Hidratação para cabelo oleoso, como fazer? Passo a passo

Confira as melhores dicas de hidratação para cabelo oleoso e a forma correta de lavá-lo e mantenha as madeixas sempre bonitas e saudáveis.

Hidratação para cabelo oleoso - qual a melhor forma de fazer

A oleosidade capilar é um problema muito comum entra as mulheres, o que pode gerar bastante desconforto. Isso porque a produção de óleo em excesso pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo pode deixar o cabelo com um aspecto muito ruim. Poucos dias após a lavagem, o cabelo fica com aparência de sujo, os fios ficam grudentos e o aparecimento de caspas se torna comum. Por isso é importante saber as formas corretas de hidratação para cabelo oleoso.

Isso porque, apesar do excesso de óleo produzido, o cabelo oleoso também pode ficar ressecado e desnutrido assim como qualquer outro. Por isso, é importante conhecer alguns cuidados necessários para manter as madeixas sempre sedosas, brilhantes e saudáveis. A oleosidade produzida pelo couro cabelo funciona como um protetor natural dos fios, mas isso não significa que cabelos oleosos não necessitam de hidratação.

Por isso, lavar os fios da forma correta, usar os produtos indicados e ter uma rotina de hidratação são as melhores formas de cuidar do cabelo oleoso sem aumentar ainda mais essa oleosidade. Sendo assim, reunimos uma série de dicas para você que tem cabelos oleosos saber a melhor maneira de lidar com seu tipo de cabelo.

Lavagem do cabelo oleoso

Hidratação para cabelo oleoso, como fazer? Passo a passo
Fonte: Amanda Gomes Dermatologista

Entender a forma correta de lavar o cabelo oleoso é primeira etapa para lidar com a oleosidade sem deixar que ela se torne um problema. Isso porque, antes do processo de hidratação propriamente dito, a lavagem com os produtos certos e na frequência correta vai influenciar no resultado final da rotina de hidratação. Por isso, conheça a melhor forma de fazer a limpeza dos fios oleosos.

Frequência correta

Quem tem cabelo oleoso acaba assumindo o hábito de lavá-lo excessivamente na tentativa de diminuir essa oleosidade, o que pode ser um erro. Isso porque quanto mais você retirar esse óleo, mais necessidade o organismo vai sentir de produzi-lo, causando o que chamamos de efeito rebote. Ou seja, quanto mais você lavar, mais oleoso ele vai ficar.

Dessa forma, é preciso aprender a frequência ideal para lavar os cabelos. O indicado é alternar os dias da lavagem do cabelo, assim você irá manter os fios e o couro cabeludo limpos sem remover os óleos essenciais para a saúde das madeixas.

Shampoo específico para cabelo oleoso

Hidratação para cabelo oleoso, como fazer? Passo a passo
Fonte: Ciclo Vivo

Existem hoje em dia diversos produtos específicos para cada tipo de cabelo. Dessa forma, busque shampoos e até linhas completas que sejam especializadas no tipo de cabelo oleoso.

Os shampoos esfoliantes são muito indicados para cabelos oleosos, pois age bem na limpeza do couro cabeludo, limpando desde a raiz. Além disso, aposte em shampoos de limpeza profunda, que abrem bem as cutículas dos fios e limpam auxiliando no controle da produção de óleo do couro cabeludo e, por isso, ajuda a diminuir a frequência das lavagens.

Mas além disso, busque condicionadores que sigam essa linha. É comum achar que o cabelo oleoso não precisa tanto de condicionador na hora da lavagem, mas é esse produto que vai fechar as cutículas abertas pelo shampoo e ajudar na proteção dos fios. Então, não se esqueça também de procurar condicionadores específicos para esse tipo de cabelo.

Temperatura da água

AEC Web

Outro fator muito importante na hora de lavar o cabelo oleoso é a temperatura da água. Isso porque quando o cabelo é lavado com a água muito quente, ocorre o ressecamento do couro cabeludo. Dessa forma, nosso organismo entende que deve produzir mais óleo para combater esse ressecamento, assim, o cabelo passa a sofrer com excesso de oleosidade.

Então, para evitar de agravar o problema com a oleosidade, lave o cabelo com água morna ou fria, nunca com água quente.

Como fazer hidratação no cabelo oleoso

Como já falamos, a rotina de hidratação para cabelos oleosos também é muito necessária. É a hidratação que irá repor os nutrientes e vitaminas e fortalecer a fibra dos fios, pois esse cabelo sofre danos cotidianos como qualquer outro. No entanto, é importante saber a maneira correta de realizar a hidratação, por isso, separamos algumas dicas que você precisa conhecer.

Use uma máscara de hidratação específica

Fonte: Salon Line

A melhor forma de começar uma rotina de hidratação, é lavando o cabelo da forma correta, como já ensinamos anteriormente. Para isso, você precisa seguir uma rotina utilizando shamapoo e condicionar específicos para cabelo oleoso. Agora, na parte do tratamento com máscara de hidratação, não é diferente.

O mais indicado é escolher máscaras e ampolas com textura leve. Busque por produtos que tenham na composição ativos purificantes, como essência de alga azul, para evitar pesar os fios.

Aplique apenas no comprimento do cabelo

Depois de escolhida a máscara de hidratação, aplique apenas no comprimento dos cabelos, evitando sempre a raiz para não deixar o couro cabeludo ainda mais oleoso e evitar a formação de caspas. Em seguida, massageie bem por alguns minutos, principalmente as pontas do cabelos, onde a oleosidade não costuma chegar.

Para finalizar, utilize um condicionador para cabelo oleoso para remover a máscara de hidratação e fechar as cutículas dos fios. Não se esqueça de não usar água quente no enxágue, mas água morna ou fria.

Use óleo capilar

Fonte: Naturalmente Bonita

Quem tem o cabelo oleoso evita ao máximo usar óleos capilares com medo de aumentar ainda mais o aspecto oleoso do cabelo. No entanto, esse produto pode ser um grande aliado na proteção diária dos cabelos. Então, deixe o preconceito de lado e busque óleos que não sejam tão pesados e irão ajudar os fios a manter seus nutrientes. Além disso, aplique apenas a quantidade necessárias, sem exageros, da metade do comprimento para baixo.

Repita a cada 15 dias

E para finalizar, saiba que o período recomendado para realizar esse processo de hidratação é a cada duas semanas. Como já dito, os cabelos oleosos já produzem uma grande quantidade de óleo natural que hidrata e protege os fios. Por esse motivo, não é necessário fazer a hidratação com máscara e ampolas mais de duas vezes por mês.

Finalização para cabelo oleoso

Fonte: Claudia

Trouxemos uma dica extra para te ensinar a melhor forma de finalizar as madeixas. O produto mais indicado para finalizar cabelos oleosos é o shampoo seco. Esse produto tem formato de spray e consegue manter o cabelo limpo por mais tempo, pois controla a produção de oleosidade. Por isso, aplique diretamente na raiz e nas regiões onde o cabalo aparenta estar mais oleoso. O produto irá dar um aspecto de limpo e mais volume ao cabelo.

Outra dica é nunca aplicar outros finalizadores na raiz ou próxima a ela, somente no comprimento do cabelo. O mesmo para quem usa secador de cabelo, procure evitar ao máximo o contato do jato de ar quente com o couro cabeludo para que não resseque a raiz e aumente a produção de oleosidade.

Fontes: Cabelo Beleza Extraordinária Derma Club Segredos de Salão

Imagens: O Petróleo Amanda Gomes Dermatologista Me ajude na transição Ciclo Vivo AEC Web Salon Line Naturalmente Bonita Claudia

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.