver fazendo regularmente testes para saber se está grávida.

Mesmo não apresentando nenhum sintoma é importante que a mulher procure um ginecologista e faça exames para saber se está tudo bem com o seu corpo.

Gravidez química - O que é, por que acontece e o que causa o problema
Fonte: Momtastic

Causas do problema

As causas da gravidez química podem ser várias. Todavia, a causa mais comum são anormalidades cromossômicas que podem dificultar o desenvolvimento do feto. A mulher ter idade acima de 35 anos também pode ser um fator de causa.

No entanto, se o corpo da mulher não produzir os níveis ideais de alguns hormônios como a progesterona esse tipo de gravidez também pode ocorrer. E as mulheres que estão abaixo do peso são as mais propensas a sofrerem algum tipo de aborto.

Outro fator que pode causar a gravidez química são alterações no útero, como por exemplo, miomas ou irregularidades no revestimento do útero. Por isso é tão importante procurar um médico e fazer os exames.

Gravidez química - O que é, por que acontece e o que causa o problema
Fonte: Mundo educação

Existem consequências?

Quando uma mulher está planejando engravidar e isso acontece é normal que ela venha a ficar triste, estressada ou ansiosa. Afinal, foi um sonho não realizado. É importante ela conversar com alguém e até procurar ajuda psíquica, se for o caso.

No mais, a gravidez química não costuma trazer consequências sérias para a saúde da mulher. Ela poderá, inclusive, tentar engravidar logo em seguida se o médico recomendar isso. Esse tipo de gravidez é bem comum e a maioria das mulheres nem sabe que tive.

Mas, se você estiver tentando engravidar, é bacana fazer uma bateria de exames antes para ver se está tudo bem. Assim, você pode evitar riscos para a sua saúde e para a do bebê.

Gravidez química - O que é, por que acontece e o que causa o problema
Fonte: Metrópoles

Se você gostou dessa matérias, talvez se interesse em ler 13 sinais de gravidez estranhos que as pessoas ignoram.

Fonte: TrilhasDeConhecimento Ceferp BabyCenter

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.