Hidratação com leite de coco – Benefícios e como fazer

Presente na maioria das cozinhas, o leite de coco pode fazer muito mais do que ajudar nas receitas, auxiliando na hidratação do cabelo.

hidratação com leite de coco

Poucas coisas são melhores do que descobrir um ingrediente novo para integrar na sua rotina de beleza que seja benéfico, sustentável, natural e fácil de adquirir. Esse é o caso do leite de coco, que promove uma hidratação valiosa e que não possui mistério algum. Afinal, a hidratação com leite de coco rapidamente se tornou uma das mais populares após descobertos seus benefícios.

Não é difícil encontrar o leite de coco em qualquer lugar, mas existem grandes chances de você tê-lo na cozinha. Posteriormente, fica ainda mais fácil preparar uma receita rápida de hidratante com o auxílio do ingrediente. Sobretudo, para quem faz rotina de tratamento capilar, integrar a hidratação com leite de coco na lista é apenas mais um passo para um cabelo lindo, macio e brilhante.

Mas afinal, quais são os benefícios do leite de coco? Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o ingrediente e 6 receitas fáceis para colocá-lo em prática.

hidratação com leite de coco
Fonte: Madeixa

Benefícios da hidratação com leite de coco

De antemão, o que enche os olhos de qualquer pessoa é a praticidade do ingrediente, além do fato de ser extremamente natural. Mesmo quando apenas disponível em garrafinhas de vidro ou em caixa, sua efetividade permanece a mesma, tornando a experiência ótima em dose dupla: além de salvar o cabelo, o leite de coco ainda proporciona ótimas receitas na cozinha.

Apesar disso, acima de tudo, o leite de coco é rico em gorduras saturadas e uma grande variedade de óleos. Isso promove uma hidratação intensa, deixando os fios ainda mais brilhantes e impedindo o ressecamento. Do mesmo modo, o ingrediente possui ácido láurico em sua composição, o que permite uma limpeza no couro cabeludo sem o perigo de tampar os poros e agredir os fios.

Como usar

Existe uma grande variedade de receitas que possibilitam a hidratação com leite de coco. À primeira vista, é extremamente indicado que se produza o ingrediente, mas a tarefa pode não estar ao alcance de todos. Assim, é possível utilizar o industrializado, que pode ser encontrado em qualquer mercado.

Nesse sentido, é preciso quebrar um coco, retirar sua casca e cortá-lo em pedaços pequenos o suficientes para bater no liquidificador. Em seguida, deve se encher o recipiente até que os pedaços fiquem cobertos, batendo a mistura e coando tudo com o auxílio de um pano ou uma peneira. O líquido deve então ser armazenado na geladeira, onde pode durar uma semana. No congelador, porém, a mistura rende por até 3 meses. Por fim, é só adicionar seu novo ingrediente a qualquer uma das receitas abaixo!

1 – Hidratação com glicerina

Fonte: Tua Saúde

A glicerina é extremamente benéfica para o cabelo. Ela é capaz de potencializar sua hidratação, além de controlar o frizz e as pontas duplas. Aliada ao leite de coco, portanto, torna-se um componente essencial para fios mais bonitos. Para as cacheadas, é possível esperar cachos ainda mais definidos e macios.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de glicerina;
  • 200ml de leite de coco;
  • Borrifador.

Modo de preparo

Misture o leite de coco e a glicerina, despejando a mistura no borrifador. Após lavar o cabelo e desembaraçá-lo bem, borrife o conteúdo em todo o seu comprimento, prendendo-o em uma toalha molhada. É preciso deixar a receita agir por 20 minutos. Em seguida, enxague os fios e siga com a rotina de lavagem, aplicando condicionador.

2 – Leite de coco e açúcar cristal

Fonte: Tudo Ela

Você sabia que o açúcar cristal é um excelente aliado para umidificar as mechas? Como resultado, com essa receita, seu cabelo receberá a maciez que precisa, além de desembaraçá-lo bem.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de leite de coco;
  • 2 colheres (sopa) de qualquer máscara de hidratação, de preferência uma própria para seu tipo de cabelo;
  • 1 colher (sopa) de açúcar cristal.

Modo de preparo

Em um recipiente, misture todos os ingredientes e mantenha em repouso por 10 minutos. Em seguida, aplique a mistura por todas as mechas separadamente, prendendo o cabelo em uma touca. A receita deve agir por 20 minutos e, da mesma forma, ser enxaguada normalmente, seguindo com o condicionador.

3 – Hidratação com leite de coco, óleo de coco e limão

hidratação com leite de coco
Fonte: Quero Viver Bem

Essa receita em específico faz maravilhas para quem deseja fios mais alinhados e muito brilhantes. Porém, por possuir um efeito de aspecto alisador, a mistura é especialmente indicada para aquelas que possuem cabelo liso. Acima de tudo, o limão é um ótimo ingrediente para inserir na rotina capilar, pois reduz a queda e reforça os fios, além de promover uma hidratação segura para o couro cabeludo, impedindo a oleosidade.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de suco do limão;
  • 200ml de leite de coco;
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco derretido. Você pode derretê-lo tanto no micro-ondas por alguns segundos quanto em um banho-maria.

Modo de preparo

Em um recipiente, misture o leite de coco e o óleo de coco previamente derretido. Adicione o suco do limão, misture bem, e em seguida, aplique a receita de cima para baixo, mecha por mecha. Ela deve agir por 40 minutos e ser enxaguada normalmente após.

4 – Leite de coco e cacau

Fonte: Todateen

Aliado ao leite de coco, o cacau é capaz de fazer maravilhas por seu cabelo. Isso se dá pelo fato do ingrediente ser capaz de combater os radicais livres dos fios, que os envelhecem e os tornam mais fracos e quebradiços. Dessa forma, a mistura pode conferir brilho, hidratação e saúde em dobro.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de cacau em pó;
  • 3 colheres (sopa) de leite de coco;
  • 3 colheres (sopa) de qualquer máscara de hidratação normalmente utilizada em sua rotina.

Modo de preparo

O preparo é extremamente simples: após misturar todos os ingredientes, aplique a receita no cabelo previamente limpo e úmido. Em seguida, deixe agir por 30 minutos, enxaguando logo após e seguindo com o condicionador.

5 – Hidratação com amido de milho

hidratação com leite de coco
Fonte: Vix

Do mesmo modo, o amido de milho é excelente para quem deseja limpar o couro cabeludo sem agredi-lo, funcionando como um shampoo seco. Além disso, o leite de coco e sua composição rica em lipídios, quando aliado ao amido, proporciona crescimento mais rápido dos fios, fortalecimento, brilho e maciez.

Ingredientes

  • Meia colher de amido de milho;
  • 1 colher (sopa) de leite de coco;
  • 150ml de água;
  • 2 colheres (sopa) de uma máscara de hidratação de sua preferência.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, em uma panela pequena, dilua o leite de coco na água. Logo depois, adicione o amido de milho e misture até dissolver. A partir disso, a panela deve ir ao fogo baixo, mas não esqueça de parar de mexer, pois a mistura pode empelotar. Ao atingir o ponto de mingau, rapidamente misture o conteúdo com a máscara em outro recipiente, ainda enquanto está quente. Aplique a receita nos cabelos úmidos, mecha por mecha, e prenda-os com uma touca. Por fim, deixe agir de 30 a 40 minutos, enxaguando e aplicando o condicionador.

6 – Abacate e azeite

Fonte: Villalva

A hidratação com leite de coco, abacate e azeite é excelente para quem possui os fios que passaram por algum procedimento químico, como tintura ou descoloração. A receita fornece a hidratação necessária para o cabelo ressecado. Além disso, recupera o brilho e a maciez perdidos.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de leite de coco;
  • 4 colheres (sopa) de abacate maduro e amassado;
  • 2 colheres (sopa) de máscara de hidratação de sua preferência;
  • 1 colher (chá) de azeite de oliva.

Modo de preparo

Em um recipiente, misture todos os ingredientes até obter um creme uniforme. Logo depois, aplique a mistura mecha por mecha, deixando agir por 15 minutos. Por fim, enxague o cabelo, aplique o condicionador e enxague mais uma vez.

Gostou de conhecer mais sobre o leite de coco e seus benefícios para o cabelo? Se sim, confira também Shampoo de Coco – Benefícios do produto para os cabelos

Fontes: Tô de Cacho, Dicas de Mulher, Msn

Imagens: New Old Man, Tudo Ela, Tua Saúde, Todateen, Quero Viver Bem, Vix, Madeixa, Villalva

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.