Hidratação caseira, o que é? Para o que serve e receitas

A hidratação caseira é uma boa opção para ter cabelos bonitos, sem precisar gastar com salão. O método utiliza vários meios naturais.

Hidratação caseira, o que é? Para o que serve e receitas

Toda mulher está em busca de uma hidratação caseira eficaz, para deixar as madeixas lindas, macias e reluzentes. O dia de princesa – ou dia de beleza, se preferir – é sagrado para estar em dia com a saúde do cabelo. Existem muitas formas de realizar esse banho vitaminado nos fios. Para quem está evitando frequentar o salão, existe uma grande quantidade de opções.

Um dos pontos mais interessantes sobre a hidratação caseira, é que o procedimento costuma ser de baixo custo. Às vezes, o ingrediente secreto está próximo, em lugares inacreditáveis. Portanto, basta um pouco de conhecimento sobre as possibilidades e ousar na hora de hidratar a cabeleira.

Dito isso, segura na minha mão e venha conhecer um pouco mais sobre hidratação caseira!

Hidratação caseira

Hidratação caseira - para o que serve, como fazer
Drogaria Liviero

O método de hidratação caseira é ótimo para trazer o salão para dentro de casa. Misturar uma coisinha aqui, outra acolá, é o segredo para ter cabelos bem cuidados. Normalmente, esse procedimento de hidratação tem como base óleos, plantas, chás ou, até mesmo, aquela frutinha que aparentemente só funciona para comer.

Portanto, do liso ao cacheado, do natural ao quimicamente tratado, seja para qual for o tipo de cabelo existe uma hidratação. Sendo assim, além de barato e super acessível, este método caseiro também é muito usado por mulheres com a vida agitada. Entre trabalho, o cuidado com a casa e com a família, hidratações são muito bem-vindas, pois são soluções rápidas ao alcance das mãos.

Para que servem as hidratações?

Hidratação caseira - para o que serve, como fazer
Dicas de Mulher

Estamos sempre, a todo momento, sob agentes externos como o sol, a poluição, o vento, o frio, isto é, sobre fenômenos naturais. Por consequência, tudo isso causa danos no cabelo e, a partir da hidratação caseira, os fios se mantém recuperados e preparados. Por isso, assim como o restante do nosso corpo, o cabelo também precisa de água, nutrientes, estímulos diários, enfim, necessita de cuidados básicos.

Conforme o tempo vai passando, todos as substâncias acima citadas vão diminuindo e por isso deve-se aproveitar-se das manhas da natureza.

Dessa maneira, existem plantas que não são levadas em consideração, que por sua vez, são poderosíssimas no fortalecimento dos fios capilares. Portanto, uma vez tomado o conhecimento de quais são elas, não há desculpas que justifiquem um cabelo desidratado.

Sobretudo, elementos como babosa, abacate, azeite, vinagre, óleo de coco e maizena estão no topo daqueles utilizados nas hidratações caseiras.

Vamos conhecer algumas formas simples de fazer, e fáceis de achar, para que você mantenha em dia a saúde do seu cabelo. Não se esqueça de sempre variar, de acordo com a necessidade. Outra dica importante, é fazer da hidratação um hábito sagrado, afinal, não existe nada mais satisfatório do que se sentir linda, bem cuidada e revigorada.

Receitas de hidratação caseira

Hidratação caseira - para o que serve, como fazer
All Things Hair

A princípio, se o problema é ressecamento e cabelos quebradiços, existem bombas de hidratação que vão retomar a saúde do seu cabelo, como em um passe de mágica. Dentre as hidratações caseiras mais focadas nessa reconstrução temos, acima de tudo, algumas receitas para aplicar e acompanhar os resultados em casa. Dá uma olhada:

Hidratação com babosa

Hidratação caseira - para o que serve, como fazer
Green Me

A babosa é ótima para fazer hidratação e é facilmente encontrada. Você pode escolher entre comprar a folha por apenas R$1,00, ou comprar o litro do gel já retirado por apenas R$10,00. Não importa qual das duas opções, o importante é que através da hidratação você vai estar aplicando no seu cabelo aminoácidos responsáveis por fortalecer, nutrir e evitar a quedas dos seus fios. Veja só como fazer:

Ingredientes

  • 1 folha de babosa
  • 1 colher de mel
  • 1 colher de máscara de hidratação

Modo de preparo

Não tem segredo! A princípio, o primeiro passo é colocar o gel do interior da babosa em um liquidificador e bater até ficar homogêneo. Feito isso, acrescente a colher de mel e a colher de máscara de hidratação no conteúdo. Bata novamente até virar uma pasta cremosa. Aplique no cabelo já lavado e úmido, aguarde sobretudo 30 minutinhos e enxague.

O mais indicado é que você repita este procedimento umas vez por mês. É simples e muito nutritivo. Preparem-se para fios brilhosos e cheios de vida após o procedimento. Ah! Se ainda quiser arrasar na receita, acrescente um pouquinho de azeite, não é obrigatório, mas vai somar e muito na sua hidratação.

Hidratação com maizena

Hidratação caseira - para o que serve, como fazer
Capila

A receita de hidratação caseira com maizena é a mais usada no universo das cacheadas, mas é indicada para todos os tipos de cabelo. O amido de milho é rico em vitaminas como cálcio, magnésio, potássio, fósforo e zinco. A reposição das fibras dos fios de cabelo são altamente potencializadas com essa receita. Portanto, dê só uma olhada:

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de maizena
  • 1 colher de gelatina incolor
  • 2 colheres de máscara hidratante

Modo de preparo

A primeira coisa a fazer é depositar em uma panela a xícara de água com maizena e mexer até virar um mingau. Após isso reserve e deixa esfriar. Enquanto isso, dissolva a gelatina incolor em um pouquinho de água e coloque duas colheres junto ao conteúdo da panela. Acrescente as duas colheres de hidratante e misture até formar um creme só.

Certifique-se de não estar muito quente a mistura e aplique nos cabelos úmidos e já lavados. Deixe agir por 30 minutos e enxague. Está pronta a sua hidratação caseira. Quanto a frequência, procure repetir o processo no mínimo 1 vez por semana e desfrute dos resultados.

Hidratação com abacate

Hidratação caseira - para o que serve, como fazer
Cabelos de Rainha

Quem diria mulherada! O abacate além de ser nutritivo na alimentação ele também é indicadíssimo para hidratação dos cabelos. Pois bem, o conteúdo dessa fruta é rica em vitaminas A, B, C, zinco e potássio capazes de dar leveza e trazer de volta o brilhos dos fios de cabelo. Por fim, vamos dar uma olhadinha na receita abaixo:

Ingredientes

  • 1/2 abacate
  • 1 colher de mel
  • 1 clara de ovo
  • 1 colher de máscara de hidratação

Modo de preparo

A princípio, retire a massa do abacate da parte escolhida e amasse o conteúdo em um recipiente confortável. Após amassar, coloque a colher de mel juntamente a clara de ovo e o creme de hidratação e misture. Finalmente, quando tudo virar uma pasta bem homogênea, aplique de mexa em mexa no cabelo já lavado apenas com shampoo. Por fim, deixe por 30 minutos.

Durante esse tempo abafe, se possível, os fios com uma touca térmica. Se não, use a boa e velha sacolinha plástica, já produzirá um efeito interessante. Logo depois, enxague e não se preocupe, o cheiro do ovo não vai ficar no cabelo. Repita o procedimento uma vez por semana para manter os cabelos leves, bonitos e hidratados.

Hidratação com óleo de coco

Hidratação caseira - para o que serve, como fazer
Hair Fly

Este ingrediente é muito encontrado nas composições dos produtos cosméticos graças a sua riqueza nutritiva. Mas, saiba que o próprio óleo em seu estado líquido encontrado nos supermercados são perfeitos para hidratação caseira. No entanto, há restrições na rotina de uso para que não danifique o cabelo. Vamos a receita:

Ingredientes

Modo de preparo

Mais simples que a hidratação com coco e óleo de rícino impossível! Primeiramente despeje algumas gotinhas de óleo de rícino e aplica no couro cabeludo. Massageie bem durante a aplicação, afinal, o processo é importante para abrir bem as cutículas do cabelo e receber a hidratação. Posteriormente espalhe por todo o comprimento do cabelo o óleo de coco.

A permanência nos fios indicada é de 2 horas seguidas. Ambos os óleos vão oxigenar o cabelo e estimular a reposição das células novas. Além disso, a circulação melhora com a massagem associada ao óleo de rícino. Contudo, este procedimento deve ser feito no máximo 1 vez por mês. Em virtude da sua capacidade de selar as cutículas do cabelo, pode acontecer uma barragem na entrada de outros tipos de hidratação. Isso não é nada bom para o cabelo.

Portanto, administre bem esse tipo de hidratação, use-a caso haja necessidade extrema de reconstrução. Viu? Tem vários tipos de hidratação caseira para os variados tipos de cabelo. Aproveite por fim as opções e fique pronta para qualquer ocasião.

Por fim, leia mais sobre hidratação em Hidratação, nutrição e reconstrução: de qual seu cabelo precisa?

Fontes: Salonline, Cabelo bom é o meu 1, Cabelo bom é o meu 2, Dicas de Mulher 2, Cabelo bom é o meu 3, Gren Me, Tô de Cacho, Celero Nacional, Dicas de Mulher 2, Tô de Cacho 2.

Fontes das imagens: Drograria Liveiro, Dicas de Mulher, All Things Hair, Green Me, Capila, Cabelos de Rainha, Hair Fly, Pretend.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.